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Módulo 3.3 - Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo Prof. Ms Wilter Furtado - 2012 O Processo do Planejamento Estratégico.

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1 Módulo Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo Prof. Ms Wilter Furtado O Processo do Planejamento Estratégico

2 Ambiente Geral Forças Políticas Forças Sociais Forças Econômicas Forças Legais Forças Tecnológicas Ambiente Operac. Clientes Fornecedores Concorrência Mão de Obra Internacional Ambiente Interno Características Organizacionais Aspectos de Marketing Aspectos Financeiros Aspectos de Pessoas Aspectos de Produção Leituras Ambientais

3 Componentes do Ambiente Operacional Clientes Concorrência Mão de obra Fornecedores Internacional O ambiente operacional, situa-se no eixo do setor em que a organização atua. É denominado também de Ambiente da Indústria ou ainda de Ambiente de Negócios. Elementos:

4 Escopo das Análises do Ambiente Operacional Trata-se de análises no sentido de avaliar as Ameaças (riscos) e as Oportunidades oferecidas por esse ambiente assim como, analisar as forças e fraquezas da empresa, nesse contexto.

5 Componente - CLIENTES Uma análise de clientes visa levantar e analisar: 1 Como o mercado está segmentado? Qual é o tamanho do mercado e de seus segmentos? 2.Qual é o perfil dos clientes, nos vários segmentos do mercado. Qual é o seu poder de barganha? 3.Como se comportam os consumidores em relação aos produtos e serviços, inclusive quanto à lealdade. 4.Quais são as motivações e as necessidades dos clientes, não atendidas pelo mercado.

6 Componente - CONCORRÊNCIA A análise da concorrência visa: 1.Identificar quais são os adversários atuais da indústria, que devem ser combatidos (conhecer pontos fortes e fracos) para superá-los. 2.Identificar e analisar os grupos estratégicos do mercado. 3. Conhecer as participações dos concorrentes no mercado, as vendas, etc. 4. Analisar a taxa de mudanças tecnológicas, em produtos e processos.

7 Componente - CONCORRÊNCIA 5. Analisar e comparar o grau de diferenciação dos produtos e serviços. 6.Estrutura de preço / Custo da Indústria / Economia de Escala. 7.Quais são os lucros proporcionados pelo negócio dos concorrentes. 8.Identificar as tendências de crescimento, as forças e as fraquezas estratégicas

8 Componente – MÃO DE OBRA A análise do componente mão de obra, visa avaliar os fatores que influenciam a disponibilidade de pessoal, para realizar as tarefas necessárias à produção de bens e / ou serviços: 1. O volume disponível, o nível de formação, a cultura e os valores, o desempenho e os pontos de diferenciação. 2. Os custos – diretos e indiretos que irá provocar 3.Os problemas estratégicos, as forças e fraquezas.

9 Componente - FORNECEDOR A análise do componente fornecedor, estuda todas as Variáveis relacionadas com os fornecedores da organização. 1. O grau de dependência, a identidade do cliente com o fornecedor, e o poder de barganha do fornecedor 2.A política de vendas, as características e a qualidade dos insumos fornecidos. 3.A distância e a logística de distribuição. 4.A posição no desenvolvimento tecnológico.

10 Componente – INTERNACIONAL A análise do componente internacional, enfoca todas as Implicações internacionais, diretas ou indiretas nas operações da empresa. 1.Influências das leis, dos tratados, das normas e das políticas internacionais. (exportação e importação – subsídios - legislação portuária e alfandegária - cooperação tecnológica, educacional e social – relações diplomáticas, etc.) 2.A cultura dos países com os quais a empresa mantém relacionamentos. (usos, costumes, nível cultural e educacional, crenças, valores, filosofias, etc.).

11 Exemplo de Leitura do Ambiente Operacional Componente – CLIENTES Empresa de construção civil

12 Leituras sobre Clientes Pontos Fortes / Oportunidades 1 O mercado é amplo, em expansão, segmentado em apenas 3 níveis (populares, médias e de luxo) o que facilita definir diferencial competitivo. 2 Os clientes estão distribuídos em todas as classes sociais mas há tendências de aumento de demanda (casas populares) 3 Os maiores segmentos do mercado são os de construções maiores e mais acabadas. 4 Os clientes não sabem se esse segmento pode produzir produtos diferenciados.

