A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES LOGÍSTICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES LOGÍSTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Professor Eduardo Bonetti de Freitas

2 Atividade Logística

3 ÍNDICE ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO

4 Atividade Logística ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO
Transportes Manutenção de Estoques Processamento de Pedidos ATIVIDADES PRIMÁRIAS Armazenagem Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção/Transporte Obtenção Programação de Produtos Manutenção de Informação ATIVIDADES DE APOIO

5 CONCEITO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL Trata-se de todas as atividades de movimentação e  armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.   Ronald H. Ballou no seu livro "Logística Empresarial

6 ATIVIDADES PRIMÁRIAS EM LOGÍSTICA
TRANSPORTES MANUTENÇÃO PROCESSAMENTO DE ESTOQUES DE PEDIDOS

7 Conceito de Atividades Primárias
São as atividades de importância primária para atingir os objetivos logístico de CUSTO e NÍVEL DE SERVIÇO. São elas: Transportes, Manutenção de estoques e Processamento de pedidos.

8 1-TRANSPORTES É a atividade logística mais importante para a maioria das empresas. Absorve cerca de 2/3 dos custos Logísticos. O transporte adiciona valor de lugar. Os modais de Transporte são: Rodoviário,Ferroviário, Marítimo, Aéreo,Hidroviário e Duto viário,Infoviário.

9 2-MANUTENÇÃO DE ESTOQUES
O estoque é um amortecedor entre oferta e demanda.É importante posicionar os estoques próximos dos clientes. Os Estoques são Responsáveis por aprox. 2/3 dos custos logísticos.O estoque agrega valor de tempo ao produto.

10 3-PROCESSAMENTO DE PEDIDOS
É uma atividade importante pois inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços. É derivada do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. Os custos desta atividade são pequenos quando comparados aos custos de transporte e manutenção de estoques.

11 ATIVIDADES DE APOIO EM LOGÍSTICA
Armazenagem Manuseio de Materiais Embalagem de Proteção/Transporte Obtenção Programação de Produtos Manutenção de Informação

12 CONCEITO DE ATIVIDADES DE APOIO EM LOGÍSTICA
São atividades adicionais que apoiam as atividades primárias. As atividades de apoio estão estritamente relacionadas com o nível de serviço e as atividades primárias.

13 ARMAZENAGEM É a adm. Do espaço necessário para manter estoques.
Envolve problemas como localização, dimensionamento de área,arranjo físico,projeto de docas ou área de atracação, configuração de armazém.

14 MANUSEIO DE MATERIAIS Associada com a armazenagem e também apóia a manutenção de estoques. Esta atividade diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem.

15 EMBALAGEM DE PROTEÇÃO/TRANSPORTE
Auxilia a logística movimentando bens sem danificá-los ou quebrá-los. Além disto as dimensões adequadas da embalagem trazem eficiência no processo de manuseio e armazenagem.

16 OBTENÇÃO É atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Fluxo de “Entrada”. Envolve : * Seleção de Fontes de suprimento, * Quantidades*Programação de compras*forma de compra do produto. Obs.: Esta atividade não se confunde com a função de compras.

17 PROGRAMAÇÃO DO PRODUTO
Esta atividade trata da Distribuição(Fluxo de Saída). Refere-se a “quanto”,“quando” e “onde” produzir. Não se refere à programação detalhada da produção.

18 MANUTENÇÃO DE INFORMAÇÃO
São as informações de Custo e desempenho essenciais para o correto planejamento e controle logístico. Ex.: Localização de Clientes, volumes de vendas, padrões de entregas, níveis de estoque, etc.

19 Referências Bibliográficas:
Ronald H.Ballou, Logística Empresarial Ed. Atlas S.A São Paulo 1993

20 FIM


Carregar ppt "ATIVIDADES LOGÍSTICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google