A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Ambiental (Interna)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Ambiental (Interna)"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Ambiental (Interna)

2 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Análise Interna responde 5 perguntas: 1)- Quais o recursos que dispõe a organização? 2)- Quais competências precisam ser desenvolvidas? 3)- Quais características podem ser força ou fraqueza? 4)- Quais as causas das forças e fraquezas? 5)- Como está o desempenho em relação á concorrências?

3 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Única Finalidade Missão Visão Objetivos

4 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Aspectos Norteadores da Análise Interna: Recursos Capacidade Competências Essenciais

5 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Recursos – Todas as entradas no processo de produção da organização. Tangíveis – máquinas, equipamentos, matérias-primas. Intangíveis – marca, patente, tradição.

6 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Capacidade – Habilidade para gerenciar os recursos da empresa num ambiente complexo e imprevisível (mercado). Extrair o melhor de cada recurso através de uma atividade sistêmica.

7 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Capacidade + Recursos _____________________ Competências Essenciais

8 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Competências Essenciais – Vantagens Competitivas identificadas através da capacidade e dos recursos. Atualmente, o conhecimento é a base da obtenção de capacidade, o que o faz matéria-prima para o desenvolvimento das CE.

9 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Recursos Capacidade Competências Essenciais BásicoIntermediárioAvançado

10 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas LogísticaEficácia na utilização das Técnicas de Administração Logística Wal-Mart RHMotivação, empowerment e retenção de empregados Disney

11 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas MarketingHabilidade de InovaçãoRalph Lauren MarketingPromoção eficaz dos produtos e marca. Gillette

12 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas GerênciaMarketing e valorização da marca Coca-Cola GerênciaMiniaturização (walkman, CR-Rom) Sony GerênciaTecnologia de Ponta na exploração do Petróleo. Petrobras GerênciaPromoção eficaz dos produtos e marca. Gillette

13 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Forças ou Ponto Forte – Característica interna que facilita o cumprimento da missão e objetivo. Fraquezas ou Ponto Fraco – É uma deficiência interna que atrapalha os esforços para atingir a missão e visão.

14 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno ChavãoP Ft PotencialP Fc Potencial Temos longa tradição no Ramo Pós-vendas estável Experiente Confiável Antiquado Inflexível Sem inovação Somo um fornecedor de peso Especialização técnica Suprimento estável Status elevado Burocrático Só tem clientes grandes Impessoal Temos uma linha de produtos abrangente Ampla variedade Fornecedor único Conveniente Baixos estoques Especialização limitada Detemos o padrão do ramoAdoção ampla do produto Imagem e status elevado Alavancagem no mercado Vulnerável às tecnologias Visão limitada da Concorrência

15 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Fator Crítico de Sucesso (FCS) – Prioriza as atividades chaves do negócio, que necessitam ter a excelência na execução a fim de obter sucesso no alcance da missão e objetivos. Ex. Ponto Frio (um FCS é conceder crédito aos clientes)

16 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Análise SWOT – Mapeamento das Forças, Fraqueza, Ameaças e Oportunidades. S – Strenghts (Forças) W – Weaknesses (Fraquezas) O – Opportunities (Oportunidades) T – Threats – (Ameaças)

17 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno Forças Oportunidades Ameaças Fraquezas

18 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno FORÇAS Vasto recurso financeiro Liderança de Mercado Tecnologia Patenteada Vantagem em custos Inovação de produtos competente Gerência experiente Campanhas publicitárias vencedoras Posicionamento de Geração de Barreiras

19 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno FRAQUEZAS Falta de foco no negócio Instalações obsoletas Ausência de competências básicas Problemas operacionais internos Linha de produtos obsoleta Rede de distribuição limitada Altos custos unitários Falta de recursos financeiros

20 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno OPORTUNIDADES Mudanças de hábitos do consumidor Surgimento de novos mercados Diversificação de mercado Queda de barreiras comerciais Expansão de mercado Novas tecnologias Mudança de regulamentação Novos canais de distribuição

21 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Interno AMEAÇAS Mudanças de hábitos do consumidor Entrada de novos concorrentes Aumento dos produtos substitutos Novas tecnologias Mudança na regulamentação Volatilidade cambial adversa Aumento do poder de barganha (cliente) Barreiras tarifárias

22 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Estudo de Caso De acordo com a percepção do grupo e utilizando as ferramentas aqui apresentadas (Competências Essenciais, Fatores Críticos de Sucesso e Análise SWOT), faça uma análise interna da UNIP.


Carregar ppt "Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Ambiental (Interna)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google