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Planejamento Estratégico de Marketing

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de Marketing

2 Gestão Empresarial Novas aspirações individuais incerteza Escassez de
Qual a sua importância? Novas aspirações individuais incerteza Escassez de recursos Aumento de concorrência Gestão Empresarial Pluralidade dos consumidores globalização Realidade complexa exige um modelo de planejamento mais completo

3 Planejamento Níveis corporativo empresarial
visa ao estabelecimento dos objetivos da “holding” e de seu direcionamento estratégico. é de longo prazo - 5 a 10 anos elaborado pela direção da corporação empresarial visa à adequação dos objetivos das empresas à missão da corporação determina o ambiente empresarial

4 Planejamento Níveis Unidade de Negócio Marketing
visa a conquistar vantagens competitivas através de estratégias detalhadas é de longo prazo - 2 a 3 anos e de curto prazo - 1 ano, também chamado de operacional elaborado pelo nível médio de decisão Marketing visa a gerenciar o crescimento operacional do portfólio de produto é de curto prazo - 1 ano fiscal

5 O Planejamento das Atividades de Marketing
PRINCIPAIS CATEGORIAS DE PLANOS DE MARKETING Francisco Coelho

6 Planejamento Resumo nível tipo responsável prazo
Corporativo estratégico comitê a 10 Empresarial estratégico diretoria a 5 Negócio estratégico gerência a 3 Negócio operacional gerência ano Marketing operacional gerência ano

7 Planejamento estratégico de mercado
Fundamentos Formulações Análises Visão Negócio Valores Missão Mercado Macro Ambiente Perfil de Resposta Grupos Estratégicos Indústria Objetivos e Metas Estratégia de Crescimento Competição Plano de Ação compe- tências centrais Interna Planejamento estratégico de mercado

8 visão É a forma pela qual a empresa quer ser percebida pelo mercado ao longo do tempo. É duradoura. Confunde-se com um objetivo desafiante, de longo prazo. Normalmente redigida com: “Ser percebida como...”

9 negócio -“core business”
É a verdadeira função ou atividade da empresa. É aquilo que ela sabe fazer para criar um cliente. É o princípio determinante dos futuros produtos e mercados. É abrangente o suficiente para não provocar miopia e específico o bastante para não perder o foco.

10 missão É a maneira pela qual a empresa exerce o “core business”
Ela contém: o negócio, o mercado, a forma de atuação no mercado e o que é valor para ele. É diretiva e não limitadora.

11 competências centrais
São as principais capacidades necessárias ao exercício do “core business”

12 competências centrais
não são somente tecnologias capacitações infra estrutura habilidades funcionais isoladas são também únicas difíceis de imitar extrapoladoras das unidades de negócios

13 Ambiente de Marketing Empresa Mercado Macro Amb
finanças consumidores econômico produção concorrentes tecnológico pessoas distribuidores demográfico suprimentos fornecedores sócio-cultural marketing político-legal

14 Análise do Macro Ambiente
Revela ameaças oportunidades todas as variáveis são incontroláveis, mas monitoráveis é necessário compreender as tendências

15 Ambiente Econômico Análise das tendências das variáveis econômicas que afetam, fundamentalmente, a demanda e a oferta de produtos e serviços nos mercados em que a empresa atua ou pretende via a atuar

16 Ambiente Tecnológico Análise das tendências relativas ao conhecimento humano que possam influenciar, na empresa, o uso de determinadas matérias primas e insumos ou o emprego de determinados processos operacionais e gerenciais.

17 Ambiente Demográfico Análise das tendências relativas a características de populações que possam ter implicações no direcionamento das atividades futuras das empresas.

18 Ambiente Sócio-cultural
Análise das tendências relativas a crenças básicas, valores, normas e costumes sociais na sociedade com as quais a empresa interage, de forma a perceber situações que possam afetar o seu desenvolvimento futuro.

19 Ambiente Político-legal
Análise das tendências relativas a leis, códigos, instituições e correntes ideológicas que possam afetar a empresa.


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