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Fundamentos da Logística 1.1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL.

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1 Fundamentos da Logística 1.1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL

2 2 A importância do estudo em logística Motivação para o estudo Fim da inflação; Desperdício ao longo do processo; Proporcionar a disponibilidade de bens e serviços; Localização de serviços ao cidadão; Vantagem competitiva; Mudança de um mercado nacional para um mercado internacional Produção internacionalizada Demanda mais exigente (qualidade total)

3 3 Logística - Definições Entre os gregos, arte de calcular ou aritmética aplicada. Parte da arte militar relativa ao transporte e suprimento das tropas em operações. Lógica simbólica, cujos princípios são os da lógica formal, e que emprega métodos e símbolos algébricos. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete Do francês Logistique, parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos e administrativos); aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar; contrato ou prestação de serviços. Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Hollanda, 2ª edição

4 4 Logística - Definições LOGÍSTICA é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla, de forma eficiente e eficaz, o fluxo e o fluxo reverso e a estocagem de materiais, serviços, e as informações correlacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, de forma a atender as necessidades dos clientes. CLM – Council of Logistcs Management (2003)

5 5 Logística Agregando Valor CLIENTES NÃO COMPRAM PRODUTOS OU SERVIÇOS, ELES COMPRAM BENEFÍCIOS Malcom McDonald - Cranfield School of Management

6 6 Logística Agregando Valor Tornando fácil o processo de compra. Disponibilizando o produto, na quantidade e qualidade correta, no momento desejado. Fazendo entregas mais rápidas e mais freqüentes.

7 7 Logística Agregando Valor Disponibilizando informações confiáveis, em tempo real, sobre o atendimento ao pedido. Atendendo urgências do cliente. Corrigindo, rapidamente, qualquer erro.

8 8 Logística Agregando Valor Controlando o estoque do cliente. Operando a instalação do cliente. Flexibilizando a oferta de serviços: prazo, horário, local de entrega, embalagem, serviços específicos para grandes clientes.

9 9 Ambiente de Negócios Tradicional Mercados protegidos e pouco competitivos. Informação cara. Barreiras entre empresas e clientes. Preço baseado no custo médio. Promoções eventuais.

10 10 Logística Tradicional Descontos em função do tamanho do pedido. Pouca troca de informações entre fornecedores, empresa e clientes. Barreiras à logística integrada. Pouca preocupação com o serviço ao cliente.

11 11 Ambiente de Negócios Atual Globalização da economia mundial. Revolução tecnológica. Competição acirrada. Domínio dos grandes varejistas. Crescimento vertiginoso nas opções de produtos. Crescimento do número de pontos de venda.

12 12 Logística Atual Ênfase no serviço ao cliente. Políticas racionalizando estoque, transporte e produção. Integração dos sistemas de informação entre fornecedores, empresas e clientes. Medição e avaliação do desempenho.

13 13 Escopo Logístico

14 14 Fornecedores Distribuição e Vendas Logística Clientes Manufatura A logística é um pacote de atividades que se organiza ao redor da produção e do marketing, que se repetem várias vezes ao longo de um canal de processamento a través do qual uma ampla faixa de materiais são transformados em produtos finais É O PROCESSO QUE GARANTE O FLUXO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E INFORMAÇÕES, COM A AGILIDADE NECESSÁRIA, COM A QUALIDADE DESEJADA E AO MENOR CUSTO, DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR. É O PROCESSO QUE GARANTE O FLUXO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E INFORMAÇÕES, COM A AGILIDADE NECESSÁRIA, COM A QUALIDADE DESEJADA E AO MENOR CUSTO, DO PRODUTOR AO CONSUMIDOR. Em suma : O papel central da logística

15 15 Interface da Logística com a Administração, o Marketing e a Produção ProduçãoLogística Atividades de Interface Promoção Pesquisa de marketing Mix de produtos Força de vendas Marketing Transporte. Estoque. Processamento de pedidos Movimentação de materiais Controle de Qualidade Planejamento Detalhado Manuseio Interno Manutenção de Equipamentos Padrões de serviço ao cliente. Preço. Embalagem. Varejo. Programação do produto Localização da planta Compras Atividades de Interface

16 16 Triângulo de tomada de decisão logística Estratégia de Transporte Modos de transporte.Modos de transporte. Rota e programaçãoRota e programação de caminhões. Definição de carregamento.Definição de carregamento. Níveis de estoques.Níveis de estoques. Desdobramento de estoques.Desdobramento de estoques. Métodos de controle.Métodos de controle. Metas de Serviços Estratégia de Estoques Número, tamanho e localização das instalações.Número, tamanho e localização das instalações. Armazenamento público/privado.Armazenamento público/privado. Determinação de demanda para pontos de estoque/suprimentos.Determinação de demanda para pontos de estoque/suprimentos. Estratégia de localização

17 17 Atividades da Logística Componentes da Cadeia Logística - Classificação das Atividades Logísticas - Atividades-Chave (Atividades Primárias) Atividades de Suporte (Atividades de Apoio) Ocorrem em todo canal logístico Estão no circuito crítico de atendimento Maior contribuição para o Custo Logístico Total Contribuintes para o canal logístico Podem ser chaves, em alguns casos Contribuem para a eficiência do processo ClassificaçãoJustificativa Manutenção de Estoque ou Suprimento Transporte Cliente Processamento de Pedidos e Transmissão CIRCUITO CRÍTICO de ATENDIMENTO

18 18 Atividades-Chave Componentes da Cadeia Logística - Descrição das Atividades - Transportes Administração de Estoques Fluxo de Informações Fluxo e movimentação de produtos Seleção e combinação dos modais de transportes Seleção de roteiros e equipamentos Guardar produtos organizadamente Número, tamanho e local dos pontos de estocagem Manutenção de níveis adequados para atendimento Inicia e orienta a movimentação de produtos/serviços Garante documentação adequada ao processo Evita retrabalho AtividadeDescrição

19 19 Atividades de Suporte Armazenagem Manuseio de Materiais Embalagem Protetora Programação da Produção Compras Manutenção das Informações Administração do espaço físico Configuração de armazém, dimensionamento de área Movimentação interna Seleção de equipamentos Evita quebras e inutilização dos produtos Facilidade de manuseio e aproveitamento de carga Onde e quando as quantidades devem ser fabricadas Fluxo de entrada de produtos ou matérias-primas Disponibiliza o produto para o sistema logístico Organização e ferramentas para utilização dos dados Análise de dados para tomada de decisões AtividadeDescrição

20 20 Conceitos Básicos FLUXO DE PRODUTOS DEMANDA FLUXO DE INFORMAÇÕES Suprimentos Fornecedor ProduçãoDistribuiçãoVarejo Cliente Final Price Waterhouse, 1998 Definição e Conceitos Básicos


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