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Ambiente de Marketing Aula 2. Professor Sergio Garrido.

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Apresentação em tema: "Ambiente de Marketing Aula 2. Professor Sergio Garrido."— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente de Marketing Aula 2

2 Professor Sergio Garrido

3 Qual o papel do Marketing dentro da Organização? As áreas funcionais de uma organização/ empresa são: –Contabilidade –Finanças –Recursos Humanos –Administração –Produção –Suprimentos –Marketing Segundo Peter Drucker, o maior autor sobre administração e negócios, "marketing e inovação geram resultados; todo o restante gera custos"

4 Professor Sergio Garrido Qual o papel do Marketing dentro da Organização? Processo Administrativo Atividades gerenciais EstratégicasTático-operacionais Planejamento Organização Análise de oportunidades ciclo de vida produto curva experiência portfolio atratividade competitividade segmentação Análise mercados atuais delineamento de mercado organização de compra operação de compra Direção Controle Decisões targeting posicionamento estratégia competitiva estratégia de crescimento Decisões produto preço comunicação distribuição transação pós-transação

5 Professor Sergio Garrido O que faz uma Gerência de Marketing? Avaliar os recursos corporativos Estabelecer os objetivos Estabelecer a estratégia de Marketing Organizar o esforço de Marketing Formular o Marketing Mix Estimar as vendas Controlar e avaliar a função de Marketing Implementar ações corretivas

6 Professor Sergio Garrido Ambiente de Marketing

7 Professor Sergio Garrido Microambiente Macroambiente Interno Externo

8 Professor Sergio Garrido Macroambiente de Marketing Fatores externos à empresa sobre os quais ela tem pouco ou nenhum controle Ambiente Tecnológico Ambiente Político- Legal Ambiente Natural Ambiente Demográfico Ambiente Sócio-Cultural Ambiente Econômico

9 Professor Sergio Garrido Macroambiente de Marketing Necessidades e tendências –Modismos / Tendências e Megatendências Identificação das principais forças –Oportunidade e ameaças Ambiente Demográfico –Crescimento da população mundial –Composição etária da população –Mercados étnicos –Grau de instrução –Padrões familiares –Movimentações geográficas da população

10 Professor Sergio Garrido Macroambiente de Marketing Ambiente econômico –Distribuição de renda –Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito –Terceirização e livre-comércio Ambiente sociocultural –Visões de si mesmo, das outras pessoas, das organizações, da sociedade, da natureza e do universo –Cultura central e subculturas –Mudanças de valores ao longo do tempo

11 Professor Sergio Garrido Macroambiente de Marketing Ambiente natural –Escassez de matérias-primas –Aumento do custo de energia –Pressões antipoluição –Mudanças no papel dos governos Ambiente tecnológico –Aceleração do ritmo das mudanças –Oportunidades ilimitadas para a inovação –As variações nos orçamentos de P&D –A regulamentação da mudança tecnológica Ambiente político-legal –Intensificação da legislação –Crescimento de grupos de interesse (ONGs)

12 Professor Sergio Garrido Oportunidades e Ameaças Oportunidades –fatores externos, fora do controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Ameaças –fatores externos, fora do controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios

13 Professor Sergio Garrido Análise FFOA Oportunidades Ameaças

14 Professor Sergio Garrido Microambiente de Marketing Fatores próximos à empresa Fatores internos da empresa sobre os quais ela tem algum tipo de controle ou interferência Stakeholders

15 Professor Sergio Garrido Análise FFOA Forças (Pontos Fortes) –fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Fraquezas (Pontos Fracos) –fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios

16 Professor Sergio Garrido Análise FFOA Forças (Pontos Fortes) –fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Fraquezas (Pontos Fracos) –fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios

17 Professor Sergio Garrido Sistema de Informação de Marketing

18 Professor Sergio Garrido SIM O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter O que os gerentes podem ter

19 Professor Sergio Garrido Pesquisa de Mercado Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: –Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing –Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing –Monitorar o desempenho da empresa –Melhorar a compreensão do processo de marketing SIM

20 Professor Sergio Garrido Inteligência de Marketing Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes –pessoal da empresa –clientes e fornecedores –relatórios anuais, imprensa –empresas especializadas SIM

21 Professor Sergio Garrido Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes –Contabilidade –Produção –Vendas SIM

22 Professor Sergio Garrido Análise da Informação Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível. SIM

23 Professor Sergio Garrido Sua empresa tem SIM? Você tem seu SIM particular?

24 Professor Sergio Garrido Avaliar os recursos corporativos ÁreaFatores de análise financeiroscaixa capital instalações equipamentos redes de comunicação humanos habilidades capacidade disponibilidade equipe de vendas Pesquisa & Desenvolvimento instalações pessoal patentes suprimento disponibilidade garantia de recebimento contratos mercado sistemas de distribuição marcas programas promocionais

25 Professor Sergio Garrido Estabelecer a estratégia de Marketing

26 Professor Sergio Garrido Organizar o esforço de Marketing Estrutura Funcional Estrutura Geográfica Estrutura por Gerência de Produto Estrutura por Gerência de Mercado Estrutura por Gerência de Produto/ Mercado

27 Professor Sergio Garrido Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura Funcional

28 Professor Sergio Garrido Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura Geográfica

29 Professor Sergio Garrido Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura por Gerência de Produto

30 Professor Sergio Garrido Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura por Gerência de Mercado

31 Professor Sergio Garrido Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura por Produto e Mercado


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