13 Leituras sobre Clientes Fraquezas / Ameaças: 1.Concentrada em uma única faixa do mercado ficando muito exposta às variações do ambiente geral. 2. Indefinição do perfil ideal dos clientes, por operar com baixa segmentação 3.Os clientes não são tão fiéis ou leais nesse tipo de negócio. 4. Há uma grande corrida para o uso de novas matérias primas forçando pesquisas que são muito caras

14 Leituras sobre Concorrência Pontos Fortes / Oportunidades: 1.Possuímos uma boa curva de experiência nas construções populares, segmento que concentramos nos últimos anos. 2. Participamos com apenas 2% do mercado local e 0,5 % do mercado regional de construções de padrão médio, mas temos maior taxa de lucratividade nesse segmento. 3. Possuímos vantagens na diferenciação do produto construções populares 4.Há tendências de crescimento no mercado de construções de padrão médio

15 Leituras sobre Concorrência Pontos Fracos / Ameaças: 1.A concorrência maior são os pequenos empresários de materiais de construção que oferecem projetos e suportes em construções populares 2. Estamos atrás na construção de obras de luxo; mercado dominado por grandes construtoras. Concorremos com 3 grandes construtoras. 3.Estamos defasados quanto à estratégias para enfrentar o mercado de construções de médio padrão. 4.Por defasagens tecnológicas estamos atrás no que diz respeito aos custos da indústria, com menor economia de escala

16 Leituras sobre Mão de Obra Pontos Fortes / Oportunidades 1 Há grande disponibilidade de mão-de-obra no mercado e barata, para a parte operacional. 2 A boa curva da experiência na produção de construções populares permitiu a formação de mão-de-obra diferenciada nesse setor. 3 A cooperação é um dos principais valores das equipes. 4. As relações com os Sindicatos são saudáveis e constantes.

17 Leituras sobre Mão de Obra Pontos Fracos / Ameaças 1 N ível de formação da mão-de-obra operacional é muito baixo dificultando a gestão dos processos, o desempenho e o uso de novas tecnologias. 2 A mão de obra do setor administrativo é muito cara, e pouco especializada. 3 Alto ônus dos custos trabalhistas e previdenciários 4 Alta taxa de turnover no período de safra das usinas. 5 A mão de obra técnica e os projetos são muito caros

18 Leituras sobre Fornecedores Pontos Fortes / Oportunidades 1 A qualidade dos materiais fornecidos é boa. As parcerias na produção de pré-fabricados está mudando o quadro tecnológico. 2 A negociação com os pequenos fornecedores é mais fácil, com os grandes é mais difícil. 3 Frota própria para aquisições de outros fornecedores e agilidade na logística de materiais para as obras.

19 Leituras sobre Fornecedores Pontos Fracos / Ameaças 1 Redução do número de pequenos fornecedores agrava a concorrência, pressiona os custos e dificulta as negociações. 2 Estradas mal conservadas, dificultando o fornecimento na época das chuvas e onerando custos. 3 Baixo volume de capital de giro pressionando as negociações com os fornecedores. 4 Falta de disponibilidade nos estoques, e demora na entrega dos materiais adquiridos dos fornecedores.

20 Leituras sobre Internacional Pontos Fortes / Oportunidades 1 As políticas de importações de materiais e tecnologias estão sendo facilitadas pelo câmbio. 2 O mercosul, é um grande mercado a ser explorado, mas ainda está indefinido. 3 Legislações trabalhistas de outros países mais flexíveis facilitando relações trabalhistas, embora permita entrada de outros concorrentes. 4 Materiais nos países vizinhos, são mais baratos.

21 Leituras sobre Internacional Pontos Fracos / Ameaças 1 Dificuldades com países do Mercosul, em relação ao fechamento de contratos 2 Não está havendo abertura de novos mercados internacionais em um função dos tratados dos países do Mercosul. 3 O controle dos padrões das construções e dos materiais, exigidos pelas agências reguladoras são rígidos, e já começam a ser praticados no país. 4 Protecionismo dos países vizinhos à mão de obra local.


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