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Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes Fonte: Philip Kotler.

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1 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes Fonte: Philip Kotler

2 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O ambiente de Marketing É constituído de forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo. A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. Inclui: Micro e Macro ambientes.

3 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O conceito de Macro e Micro ambientes Micro ambiente é composto por forças próximas às empresas que afetam sua habilidade para servir a seus clientes. Macro ambiente é composto de forças sociais maiores que afetam todo o micro ambiente.

4 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Forças do Macro ambiente Demográfico Tecnológico Cultural Econômico Político Natural Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente

5 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O conceito de macro ambiente Conjunto de variáveis consideradas incontroláveis (o profissional não pode manipular), mas que influenciam o negócio. Por isso necessitam ser monitoradas, com a construção de tendências para cada variável isoladamente e para o conjunto delas. A construção dessas tendências cria o quadro de ameaças e/ ou oportunidades para o negócio.

6 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Análise Ambiental Monitorar as tendências e alterações externas que podem afetar os mercados. Indústria de computadores Indústria de máquinas de escrever Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo OportunidadeDeclínio Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa)

7 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Tendências a serem monitoradas Poder econômico asiático Ascensão dos blocos econômicos Crises monetárias internacionais Aumento das trocas e negociações Movimento em direção a economias de mercado Estilos de vida globalizados Abertura de novos mercados Crescente nº de empresas transnacionais Alianças estratégicas através das fronteiras Conflitos étnicos e religiosos Marcas globais

8 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Forças do Micro ambiente Empresa Clientes Público Fornecedores Concorrentes Intermediários Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes

9 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Ambiente interno é Alta administração é Finanças é P & D é Compras é Produção é Contabilidade Ambiente externo éIntermediários de marketing é Clientes é Concorrentes é Públicos éProdutos Substitutivos Micro ambienteMacro ambiente * demográfico * econômico * natural *tecnológico * político *cultural Forças do Macro e Micro Ambientes

10 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 10 mega tendências, por John Naisbit A explosão da economia global. O renascimento das artes. O surgimento do socialismo de livre mercado. Estilos de vida globais e o nacionalismo cultural. A privatização do sistema de seguridade social. A ascensão dos países da orla asiática do Pacífico. A década das mulheres na liderança. A era da biologia. A revitalização da religião no novo milênio. O triunfo do indivíduo.

11 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Variáveis POTENCIAIS PRODUTOSSUBSTITUTIVOS CONCORRENTES MACRO-AMBIENTE AMBIENTE ECONÔMICO TENDÊNCIAS AMBIENTE TECNOLÓGICO AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL FORNECEDORES CLIENTES AMBIENTES DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL A B F C D E DISTRIBUIDORES


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