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LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
UNIDADE 1: CONCEITO DE LOGÍSTICA EVOLUÇÃO DO CONCEITO FUNÇÕES LOGÍSTICAS LOGÍSTICA E CONTROLE DE PRODUÇÃO O AMBIENTE ATUAL DA LOGÍSTICA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE LOGÍSTICA Dd. ALBERTOPOSSETTI

2 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
A logística se originou como uma ciência Militar; A definição mais aceita do objetivo logístico: “Assegurar a disponibilidade do produto correto, na quantidade correta, na condição correta, no lugar certo, na hora certa, para o consumidor correto por um custo ideal” ; O conceito de logística está em constante evolução, acompanhando a evolução das organizações. Dd. ALBERTOPOSSETTI

3 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística
“A Logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, 1995) Dd. ALBERTOPOSSETTI

4 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 2
“A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo”. (CHRISTOPHER, 1997) Dd. ALBERTOPOSSETTI

5 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 3
“O conjunto de atividades baseadas na movimentação eficiente de produtos acabados da linha de produção ao cliente final e, em alguns casos, incluem a movimentação de matérias primas do fornecedor ao início do processo produtivo. Estas atividades incluem o transporte, armazenamento, administração de materiais, embalagens protetoras, controle de inventário, previsão de vendas e serviços à clientes”. (Conceito inicial do CLM) Dd. ALBERTOPOSSETTI

6 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística 4
““A Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento, à jusante e reverso, eficientes e eficazes dos bens e serviços, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”. (Conceito atual do CLM) Dd. ALBERTOPOSSETTI

7 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Evolução do Conceito
Dd. ALBERTOPOSSETTI

8 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Conceito de Logística - Visualização
LOGÍSTICA É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR O ... ATÉ UM PONTO DE CONSUMO DESDE UM PONTO DE ORIGEM ... FLUXO E ARMAZENAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS WIPs PRODUTOS ACABADOS INFORMAÇÕES CONFORME AS NECESSIDADES DOS CLIENTES DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA Dd. ALBERTOPOSSETTI

9 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas
Aspectos da Logística Interna e Externa: Interna: enfoque na eficiência do fluxo interno de materiais Externa: Distribuição do produto Rede de fornecimento; Estratégias de Mercado Dd. ALBERTOPOSSETTI

10 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas
A logística empresarial pode ser resumida na seguinte equação: Logística de Suprimentos + Logística de Produção + Logística de Distribuição Física = Logística Empresarial Dd. ALBERTOPOSSETTI

11 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções Logísticas
************************************************************* Administração de materiais: Fornecedor de Matéria Prima Estoque / Linha Controle de Produção: Estoque da Matéria Prima Produto final Distribuição Física Produto Final Cliente Final (Incluindo reciclagem) Dd. ALBERTOPOSSETTI

12 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades Primárias
As funções Logísticas mais importantes podem ser resumidas em Atividades Primárias: Transporte Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos Dd. ALBERTOPOSSETTI

13 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades Primárias
CLIENTE PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS TRANSPORTE ARMAZENAGEM Dd. ALBERTOPOSSETTI

14 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Funções - Atividades de Apoio
As atividades de apoio oferecem suporte às atividades primárias. São elas: Armazenagem (na entrada) Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção Obtenção (aquisição) Programação Manutenção de Informações Dd. ALBERTOPOSSETTI

15 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Integração das Funções
Nível de Serviço Processamento de pedidos Manutenção de estoques Programação do pedido obtenção Armazenagem Manutenção de informações Transportes manuseio de materiais Embalagem de proteção Dd. ALBERTOPOSSETTI

16 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Logística e Controle da Produção
Existe uma dificuldade muito grande na distinção entre Logística e Controle de Produção, pois as principais técnicas/filosofias de produção são aplicáveis a ambas as áreas. JIT; Lead Time; Compras/Suprimentos; Planejamento das necessidades da Manufatura; Movimentação de materiais; etc. Dd. ALBERTOPOSSETTI

