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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS Quem decide pode errar; Quem não decide já errou. Herbert Von Karajan.

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1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS Quem decide pode errar; Quem não decide já errou. Herbert Von Karajan

2 Tipos de Planejamento Para Ackoff (1974:4), o planejamento é um processo contínuo que envolve conjunto complexo de decisões inter- Relacionadas.

3 Tipos de Planejamento Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado, onde a visão, missão, os propósitos, os objetivos, os desafios e metas. Planejamento dos meios: proposição de caminhos para e empresa chegar ao futuro desejado, tem-se a escolha das macroestra tégias, macropolíticas, estratégias, procedimen tos,práticas.

4 Tipos de Planejamento Planejamento organizacional: requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos. Ex: estruturação da empresa em unidades de negócios. Planejamento dos recursos: dimensiona mento dos recursos humanos, materiais, determinação da origem de aplicação dos recursos financeiros.

5 Tipos de Planejamento Planejamento da implantação e controle:atividade de planejar o gerenciamento da implantação do processo. Alguns aspetos devem ser ressaltados: Próprio processo de planejamento deve ser cuidadosamente planejado; Processo é interativo; Processo é iterativo, repete-se ao longo do tempo.

6 Tipos de Planejamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; PLANEJAMENTO TÁTICO; PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

7 NIVEL ESTRATÉGICO NIVEL TÁTICO NIVEL OPERACIONAL Decisões estratégicas Planejamento estratégico Decisões táticas Planejamento tático Decisões operacionais Planejamento operacional Níveis e tipo de Decisão *Figura 1.2 livro Planejamento Estratégico Djalma de P. R. Oliveira

8 Tipos de Planejamento Planejamento estratégico: relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-las,que afetam a empresa como um todo. Planejamento tático: objetivos a curto prazo, com estratégias e ações que afetam somente parte da empresa.

9 ESTRATÉGICO

10 TÁTICO

11 Tipos de Planejamento Planejamento operacional: conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.

12 Tipos de Planejamento TIPO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Planejamento Mercadológico Planejamento Financeiro Planejamento Produção Planejamento de RH Planejamento Organizacional TÁTICO OPERACIONAL * Tabela do livro Planejamento estratégico pág. 46

13 Tipos de Planejamento Planejamento estratégico considera a empresa como um Todo.

14 Fases do Planejamento Planejamento Estratégico da Empresa Análise de Controle e Resultados Planejamentos Táticos da Empresa Análise e Controle de Resultados Planejamentos Operacionais das Unidades organizacionais Análise e Controle de Resultados Consolidação e Interligação dos Resultados * Fig. 1.3 pág. 47

15 Fases do Planejamento O planejamento integrado diz respeito as ações de vários escalões de uma empresa, apresen tando os planejamentos de forma integrada. Cabe ressaltar que o planejamento estratégico de forma isolada é insuficiente, pois o estabeleci mento de objetivos a longo prazo assim como seu alcance resulta em uma situação indefinida.

16 Planejamento Estratégico Proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida, visa a otimização do grau de interação com o ambiente – atuam de forma inovadora e diferenciada; Responsabilidade dos níveis mais altos da empresa;

17 Planejamento Estratégico Formulação de objetivos quanto a seleção de rumos da empresa; Leva em conta as condições externas e internas; Deve respeitar o processo estratégico para que tenha coerência e sustentação.

18 Planejamento Tático Otimiza determinada área de negócios e não a empresa como um todo; Atua com a decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico; É desenvolvido pelos níveis organizacio nais intermediários – utilização eficiente dos recursos objetivos;

19 Planejamento Tático Segue as políticas determinadas pela empresa – processo decisório.

20 Planejamento Operacional Considerado como o processo de formalização, através de documentos escritos, metodologias de desenvolvi mento e implantação. Conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.

21 Planejamento Operacional O planejamento operacional deve conter: Recursos necessários para seu desenvolvi mento e implantação; Procedimentos básicos a serem adotados; Resultados finais esperados;

22 Planejamento Operacional Prazos estabelecidos; Responsáveis por sua execução e implan tação.

23 Diferenças - Planejamento DiscriminaçãoPlanejamento EstratégicoPlanejamento Tático Prazo Amplitude Riscos Atividades Flexibilidade Mais longo Mais ampla Maiores Fins e meios Menor Mais curto Mais restrita Menores Meios Maior

24 Diferenças - Planejamento Prazo Amplitude Riscos Atividades Flexibilidade DiscriminaçãoPlanejamento TáticoPlanejamento Operacional Mais Longo Mais Ampla Maiores Meios Menor Mais Curto Mais Restrita Menores Meios Maior

25 Empresa como Sistema Sistema: conjunto de partes interagen tes e interdependentes que, conjunta mente, formam um todo unitário com determinado objetivo e função. Elementos que compõem o sistema: 1. Objetivos: referem-se aos objetivos dos usuários e do próprio sistema.

26 Empresa como Sistema 2. Entradas do sistema: forças que fornecem ao sistema material, informação e energia para a operação; 3. Processo de transformação: função que possibilita a transformação do insumo (entrada) em produto, serviço ou resultado (saída); 4. Saídas do sistema: resultados do processo de transformação;

27 Empresa como Sistema 5. Controles e avaliações: verificar se as saídas são coerentes com os objetivos estabelecidos.

28 Visão, Missão, Valores A Visão da empresa pode ser definida como: Articulação de aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro; Clara e permanente demonstração, para a comunidade,da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos;

29 Visão, Missão, Valores Algo que vislumbre para o futuro desejado da empresa; Idealização de um futuro desejado para a empresa. Visão: limites que os proprietários e principais executivos da empresa conse guem enxergar dentro de um período de tempo mais longo

30 Visão, Missão, Valores A visão representa o que a empresa quer ser.

31 Visão, Missão, Valores Missão: é a razão de ser da empresa. Determina qual é o negócio da empresa,por que ela existe. Onde quer chegar, quais as necessidades e expecta tivas do mercado. Missão é uma forma de se traduzir determinado sistema de valores em termos de negócios e áreas de atuação.

32 Visão, Missão, Valores Identifica: Qual a razão de ser da empresa; Qual a natureza do (s) negócio (s) da empresa? Quais são os tipos de atividades em que a empresa deve concentrar seus esforços.

33 Visão, Missão, Valores Qual a imagem que a empresa faz de si mesma e como quer ser reconhecida; Qual o diferencial competitivo da empresa; Quais os mercados alvo, os clientes, os produtos e os serviços;

34 Visão, Missão, Valores A missão da empresa representa um Horizonte no qual a empresa decide atuar.

35 Visão, Missão, Valores Valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, dá sustentação a todas as suas principais decisões. Os valores se tornam mais importantes para a empresa.

36 Visão, Missão, Valores Os valores da empresa devem ter forte interação com as questões éticas e morais da empresa

37 Visão, Missão, Valores Os valores influenciam as macropolíticas e políticas da empresa.


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