A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:"— Transcrição da apresentação:

1 O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
O PAPEL DA LOGÍSTICA Minelle Silva – UFPE

2 Logística Objetivo: Diminuir o hiato entre a produção e a demanda de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem (BALLOU, 1995).

3 Logística Missão Colocar as mercadorias ou serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível (BALLOU, 1995).

4 Cadeia de suprimentos A cadeia de suprimentos delineia o relacionamento existente entre os envolvidos no setor, através de uma sequência de atividade pré-definidas. Fonte: Kruglianskas et al. (2008)

5 Gestão da cadeia de suprimentos
Compreende empresas que colaboram para alavancar posicionamento estratégico e para melhorar a eficiência das operações. Operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam áreas funcionais dentro de empresas individuais e conectam parceiros além das fronteiras organizacionais.

6

7 Atividades primárias Transporte: Movimentação de matérias- primas e produtos acabados; Manutenção de estoques: Amortecedor entre a oferta e a demanda Processamento de pedidos: Elemento crítico relativo ao tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes.

8 Atividades secundárias
Armazenagem: Administração do espaço necessário para manter o estoque; Manuseio de materiais: Movimentação do produto local de estocagem ; Embalagem de proteção: Movimentação, manuseio e armazenagem de produtos;

9 Atividades secundárias
Obtenção: Seleção das fontes, quantidades a serem adquiridas; Programação do produto: Distribuição do produto, quantidades e local de produção; Manutenção da informação: Informação de custos e desempenho essenciais ao planejamento e controle logístico.

10 Figura de atividades

11 Como o logística pode ser utilizado para práticas mais responsáveis?

12 Logística reversa Fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, influenciado por questões como ambientais, concorrência (diferenciação por serviço) e redução de custo (LACERDA, 2006)

13 Logística reversa Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processamento e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado (ROGERS, 1999).

14 Logística reversa Fonte: Kruglianskas et al. (2008)

15 Tipos de processamentos que os materiais podem ter:
Retorno ao fornecedor; Revenda; Recondicionamento; Reciclagem; Descarte correto.

16 O processo de logística reversa abrange dois tipos de materiais:
Produtos: Necessidade de reparo, reciclagem ou porque os clientes retornam; Exemplo: Embalagens: Reutilização ou restrições legais.

17 Fatores críticos de sucesso
Bons controles de entrada: identificação correta dos materiais; Processos padronizados e mapeados: logística reversa tratada como processo regular; Sistemas de informação acurados: informações a respeito dos produtos, rastreamento de retornos, tempo de resposta, desempenho de fornecedores;

18 Fatores críticos de sucesso
Reduzido tempo de espera do ciclo: quanto maior o tempo de resposta maior o custo. Rede logística planejada: implementação dos processos logísticos reversos; Relações colaborativas entre clientes e fornecedores: nível de confiança entre as partes envolvidas (responsabilidade dos donos)

19 Logística verde A parte da logística que se preocupa com os aspectos e impactos ambientais causados por essa atividade (DONATO, 2008). A logística verde utiliza a logística reversa como uma ferramenta operacional, no sentido de minimizar o impacto ambiental, não só dos resíduos na esfera da produção e do pós-consumo, mas de todos os impactos ao longo do ciclo de vida dos produtos.

20 Logística verde Essa ferramenta como a parte da logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo, que quando traz um ganho ambiental pode ser vista como uma atividade Ecologística, pois tem como finalidade o Desenvolvimento Sustentável (DONATO, 2008).

21 Exemplo Em parceria com os fornecedores, começou a testar alternativas para aumentar a eficiência dos veículos, como o uso de defletores e a redução de viagens de caminhões vazios. Projeto-piloto de uso de biodiesel em cinco fornecedores, que reduziu as emissões e deverá ser ampliado. Renovando sua frota particular, formada pelos carros de executivos, com veículos de motor flex.

22 Cadeia de suprimentos verde
Responsabilidade socioambiental na cadeia de suprimentos; Empresa focal Sustentabilidade Seleção de fornecedores Sistema de Gestão Ambiental Produção Limpa Utilização de indicadores

23 Palavras-chave Fluxo de Informação Mudança de comportamento Ética
Cidadania


Carregar ppt "O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google