A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3.4 – Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3.4 – Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2011."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3.4 – Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado

2 O AMBIENTE INTERNO

3 O Ambiente Interno é o nível de ambiente organizacional que está no interior da organização, também chamado de nível do ambiente físico. As decisões e os planejamentos nesses níveis provocam efeitos imediatos na sua vida e na produção de bens e serviços. É analisado sob os seguintes aspectos: 1.Características Organizacionais 2.Aspectos de Marketing 3.Aspectos financeiros 4.Aspectos de Pessoal 5.Aspectos de Produção Aspectos do Ambiente Interno

4 Na análise das Características Organizacionais, os principais enfoques ou questões de análise, são: 1.A empresa delega autoridade de forma apropriada? 2.A estrutura organizacional da organização é apropriada? 3.As tarefas e metas de desempenho estão claramente entendidas pelos colaboradores? Características Organizacionais

5 PONTOS FORTES. 1.Embora de estrutura familiar percebe- se grandes valores como o respeito aos Cargos e funções delegados. 2.Predisposição para reestruturar os cargos e as funções. 3.Grande experiência dos elementos ligados às operações conserva e fortalece a delegação desses setor Exemplo: Características Organizacion ais

6 PONTOS FRACOS. 1.Os cargos são distribuídos em função das experiências de cada sócio e / ou por herança familiar. 2.A estrutura provoca acúmulo de funções em alguns cargos. 3.Não há descrição de cargos nas áreas administrativa e de produção 4. Não há definição clara das tarefas e metas de desempenho. 5.Baixo nível de escolaridade dos dirigentes e resistência para a aprendizagem Exemplo: Características Organizacion ais

7 Na análise sobre os aspectos de marketing os principais enfoques ou questões de análise são: 1. É usada pesquisa de mercado no sentido de obter melhores vantagens? 2.As propagandas são utilizadas de forma eficiente e efetiva? 3.Como é o sistema de distribuição da empresa? Pode melhorar? Aspectos de Marketing

8 PONTOS FORTES 1. Há grandes investimentos em propaganda 2.Pontos de vendas móveis, próprios, e o contato direto com o cliente amplia e facilita a distribuição. 3.Contato direto com o cliente durante o processo de construções fortalece as relações. 4. Preço construções populares abaixo da média do setor 5. Detem...% do mercado de construções populares, e projeta oportunidades de crescimento Exemplo: Aspectos de Marketing

9 PONTOS FRACOS 1. Não há práticas de pesquisas de mercado 2.As propagandas não são feitas por projetos de desempenho, nem são institucionalizadas 3.Preços dos produtos X estão acima da média do setor, com pequena participação nesse mercado. 4.Falta de instrumentos, ações e programas voltados para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) 5.Não tem programa especial de relacionamento, com os organismos e órgãos ligados às atividades. Exemplo: Aspectos de Marketing

10 Na análise sobre os aspectos do pessoal os principais enfoques ou questões de análise são: 1.Os processos de recrutamento e seleção são eficientes e eficazes? Há descrição de cargos? - Podem ser melhorados? 2.Existem programas de treinamentos e capacitação? São adequados? São institucionalizados? 3.Existe sistema de avaliação de desempenho? Ele é justo e preciso? 4.Existem programas especiais de valorização (benefícios, cargos e salários, gestão de carreira, etc)? Aspectos de Pessoal

11 PONTOS FORTES 1.Funções operacionais exigem pouca qualificação, e existe disponibilidade de mão de obra no mercado. 2.Há muita disposição para o treinamento e qualificação nas áreas administrativas e técnicas, e alto comprometimento. 3.A rotatividade do pessoal é baixa, no pessoal ligado às operações e administração. 4. Baixo grau de absenteísmo para o pessoal administrativo. 6. Equipe dedicada, com alto espírito colaborativo. Exemplo: Aspectos de Pessoal

12 PONTOS FRACOS 1.Não há programas de treinamentos institucionalizados e específicos 2.Não há sistema de recrutamento e de seleção de pessoas (indicações). 3. Não adota programas de avaliação desempenho (há acúmulo de trabalho) 4.Oferece pouca disponibilidade de tempo para capacitação e treinamento do pessoal 5. Nível de satisfação no trabalho, desejável. Exemplo:Aspectos de Pessoal

13 PONTOS FRACOS 6.Registra alto grau de rotatividade e absenteísmo no pessoal das funções operacionais. 7.Comunicação e relações extremamente verticalizadas, e meramente formais e profissionais. 8. Produtividade da mão-de-obra inferior ao setor; 9.Sistema de remuneração fixa, divergente da praticada pelo setor; 10. Nível de salários inferior ao praticado pelo setor. Exemplo: Aspectos de Pessoal

14 Na análise sobre os aspectos de produção os principais enfoques ou questões de análise são: 1.Como está a organização no aspecto tecnológico? Isso pode ser melhorado? 2.O fluxo de trabalho dentro da fábrica pode ser mais eficiente? 3.A organização pode diminuir a sua taxa de rejeição, desperdícios e descartes? 4.Os custos de produção são diferentes, dos custos da concorrência? Aspectos de Produção

15 PONTOS FORTES 1.Recentes up-grades dos equipamentos da área administrativa. 2.Baixo nível de rejeição, desperdícios e descartes 3. Instalada em imóveis próprios, e área para ampliação. 4. Terceirização na produção de....provoca redução nos custos variáveis. 5.Rede de informação com capacidade ociosa (subutilizada). Exemplo: Aspectos de Produção

16 PONTOS FRACOS 1.Defasagens tecnológicas nas instalações e equipamentos industriais, e frota envelhecida. 2.Alto nível de desperdício e de retrabalho nas atividades operacionais. 3. Controles de produção deficitários, e desintegração das informações ao longo do processo produtivo. 4. Capacidade produtiva não suporta aumento da demanda superior a 10% 5. Ativos operacionais menores do que a média do setor. Exemplo: Aspectos de Produção

17 Na análise sobre os aspectos financeiros os principais enfoques ou questões de análise são: 1.Performances das receitas, custos, despesas, podem ser melhoradas? 2.Lucratividade, produtividade, rentabilidade, capacidade de pagamento, como estão? Pode-se melhorar? 3.Uma análise do Ponto de Equilíbrio pode ser usada para melhor alinhar custos em função do lucro? 4.Como está o nível e a qualidade do endividamento? Aspectos Financeiros

18 PONTOS FORTES 1.Demanda aquecida orienta para possível aumento de receitas com projetos Custos variáveis compatíveis com o setor (produto X) 3.Alto poder de capitalização, via transferência de recursos de outros investimentos. 4.Boa evolução das receitas nos últimos 3 anos. (igual ao setor) em quantidades. Exemplo: Aspectos Financeiros

19 PONTOS FRACOS 1. Custos fixos superiores aos custos praticados pelo setor; 2. Capacidade de pagamento menor que o setor (baixo capital de giro). Maior grau de endividamento e pior qualidade. 3.Opera muito próximo do ponto de equilíbrio, muito alto, quando comparado com o setor 4. Evolução das receitas e lucratividade menores que o setor 5.Relatórios financeiros inadequados; falta de orçamento global e de fluxo de caixa Exemplo: Aspectos Financeiros


Carregar ppt "O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3.4 – Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google