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Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

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Apresentação em tema: "Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos."— Transcrição da apresentação:

1 Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

2 Origem da Palavra Logística Origem francesa loger Verbo loger Alojar Origem do conceito Logística Termo bélico; Utilizado na 2a. Guerra Mundial; Agilidade no posicionamento de : tropas, provisões, e munições;

3 Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Sempre foi vista de forma não integrada Transportar mercadoria Armazenar mercadoria Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro Supply Chain Management Fabricante, Transporte, Armazenagem, Ponto de Venda, Cliente, Lucro Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio Ferramenta Gerencial Estratégia do negócio

4 EstoqueTransporte O processo logístico integra ArmazenamentoInformações Manuseio de Materiais Embalagem Fluxo

5 ProduçãoDistribuição/ Armazenamento Pontos de Venda Cliente Logística reversa

6 A cadeia de suprimentos... Fluxo de informações

7 A logística de mercado envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender às exigências dos clientes e de lucrar com esse atendimento. Philip Kotler

8 Definição de Logística empresarial... Trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

9 Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo. – Ronald Ballou

10 Indústria, comércio e serviço; Hospital – localização centros médicos; Correios – coleta e distribuição das cartas; Bancos – Estoque caixas automáticos; Gás – Rede de distribuição (canos); Material escritório – uso interno; Militar – Troca de armas, cor dos carros ;

11 Possíveis atividades em uma cadeia de suprimentos imediatos da empresa... Fontes de Suprimentos Plantas / Operações Clientes Suprimento físico (administração de materiais) Distribuição física Logística empresarial

12 Principais atividades Suprimentos –Transportes –Manutenção de estoques –Processamento de pedidos –Aquisição –Embalagem protetora –Armazenagem –Manuseio de materiais –Manutenção de informações. Distribuição –Transportes –Manutenção de estoques –Processamento de pedidos –Programação do produto –Embalagem protetora –Armazenagem –Manuseio de materiais –Manutenção de informações

13 Economia de alta inflação. Gestão totalmente financeira. Política industrial protegida. Cliente sem escolha. Falta de opção. Acesso restrito às inovações tecnológicas. Domínio das empresas familiares. Negligência total com os processos.

14 Fim da especulação financeira. Abertura da economia brasileira. Competitividade Internacional. Acesso às inovações tecnológicas. Ganho oriundo da eficiência na operação. Reestruturação dos processos.

15 +400% Participação do capital estrangeiro na receita do comércio varejista do Brasil (500 maiores). Fonte : Exame Maiores e Melhores

16 População crescente População crescente Globalização Cliente mais exigente Cliente mais exigente Ciclo de vida dos produtos curto Ciclo de vida dos produtos curto Mais concorrência Mais concorrência Mais Pontos de Venda Mais Pontos de Venda Mais Fornecedores Mais Fornecedores Complexidade nos processos Complexidade nos processos Margens apertadas Margens apertadas

17 Estratégia Logística Redução de custos Minimizar os custos de transporte e armazenagem; Manter o nível de serviço; Maximização do lucro. Melhoria no nível de serviço Receitas dependem do nível de serviço; Maximizar a lucratividade, mesmo que aumentem os custos; Redução do Capital Minimizar o investimento do sistema logístico.

18 Logística de Suprimento Logística de Produção Logística de Distribuição Logística Reversa

19

20 Planejamento Estratégico Diretrizes de Longo Prazo Missão, Visão, Valores e Objetivos. Diretrizes de Curto Prazo (anual) Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Planejamento Estratégico Diretrizes de Longo Prazo Missão, Visão, Valores e Objetivos. Diretrizes de Curto Prazo (anual) Cenário, Orçamento, Metas e Medidas Planejamento das UNs (tático) Orçamento, Ações, Metas e Medidas Planejamento das UNs (tático) Orçamento, Ações, Metas e Medidas Desdobramento das Diretrizes

21 Fator Crítico de Sucesso Diferencial competitivo Planejamento Estratégico Estratégia Mercadológica Cadeia de Abastecimento Estratégia Logística Modelo Logístico Empresarial

22 Estratégia do Negócio Visão Mercadológica

23 Decisões de transporte Decisões de estoque Decisões de localização das instalações Nível de serviço ao cliente

24 Nível de Serviço ao Cliente O quê ? Para quem ?

25 Segmentando o Mercado Nem todos os produtos devem ser fornecidos ao mesmo nível de serviços ao cliente. Cada cliente tem expectativas de nível de serviço distintas para cada produto.

26 Modelo de Distribuição SEM intermediário 09 transações comerciais. Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 Empresa 2 Grupo de Consumidor 2 Empresa 3 Grupo de Consumidor 3

27 Modelo de Distribuição COM intermediário 06 transações comerciais. Empresa 1 Grupo de Consumidor 1 Empresa 2 Grupo de Consumidor 2 Empresa 3 Grupo de Consumidor 3 Intermediário


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