A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA LOGÍSTICA Minelle Silva – UFPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA LOGÍSTICA Minelle Silva – UFPE."— Transcrição da apresentação:

1 O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA LOGÍSTICA Minelle Silva – UFPE

2 Objetivo: Diminuir o hiato entre a produção e a demanda de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem (BALLOU, 1995).

3 Missão Colocar as mercadorias ou serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível (BALLOU, 1995).

4 A cadeia de suprimentos delineia o relacionamento existente entre os envolvidos no setor, através de uma sequência de atividade pré-definidas. Fonte: Kruglianskas et al. (2008)

5 Compreende empresas que colaboram para alavancar posicionamento estratégico e para melhorar a eficiência das operações. Operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam áreas funcionais dentro de empresas individuais e conectam parceiros além das fronteiras organizacionais.

6

7 Transporte: Movimentação de matérias- primas e produtos acabados; Manutenção de estoques: Amortecedor entre a oferta e a demanda Processamento de pedidos: Elemento crítico relativo ao tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes.

8 Armazenagem: Administração do espaço necessário para manter o estoque; Manuseio de materiais: Movimentação do produto local de estocagem ; Embalagem de proteção: Movimentação, manuseio e armazenagem de produtos;

9 Obtenção: Seleção das fontes, quantidades a serem adquiridas; Programação do produto: Distribuição do produto, quantidades e local de produção; Manutenção da informação: Informação de custos e desempenho essenciais ao planejamento e controle logístico.

10 Figura de atividades

11

12 Fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, influenciado por questões como ambientais, concorrência (diferenciação por serviço) e redução de custo (LACERDA, 2006)

13 Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processamento e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado (ROGERS, 1999).

14 Fonte: Kruglianskas et al. (2008)

15 Tipos de processamentos que os materiais podem ter: Retorno ao fornecedor; Revenda; Recondicionamento; Reciclagem; Descarte correto.

16 O processo de logística reversa abrange dois tipos de materiais: Produtos: Necessidade de reparo, reciclagem ou porque os clientes retornam; Exemplo: Embalagens: Reutilização ou restrições legais. Exemplo:

17 Bons controles de entrada: identificação correta dos materiais; Processos padronizados e mapeados: logística reversa tratada como processo regular; Sistemas de informação acurados: informações a respeito dos produtos, rastreamento de retornos, tempo de resposta, desempenho de fornecedores;

18 Reduzido tempo de espera do ciclo: quanto maior o tempo de resposta maior o custo. Rede logística planejada: implementação dos processos logísticos reversos; Relações colaborativas entre clientes e fornecedores: nível de confiança entre as partes envolvidas (responsabilidade dos donos)

19 A parte da logística que se preocupa com os aspectos e impactos ambientais causados por essa atividade (DONATO, 2008). A logística verde utiliza a logística reversa como uma ferramenta operacional, no sentido de minimizar o impacto ambiental, não só dos resíduos na esfera da produção e do pós-consumo, mas de todos os impactos ao longo do ciclo de vida dos produtos.

20 Essa ferramenta como a parte da logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo, que quando traz um ganho ambiental pode ser vista como uma atividade Ecologística, pois tem como finalidade o Desenvolvimento Sustentável (DONATO, 2008).

21 Em parceria com os fornecedores, começou a testar alternativas para aumentar a eficiência dos veículos, como o uso de defletores e a redução de viagens de caminhões vazios. Projeto-piloto de uso de biodiesel em cinco fornecedores, que reduziu as emissões e deverá ser ampliado. Renovando sua frota particular, formada pelos carros de executivos, com veículos de motor flex.

22 Responsabilidade socioambiental na cadeia de suprimentos; Empresa focal Sustentabilidade Seleção de fornecedores Sistema de Gestão Ambiental Produção Limpa Utilização de indicadores

23 Fluxo de Informação Mudança de comportamento Ética Cidadania


Carregar ppt "O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA LOGÍSTICA Minelle Silva – UFPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google