17 LOGÍSTICA EMPRESARIAL O AMBIENTE ATUAL
Ciclo de vida do produto tem diminuído A cada lançamento o ciclo é reduzido pela metade Enfoque na flexibilidade e agilidade Novo estilo Gerencial devido à política de parcerias Investimentos em sistemas informatizados que propiciam maior flexibilidade/rapidez de resposta Internacionalização dos mercados de compra e venda Preocupação com a disposição de itens recicláveis (a logística reversa) Dd. ALBERTOPOSSETTI

18 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística
A necessidade de eficiência na logística decorre de uma visão segmentada, não sistêmica, que existe na maioria das organizações, responsável pelo surgimento de alguns problemas logísticos: Ciclos logísticos mais longos Custos Logísticos elevados Baixo Nível de Serviço ao Cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI

19 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística
Organização Ambiente Dd. ALBERTOPOSSETTI

20 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Eficiência Logística
AMBIENTE EMPRESARIAL Ritmo da Mudança ( Laminar ) Característica crescente Demanda Custos materiais baixos Custos financeiros baixos confiáveis previsões produtividade modelo Dd. ALBERTOPOSSETTI

21 AMBIENTE EMPRESARIAL variável Custos materiais altos
Ritmo da Mudança ( turbulento ) Característica Demanda variável Custos materiais altos Custos financeiros previsões Pouco confiáveis modelo competitividade Dd. ALBERTOPOSSETTI

22 PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE
INPUTS SISTEMA PRODUTIVO QUANTIDADE OUTPUTS PREÇOS VARIEDADE PRAZO QUALIDADE Dd. ALBERTOPOSSETTI

23 PARÂMETROS DE COMPETITIVIDADE
INPUTS SISTEMA PRODUTIVO S O E Ç R I V OUTPUTS Dd. ALBERTOPOSSETTI

24 TÉCNICO- ORGANIZACIONAL
Exigências ao Sistema Logístico ECONÔMICAS SOCIAIS POLÍTICAS ECOLÓGICAS SISTEMA LOGÍSTICO SANITÁRIAS RELIGIOSAS FINANCEIRAS JURÍDICAS TÉCNICO- ORGANIZACIONAL AMBIENTE Dd. ALBERTOPOSSETTI

25 EXIGÊNCIAS TÉCNICO-ORGANIZACIONAIS
Capacidade de Reação Flexibilidade Dinâmica do Rendimento SISTEMA PRODUTIVO Estabilidade Ambiente Confiabilidade Dd. ALBERTOPOSSETTI

26 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Avaliação do Desempenho
Para se mensurar a eficiência, e mesmo a eficácia, dos sistemas logísticos é necessário que se proceda a avaliação do desempenho de cada um dos subsistemas logísticos. Dd. ALBERTOPOSSETTI

27 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Avaliação do Desempenho
Partes Componentes do Sistema Dd. ALBERTOPOSSETTI

28 Metodologias para Avaliação do
Desempenho 1.- Indicadores Chave de Performance 2.- Diagrama de Árvore 3.- Cartão de Escore Balanceado Dd. ALBERTOPOSSETTI

29 Indicadores chave de performance
Key Performance Indicators (KPI) Oriundo das práticas contábeis Normalmente índices relativos Aplicável a vários aspectos lucro por ação; custo por unidade etc Permite comparação entre dados históricos (planejado x realizado) concorrentes melhores práticas (benchmarking) Desdobrado por todos os níveis do negócio Dd. ALBERTOPOSSETTI

30 Desdobrado por todos os níveis
Indicadores chave de performance 2 Inconvenientes: Dífícil avaliação integrada Proliferação de índices Normalmente aplicado a performance física A PIRÂMIDE Desdobramento de medida Desdobrado por todos os níveis Indicadores Direção Adequado a cada tipo de ação Coerente com a estratégia e entre si Indicadores Gerência Indicadores Supervisão Indicadores Execução Dd. ALBERTOPOSSETTI

31 Diagrama de Árvore Elaborada para análises financeiras
retorno sobre investimento retorno sobre capital empregado etc Aplicável a outros tipos de medidas Permite analisar influência de cada parcela no resultado Desdobrado conforme necessidade de detalhe Dd. ALBERTOPOSSETTI

