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Por que Planejar ? Ambiente Competitivo l Onde estamos ? l O que somos ? l Onde chegar ? Vantagem Competitiva.

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Apresentação em tema: "Por que Planejar ? Ambiente Competitivo l Onde estamos ? l O que somos ? l Onde chegar ? Vantagem Competitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Por que Planejar ? Ambiente Competitivo l Onde estamos ? l O que somos ? l Onde chegar ? Vantagem Competitiva

2 Entender o Cliente; Ter Produtos/Serviços com Qualidade; Investimento em Pessoal.

3 VIVENDO DO PASSADO SOBREVIVENDO NO PRESENTE Postura Estratégica ANTECIPANDO O FUTURO CRIANDO O FUTURO

4 Devemos dedicar mais energia criando o futuro do que preservando o passado. A maior vantagem competitiva de uma organização é sua visão do futuro. Hamel & Prahalad in Competing for the Future – 12/09/94

5 V V A A L L O O R R E E S S N N o o q q u u e e a a c c r r e e d d i i t t a a m m o o s s PLANO ESTRATÉGICO N N o o s s s s o o p p l l a a n n o o d d e e j j o o g g o o M M I I S S S S Ã Ã O O P P o o r r q q u u ê ê e e x x i i s s t t i i m m o o s s V V I I S S Ã Ã O O O O q q u u e e q q u u e e r r e e m m o o s s s s e e r r A A Ç Ç Õ Õ E E S S V V I I T T A A I I S S / / P P L L A A N N O O S S D D E E A A Ç Ç Ã Ã O O O O q q u u e e e e u u p p r r e e c c i i s s o o f f a a z z e e r r R R e e s s u u l l t t a a d d o o s s E E s s t t r r a a t t é é g g i i c c o o s s A A c c i i o o n n i i s s t t a a s s S S a a t t i i s s f f e e i i t t o o s s C C l l i i e e n n t t e e s s E E n n c c a a n n t t a a d d o o s s P P r r o o c c e e s s s s o o s s E E x x c c e e l l e e n n t t e e s s P P e e s s s s o o a a s s M M o o t t i i v v a a d d a a s s e e P P r r e e p p a a r r a a d d a a s s Implementação e foco ESTRATÉGIA P P R R O O G G R R A A M M A A S S E E S S T T R R A A T T É É G G I I C C O O S S O O q q u u e e p p r r e e c c i i s s a a m m o o s s f f a a z z e e r r

6 O Q U E É E S T R A T É G I A ? Estratégia empresarial é o conjunto de meios que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos. A organização precisa ser capaz de otimizar recursos e atividades e criar um modelo competitivo que a permita ganhar o mercado, que está em constantes mudanças.

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PosiçãoEstratégicaAtual PosiçãoEstratégicaDesejada Planejamento Estratégico Análise de Cenário

8 Presente Planos Situação Atual Onde estamos agora Objetivos pretendidos Onde pretendemos chegar Planejamento Futuro

9 Informações Planejamento Decisões Planos

10 Missão é a razão de ser da empresa, relacionando o negócio com a possibilidade de satisfazer alguma necessidade do ambiente.

11 Questões básicas para definir a missão: Qual a razão de ser da empresa? Qual a natureza do negócio. - Quais os tipos de atividades em que a empresa deve concentrar suas atividades no futuro?

12 Missão Estampo Tec "Oferecer soluções em ferramentaria e usinagem com qualidade reconhecida, que atendam às necessidades e expectativas de nossos clientes, mediante efetiva aplicação de um sistema de gestão da qualidade alicerçado na melhoria contínua dos processos e na busca de inovações e novos métodos e tecnologias, tendo como diferencial a total coerência e transparência nas idéias e atitudes perante nossos parceiros " (www.estampotec.com.br/empresa.htm)www.estampotec.com.br/empresa.htm

13 ZEN SA Missão : Prover, de maneira competitiva, o mercado mundial de autopeças. Valores: Clientes: atender necessidades e expectativas. Ética: agir com transparência. Qualidade: adequar às exigencias do mercado. Honestidade: onduzir as atividades zelando pela boa reputação. Colaboradores: reconhecer e desenvolver as competências individuais e da organização. Inovação: desenvolver em todos os processos.

14 ZEN SA Politica de Qualidade O Sistema de Gestão da Qualidade ZEN está fundamentado no Planejamento, na Melhoria Contínua da Qualidade dos Processos e Produtos e na prática do atendimento a todos os requisitos.

15 EMBRACO Missão "Oferecer soluções inovadoras para uma melhor qualidade de vida". Valores: Comprometimento Ser Embraco e responsabilizar-se pelo seu destino. Excelência Dedicar-se constantemente à busca da perfeição. Inovação Usar de toda a criatividade, além dos próprios limites. Integridade Agir de forma justa, honesta e transparente, com retidão e imparcialidade. Respeito Compreender, aceitar e valorizar a diversidade de povos e indivíduos.

16 A análise SWOT e a estratégia Forças Ameaças Oportunidades Fraquezas

17 Oportunidades Ameaças Novos clientes Expansão geográfica Expansão da linha de produtos Transferência de habilidades para novos produtos Aquisição de rivais Alianças ou parcerias para expandir a cobertura Explorar novas tecnologias Aberturas para extensão da marca Novos concorrentes Perda de vendas para substitutos Queda de crescimento no mercado Mudanças nas taxas de câmbio e políticas do comércio Crescimento do poder dos clientes ou dos fornecedores Necessidades reduzidas do produto para os clientes Aspectos a serem considerados na análise SWOT

18 Aspectos a serem considerados na análise SWOT Forças Fraquezas Forte condição financeira Marca (imagem ou reputação) Líder no mercado Tecnologia própria Vantagem de custo Propaganda Bom serviço ao cliente Melhor qualidade do produto Alianças ou parcerias Falta de estratégia Instalações obsoletas Balanço ruim Custos mais altos Falta de habilidades importantes Lucros reduzidos Atraso em P & D Linha estreita de produtos Falta de talento em marketing


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