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Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes

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Apresentação em tema: "Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Fonte: Philip Kotler

2 O ambiente de Marketing
É constituído de forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo. A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. Inclui: Micro e Macro ambientes.

3 O conceito de Macro e Micro ambientes
Micro ambiente é composto por forças próximas às empresas que afetam sua habilidade para servir a seus clientes. Macro ambiente é composto de forças sociais maiores que afetam todo o micro ambiente.

4 Forças do Macro ambiente
Demográfico Tecnológico Cultural Econômico Político Natural Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente

5 O conceito de macro ambiente
Conjunto de variáveis consideradas incontroláveis (o profissional não pode manipular), mas que influenciam o negócio. Por isso necessitam ser monitoradas, com a construção de tendências para cada variável isoladamente e para o conjunto delas. A construção dessas tendências cria o quadro de ameaças e/ ou oportunidades para o negócio.

6 Análise Ambiental Indústria de computadores
Indústria de máquinas de escrever Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo Oportunidade Declínio Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa) Monitorar as tendências e alterações externas que podem afetar os mercados.

7 Tendências a serem monitoradas
Poder econômico asiático Ascensão dos blocos econômicos Crises monetárias internacionais Aumento das trocas e negociações Movimento em direção a economias de mercado Estilos de vida globalizados Abertura de novos mercados Crescente nº de empresas transnacionais Alianças estratégicas através das fronteiras Conflitos étnicos e religiosos Marcas globais

8 Forças do Micro ambiente
Empresa Clientes Público Fornecedores Concorrentes Intermediários Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes

9 Forças do Macro e Micro Ambientes
Ambiente interno Alta administração Finanças P & D Compras Produção Contabilidade Ambiente externo Intermediários de marketing Clientes Concorrentes Públicos Produtos Substitutivos Micro ambiente Macro ambiente demográfico econômico natural tecnológico político cultural

10 10 mega tendências, por John Naisbit
A explosão da economia global. O renascimento das artes. O surgimento do socialismo de livre mercado. Estilos de vida globais e o nacionalismo cultural. A privatização do sistema de seguridade social. A ascensão dos países da orla asiática do Pacífico. A década das mulheres na liderança. A era da biologia. A revitalização da religião no novo milênio. O triunfo do indivíduo.

11 DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL
Variáveis POTENCIAIS PRODUTOS SUBSTITUTIVOS CONCORRENTES MACRO-AMBIENTE AMBIENTE ECONÔMICO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICO AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL FORNECEDORES CLIENTES DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL A B F C D E DISTRIBUIDORES


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