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Fundamentos da Logística

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Logística
1.1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL

2 A importância do estudo em logística
Motivação para o estudo “Fim” da inflação; Desperdício ao longo do processo; Proporcionar a disponibilidade de bens e serviços; Localização de serviços ao cidadão; Vantagem competitiva; Mudança de um mercado nacional para um mercado internacional Produção internacionalizada Demanda mais exigente (qualidade total) Num ambiente de inflação, as ineficiências dos processos são mascaradas pelos aumentos no preço de venda do produto ao consumidor final. É possível manter a margem de lucro sem que o consumidor perceba o aumento de preço. Com o fim da inflação, as empresas perceberam que não poderiam mais aumentar seus preços de venda. Seria preciso reduzir os custos. O desperdício ao longo da cadeia logística é muito grande. Contraditoriamente, o Brasil se destaca como um país de desperdício em todos os setores: alimentos, construção civil, água, etc. Estima-se que 1/3 do suprimento de alimentos perecíveis é perdido desde a colheita até o consumidor final. Um produto ou serviço só possui valor quando este está disponível para quem vai adquiri-o. Todo o esforço de uma empresa (fabricação, estocagem, transporte, etc) são “jogados fora” quando o produto ou serviço não é adquirido pelo consumidor. O melhor produto é aquele que está “lá” na hora em que o consumidor deseja. A vantagem competitiva é alcançada através da vantagem de produtividade, que coloca a empresa com custos mais baixos que o concorrente; ou da vantagem de valor, que envolve um grupo de características geradoras de satisfação ao consumidor. Em ambos os casos, a logística é importante.

3 Logística - Definições
Entre os gregos, arte de calcular ou aritmética aplicada. Parte da arte militar relativa ao transporte e suprimento das tropas em operações. Lógica simbólica, cujos princípios são os da lógica formal, e que emprega métodos e símbolos algébricos. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete Do francês Logistique, parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos e administrativos); aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; contrato ou prestação de serviços. Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Hollanda, 2ª edição “A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.” Martin Christopher ________________________________________________________________ A logística empresarial é um campo de estudos relativamente novo da gestão integrada, em comparação com os campos tradicionais de finanças, marketing e produção. Como observado, atividades logísticas têm sido praticadas por indivíduos há muitos anos. Porém, só há pouco tempo as empresas têm se engajado continuamente em atividades de movimentação e armazenagem (transporte - estoque). A logística moderna está baseada em 2 conceitos. 1. Conceito da necessidade de gerenciamento agregado das atividades relacionadas à logística, em substituição à prática histórica de gestão segregada. 2. Conceito de que a logística adiciona valor aos produtos, ou aos serviços, que são essenciais para as vendas e à satisfação dos clientes.

4 Logística - Definições
“LOGÍSTICA é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla, de forma eficiente e eficaz, o fluxo e o fluxo reverso e a estocagem de materiais, serviços, e as informações correlacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, de forma a atender as necessidades dos clientes”.   CLM – Council of Logistcs Management (2003)

5 Logística Agregando Valor
“CLIENTES NÃO COMPRAM PRODUTOS OU SERVIÇOS, ELES COMPRAM BENEFÍCIOS” Malcom McDonald - Cranfield School of Management

6 Logística Agregando Valor
Tornando fácil o processo de compra. Disponibilizando o produto, na quantidade e qualidade correta, no momento desejado. Fazendo entregas mais rápidas e mais freqüentes.

7 Logística Agregando Valor
Disponibilizando informações confiáveis, em tempo real, sobre o atendimento ao pedido. Atendendo urgências do cliente. Corrigindo, rapidamente, qualquer erro.

8 Logística Agregando Valor
Controlando o estoque do cliente. Operando a instalação do cliente. Flexibilizando a oferta de serviços: prazo, horário, local de entrega, embalagem, serviços específicos para grandes clientes.

9 Ambiente de Negócios Tradicional
Mercados protegidos e pouco competitivos. Informação cara. Barreiras entre empresas e clientes. Preço baseado no custo médio. Promoções eventuais.

10 Logística Tradicional
Descontos em função do tamanho do pedido. Pouca troca de informações entre fornecedores, empresa e clientes. Barreiras à logística integrada. Pouca preocupação com o serviço ao cliente.

11 Ambiente de Negócios Atual
Globalização da economia mundial. Revolução tecnológica. Competição acirrada. Domínio dos grandes varejistas. Crescimento vertiginoso nas opções de produtos. Crescimento do número de pontos de venda.

12 Logística Atual Ênfase no serviço ao cliente.
Políticas racionalizando estoque, transporte e produção. Integração dos sistemas de informação entre fornecedores, empresas e clientes. Medição e avaliação do desempenho.

13 Escopo Logístico

14 O papel central da logística
A logística é um pacote de atividades que se organiza ao redor da produção e do marketing, que se repetem várias vezes ao longo de um canal de processamento a través do qual uma ampla faixa de materiais são transformados em produtos finais Fornecedores Distribuição e Vendas Logística Clientes Manufatura Em suma : “ É O PROCESSO QUE GARANTE O FLUXO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E INFORMAÇÕES, COM A AGILIDADE NECESSÁRIA, COM A QUALIDADE DESEJADA E AO MENOR CUSTO, DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR.”

