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Planejamento Estratégico de Marketing. Gestão Empresarial incerteza Aumento de concorrência globalização Pluralidade dos consumidores Escassez de recursos.

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de Marketing. Gestão Empresarial incerteza Aumento de concorrência globalização Pluralidade dos consumidores Escassez de recursos."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de Marketing

2 Gestão Empresarial incerteza Aumento de concorrência globalização Pluralidade dos consumidores Escassez de recursos Novas aspirações individuais Realidade complexa exige um modelo de planejamento mais completo Qual a sua importância?

3 Níveis –corporativo visa ao estabelecimento dos objetivos da holding e de seu direcionamento estratégico. é de longo prazo - 5 a 10 anos elaborado pela direção da corporação –empresarial visa à adequação dos objetivos das empresas à missão da corporação determina o ambiente empresarial é de longo prazo - 5 a 10 anos Planejamento

4 Níveis –Unidade de Negócio visa a conquistar vantagens competitivas através de estratégias detalhadas é de longo prazo - 2 a 3 anos e de curto prazo - 1 ano, também chamado de operacional elaborado pelo nível médio de decisão –Marketing visa a gerenciar o crescimento operacional do portfólio de produto é de curto prazo - 1 ano fiscal Planejamento

5 Francisco Coelho5 PRINCIPAIS CATEGORIAS DE PLANOS DE MARKETING O Planejamento das Atividades de Marketing

6 Resumo nível tipo responsávelprazo Corporativoestratégico comitê 5 a 10 Empresarialestratégico diretoria 3 a 5 Negócioestratégico gerência 2 a 3 Negóciooperacional gerência 1 ano Marketingoperacional gerência 1 ano Planejamento

7 Fundamentos Formulações Análises Visão Negócio Valores Missão Mercado Macro Ambiente Perfil de Resposta Grupos Estratégicos Indústria Objetivos e Metas Estratégia de Crescimento Estratégia de Competição Plano de Ação compe- tências centrais Interna Planejamento estratégico de mercado

8 visão É a forma pela qual a empresa quer ser percebida pelo mercado ao longo do tempo. É duradoura. Confunde-se com um objetivo desafiante, de longo prazo. Normalmente redigida com: Ser percebida como...

9 negócio -core business É a verdadeira função ou atividade da empresa. É aquilo que ela sabe fazer para criar um cliente. É o princípio determinante dos futuros produtos e mercados. É abrangente o suficiente para não provocar miopia e específico o bastante para não perder o foco.

10 É a maneira pela qual a empresa exerce o core business Ela contém: o negócio, o mercado, a forma de atuação no mercado e o que é valor para ele. É diretiva e não limitadora. missão

11 competências centrais São as principais capacidades necessárias ao exercício do core business

12 não são somente –tecnologias –capacitações –infra estrutura –habilidades funcionais isoladas são também –únicas –difíceis de imitar –extrapoladoras das unidades de negócios não são somente –tecnologias –capacitações –infra estrutura –habilidades funcionais isoladas são também –únicas –difíceis de imitar –extrapoladoras das unidades de negócios competências centrais

13 Empresa Mercado Macro Amb –finanças consumidores econômico –produção concorrentes tecnológico –pessoas distribuidores demográfico –suprimentos fornecedores sócio-cultural –marketing político-legal Ambiente de Marketing

14 Revela –ameaças –oportunidades todas as variáveis são incontroláveis, mas monitoráveis é necessário compreender as tendências Análise do Macro Ambiente

15 Ambiente Econômico Análise das tendências das variáveis econômicas que afetam, fundamentalmente, a demanda e a oferta de produtos e serviços nos mercados em que a empresa atua ou pretende via a atuar

16 Ambiente Tecnológico Análise das tendências relativas ao conhecimento humano que possam influenciar, na empresa, o uso de determinadas matérias primas e insumos ou o emprego de determinados processos operacionais e gerenciais.

17 Ambiente Demográfico Análise das tendências relativas a características de populações que possam ter implicações no direcionamento das atividades futuras das empresas.

18 Ambiente Sócio-cultural Análise das tendências relativas a crenças básicas, valores, normas e costumes sociais na sociedade com as quais a empresa interage, de forma a perceber situações que possam afetar o seu desenvolvimento futuro.

19 Ambiente Político-legal Análise das tendências relativas a leis, códigos, instituições e correntes ideológicas que possam afetar a empresa.


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