32 Diagrama de Árvore Permite acompanhar a influência
dos fatores componentes Receita Operacional Lucro Operacional Custos Operacionais Resultado Antes do I. Renda Custos de Capital Inconvenientes: Conforme desdobramento causas podem não ficar transparentes (não ser realçadas) Dd. ALBERTOPOSSETTI

33 Cartão de Escore Balanceado
Balanced Scorecard Permite visualizar de forma integrada, a situação do negócio Sistematização da aplicação de índices Desenvolvido a partir da estratégia, missão, valores e visão da empresa Contempla várias óticas e dimensões Dd. ALBERTOPOSSETTI

34 Cartão de Escore Balanceado
Exemplo: Coerente com a estratégia: Medidas Possíveis Liderança em Custos Fidelidade do Cliente Inovação Retorno sobre Investimentos Retorno de P & D Aceitação de novos produtos Oferecimento de novos serviços Auto desenvolvimento Retorno sobre Vendas Receita por cliente Classificação frente concorrência Classificação de Confiabilidade Imagem dos empregados Financeira Retorno sobre Ativos Percepção dos Preços Receita por empregado Custos de Atendimento Produtividade Operacional Sob a ótica: Cliente Qualidade do Serviço Pessoas Dd. ALBERTOPOSSETTI

35 O Problema da Avaliação
Bases e ótica para avaliação do desempenho enfoque e dimensões da avaliação escolha das medidas Dd. ALBERTOPOSSETTI

36 O Problema da Avaliação
Bases para a avaliação do desempenho As medições do desempenho características referência perspectiva enfoque Dd. ALBERTOPOSSETTI

37 Características das Medições
1.- Seletividade 2.- Simplicidade 3.- Estabilidade 4.- Valor de referência Dd. ALBERTOPOSSETTI

38 Referência das Medições
medições internas medições externas Dd. ALBERTOPOSSETTI

39 Perspectiva das Medições
Medições baseadas na atividade Medições baseadas no processo Dd. ALBERTOPOSSETTI

40 Enfoque para as Medições
Medições físicas Medições financeiras Dd. ALBERTOPOSSETTI

41 Escolha das medições função :
do Sistema das tarefas do desempenho Dd. ALBERTOPOSSETTI

42 Ponto de partida para a Avaliação
Identificação da Estratégia Geral da Organização Determinação dos Objetivos do Sistema Logístico Estabelecer partes componentes do Sistema Logístico Dd. ALBERTOPOSSETTI

43 Possíveis medidas de desempenho em Sistemas Logísticos
disponibilidade confiabilidade custos Medidas de Utilização de capacidade Flexibilidade operacional Flexibilidade do processo Atendimento ao cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI

44 Pontos de medição no Sistema Logístico
Performance total Performance parcial Performance interna Performance da interface Performance externa Dd. ALBERTOPOSSETTI

45 Medidas aplicáveis ao Sistema Logístico
Giro Suprim. Giro Produç Giro Distrib. Dd. ALBERTOPOSSETTI

46 Exemplos de Medidas ... 2 Indicadores financeiros -valor do inventário
em processo -custos de produção -valor do inventário de produtos acabados -valor do inventário de suprimento -custo do produtos X giro internos -custo dos materiais -índice de preços dos materiais comprados -custos de inventário -custos de transporte -custos de créditos da interface Fornecedor Logística de Suprimento Produção Distribuição Física Cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI

47 Exemplos de Medidas ... 3 Indicadores gerais (da logística integrada)
-resultado x orçamento -retorno sobre ativos -valor total do inventário -custo de capital -Ciclo logístico Fornecedor Logística de Suprimento Produção Distribuição Física Cliente Dd. ALBERTOPOSSETTI

48 Padrões de comparação metas benchmarking do Serviço Logístico
do Processo Logístico do Fornecedor do Distribuidor Dd. ALBERTOPOSSETTI

49 Aspectos complementares
da Avaliação satisfação das exigências relacionamento dos padrões de referência com os fluxos logísticos Dd. ALBERTOPOSSETTI

50 Conclusões Processo de avaliação em três fases: realização de medições
determinação padrões referência comparação Necessidade estender o processo de avaliação do desempenho Dd. ALBERTOPOSSETTI


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