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Gestão do Conhecimento na prática

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento na prática"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento na prática

2 Agenda Estabelecer as metas de conhecimento.
Aquisição e desenvolvimento do conhecimento. Compartilhamento e disseminação. Utilização e preservação do conhecimento.

3 Definição de metas de conhecimento.
Perda de valores antes confiáveis, utilizados para medição da capacidade e importância da empresa.Esse antigos valores são: Tamanho das instalações. Número de clientes. Números de filiais. 3 3

4 Novos índices de medição de sucesso de uma organização.
Conhecimentos e habilidades dos colaboradores. Relacionamento com os clientes. Reputação no mercado. Tecnologias adotadas. Capacidade de inovação. O conhecimento deve ser tratado como uma variavel estrategica , e deve ser planejado,organizado,coordenado e controlado.

5 Primeiro passo - Planejamento
Estabelecimento de decisões quanto ao futuro da organização, devem contemplar também as metas de conhecimento, a fim que o mesmo possa ser administrado. As metas estabelecem as habilidades que devem se desenvolvidas, os níveis de complexidade , pessoas que vão participar e projetos que serão contemplados.

6 Patamares a serem alcançados com as metas.
Metas Permanentes(Normativas) – Devem desenvolver uma cultura empresarial de valorização do conhecimento.Referem-se à visão geral de politica da empresa e a todos os aspectos de sua cultura empresarial. Metas a curto prazo (Operacionais)- O objetivo e converter as metas normativas e estrategicas em objetivos concretos a serem alcançados. Metas a longo prazo(Estrategicas) – Tem a função de definir o conhecimento essencial da organização e especificar as habilidades que serão necessárias no futuro.Ex:Tipos de técnicas para utilização futura.

7 Diferentes níveis das metas de conhecimento.

8 Formas de mensuração das metas alcançadas.
Se os administradores quiserem apresentar de forma verossímil a ligação entre o conhecimento da empresa e seu sucesso, a GC deve ser apresentada eficazmente como fonte de crescimento e lucro.

9 Aquisição e desenvolvimento de conhecimento
Desenvolvimento - As competências não podem ser simplesmente compradas.Elas são o resultado de um processo que normalmente é longo, de acumulação interna, e portanto devem ser consideradas como ativos competitivos.O desenvolvimento de novos conhecimentos e competências pode ser facilitado pelo uso coerente dos recursos existentes na organização.Ex: Siemens. O desenvolvimento de conhecimento e um elemento construtivo que complementa a aquisição de conhecimento. Seu foco está na geração de novas habilidades, novos produtos, idéias melhores e processos mais eficientes. Aquisição – Muito dos conhecimentos desejados, podem ser obtidos de diversas fontes tais como: Fontes externas (Clientes, fornecedores,parceiros e até concorrentes). Recrutamento de especialistas Aquisição de outra empresa ou projeto pronto.Ex:Caixas eletrônicos.

10 Aquisição e desenvolvimento de conhecimento
O tempo deve ser considerado ao estabelecer as estratégias baseadas em conhecimento, tanto para sua aquisição ou desenvolvimento, quanto em relação a sua utilização. O conhecimento torna-se obsoleto e perde seu valor em ritmo crescente, principalmente pela influência das tecnologias da informação.

11 Compartilhamento e distribuição de conhecimentos
As atividades de compartilhamento de conhecimento, requeridas pela espiral da criação do conhecimento(Capitulo 1), pedem a existência de muita confiança. A confiança está entre as mais importantes e necessárias condições para tornar o conhecimento transparente, partilhar, distribuir e utilizar novos conhecimentos.

12 Compartilhamento e distribuição de conhecimentos
A distribuição e compartilhamento de conhecimento podem ser viabilizados por meio de programas e ações voltados para a promoção do desenvolvimento de pessoal, por uma política e metodologia de capacitação em serviço pela qual de desenvolva o pensamento reflexivo associado ao ato de fazer em relação com seus efeitos, que , ao serem assumidos pelas empresas e organizações, possibilitam aos funcionários contribuir para que elas se transformem em empresas competitivas e caracterizadas pelo aproveitamento de oportunidades para o seu desenvolvimento.

13 Uso e preservação de conhecimentos
A gestão do conhecimento tem o objetivo de assegurar que o conhecimento de uma organização seja aplicada de forma produtiva, em conformidade com sua missão. A aplicação de novos conhecimentos significa aceitar a incerteza e a necessidade de enfrentar algo desconhecido. Barreiras ao uso do conhecimento: Relutância em observar as práticas bem sucedidas de concorrentes. Cegueira organizacional – Falta de inovação. Barreiras culturais.

14 Barreira cultural ao uso do conhecimento


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