15 Interface da Logística com a Administração, o Marketing e a Produção
Controle de Qualidade Planejamento Detalhado Manuseio Interno Manutenção de Equipamentos Transporte. Estoque. Processamento de pedidos Movimentação de materiais Promoção Pesquisa de marketing Mix de produtos Força de vendas Atividades de Interface Atividades de Interface Padrões de serviço ao cliente. Preço. Embalagem. Varejo. Programação do produto Localização da planta Compras

16 Triângulo de tomada de decisão logística
Metas de Serviços Estratégia de Estoques Estratégia de Transporte Modos de transporte. Rota e programação de caminhões. Definição de carregamento. Níveis de estoques. Desdobramento de estoques. Métodos de controle. Número, tamanho e localização das instalações. Armazenamento público/privado. Determinação de demanda para pontos de estoque/suprimentos. Estratégia de localização

17 - Classificação das Atividades Logísticas -
Atividades da Logística - Classificação das Atividades Logísticas - Classificação Justificativa Atividades-Chave (Atividades Primárias) Atividades de Suporte (Atividades de Apoio) Ocorrem em todo canal logístico Estão no circuito crítico de atendimento Maior contribuição para o Custo Logístico Total Contribuintes para o canal logístico Podem ser chaves, em alguns casos Contribuem para a eficiência do processo As atividades na logística são separadas em Atividades-Chave e Atividades de Suporte porque, de forma geral, certas atividades vão ocorrer em todo o canal logístico independente da natureza da empresa, ao passo que outras ocorrerão dependendo das circunstâncias e da natureza do negócio de uma empresa em particular. As Atividades-Chave estão no circuito crítico da logística. Estas contribuem majoritariamente com o custo logístico total e são essenciais à coordenação eficaz e à conclusão das tarefas logísticas. Transporte e estoque são atividades logísticas primárias na absorção de custos. Cada uma representa, aproximadamente, metade ou dois terços do Custo Logístico Total. As Atividades de Suporte, embora possam ser tão críticas quanto às Atividades-Chave em algumas circunstâncias, são consideradas como contribuintes para a realização da missão logística. Além disso, nem todas as empresas possuem todas as atividades de suporte. Por exemplo: produtos como ferro e brita não precisam de proteção de armazenagem; já produtos como carnes e laticínios precisam de condições especiais. Manutenção de Estoque ou Suprimento Transporte Cliente Processamento de Pedidos e Transmissão CIRCUITO CRÍTICO de ATENDIMENTO Componentes da Cadeia Logística

18 - Descrição das Atividades -
Atividades-Chave - Descrição das Atividades - Atividade Descrição Transportes Administração de Estoques Fluxo de Informações Fluxo e movimentação de produtos Seleção e combinação dos modais de transportes Seleção de roteiros e equipamentos Guardar produtos organizadamente Número, tamanho e local dos pontos de estocagem Manutenção de níveis adequados para atendimento Inicia e orienta a movimentação de produtos/serviços Garante documentação adequada ao processo Evita retrabalho O Transporte é essencial porque nenhuma empresa moderna pode operar sem fornecer a movimentação de suas matérias primas e/ou produtos acabados. O Estoque é essencial à gestão logística porque geralmente é impossível ou impraticável fornecer produção instantânea e cumprir prazos de entrega aos clientes. Ele funciona como um “pulmão” entre a oferta e a demanda, de forma que a disponibilização de produtos aos clientes possa ser mantida. O Transporte adiciona valor de lugar aos produtos e serviços, enquanto o Estoque adiciona valor de tempo. O Fluxo de Informações é a atividade-chave final. Seu custo geralmente é menor quando comparado com os custos de transportes e manutenção de estoques. No entanto, é um elemento importante no tempo total que pode levar para que um cliente receba mercadorias ou serviços. Também, é a atividade que aciona a movimentação de produtos e a entrega de serviços. Componentes da Cadeia Logística

19 Atividades de Suporte Atividade Descrição Armazenagem
Manuseio de Materiais Embalagem Protetora Programação da Produção Compras Manutenção das Informações Administração do espaço físico Configuração de armazém, dimensionamento de área Movimentação interna Seleção de equipamentos Evita quebras e inutilização dos produtos Facilidade de manuseio e aproveitamento de carga Onde e quando as quantidades devem ser fabricadas Fluxo de entrada de produtos ou matérias-primas Disponibiliza o produto para o sistema logístico Organização e ferramentas para utilização dos dados Análise de dados para tomada de decisões A atividade de colocar a embalagem protetora é uma atividade de suporte do transporte e do estoque, bem como da armazenagem e do manuseio de materiais, pois ela contribui para a eficiência com a qual estas outras atividades são executadas. As atividades de compras e programação da produção, freqüentemente, podem ser consideradas mais uma preocupação da produção do que da logística. Entretanto, elas podem afetar o esforço logístico e, obviamente, a eficiência do transporte e do gerenciamento de estoque. A manutenção das informações apóia todas as outras atividades logísticas para as quais ela fornece a informação necessária para planejamento e controle.

20 Suprimentos Fornecedor Produção Distribuição Varejo Cliente Final
Conceitos Básicos Definição e Conceitos Básicos FLUXO DE PRODUTOS DEMANDA Suprimentos Fornecedor Produção Distribuição Varejo Cliente Final FLUXO DE INFORMAÇÕES As atividades a serem gerenciadas que compõem a logística empresarial variam de empresa para empresa, dependendo da estrutura organizacional em particular, das diferenças de opinião sobre o que constitui a logística e da importância das atividades individuais para suas operações. No entanto, a cadeia mostrada na figura acima representa, de uma forma geral, os componentes da cadeia logística. Price Waterhouse, 1998


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