A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Ambiental (Interna)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Ambiental (Interna)"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Ambiental (Interna)
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

2 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Análise Interna responde 5 perguntas: - Quais o recursos que dispõe a organização? - Quais competências precisam ser desenvolvidas? - Quais características podem ser força ou fraqueza? - Quais as causas das forças e fraquezas? - Como está o desempenho em relação á concorrências? Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

3 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Missão Única Finalidade Visão Objetivos Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

4 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Aspectos Norteadores da Análise Interna: Recursos Capacidade Competências Essenciais Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

5 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Recursos – Todas as entradas no processo de produção da organização. Tangíveis – máquinas, equipamentos, matérias-primas. Intangíveis – marca, patente, tradição. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

6 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Capacidade – Habilidade para gerenciar os recursos da empresa num ambiente complexo e imprevisível (mercado). Extrair o melhor de cada recurso através de uma atividade sistêmica. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

7 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Capacidade + Recursos _____________________ Competências Essenciais Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

8 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Competências Essenciais – Vantagens Competitivas identificadas através da capacidade e dos recursos. Atualmente, o conhecimento é a base da obtenção de capacidade, o que o faz matéria-prima para o desenvolvimento das CE. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

9 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Competências Essenciais Capacidade Recursos Básico Intermediário Avançado Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

10 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas Logística Eficácia na utilização das Técnicas de Administração Logística Wal-Mart RH Motivação, empowerment e retenção de empregados Disney Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

11 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas Marketing Habilidade de Inovação Ralph Lauren Promoção eficaz dos produtos e marca. Gillette Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

12 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Área Funcional Competências Essenciais Empresas Gerência Marketing e valorização da marca Coca-Cola Miniaturização (walkman, CR-Rom) Sony Tecnologia de Ponta na exploração do Petróleo. Petrobras Promoção eficaz dos produtos e marca. Gillette Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

13 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Forças ou Ponto Forte – Característica interna que facilita o cumprimento da missão e objetivo. Fraquezas ou Ponto Fraco – É uma deficiência interna que atrapalha os esforços para atingir a missão e visão. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

14 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Chavão P Ft Potencial P Fc Potencial Temos longa tradição no Ramo Pós-vendas estável Experiente Confiável Antiquado Inflexível Sem inovação Somo um fornecedor de peso Especialização técnica Suprimento estável Status elevado Burocrático Só tem clientes grandes Impessoal Temos uma linha de produtos abrangente Ampla variedade Fornecedor único Conveniente Baixos estoques Especialização limitada Detemos o padrão do ramo Adoção ampla do produto Imagem e status elevado Alavancagem no mercado Vulnerável às tecnologias Visão limitada da Concorrência Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

15 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Fator Crítico de Sucesso (FCS) – Prioriza as atividades chaves do negócio, que necessitam ter a excelência na execução a fim de obter sucesso no alcance da missão e objetivos. Ex. Ponto Frio (um FCS é conceder crédito aos clientes) Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

16 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Análise SWOT – Mapeamento das Forças, Fraqueza, Ameaças e Oportunidades. S – Strenghts (Forças) W – Weaknesses (Fraquezas) O – Opportunities (Oportunidades) T – Threats – (Ameaças) Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

17 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno Forças Fraquezas Ameaças Oportunidades Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

18 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno FORÇAS Vasto recurso financeiro Liderança de Mercado Tecnologia Patenteada Vantagem em custos Inovação de produtos competente Gerência experiente Campanhas publicitárias vencedoras Posicionamento de Geração de Barreiras Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

19 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno FRAQUEZAS Falta de foco no negócio Instalações obsoletas Ausência de competências básicas Problemas operacionais internos Linha de produtos obsoleta Rede de distribuição limitada Altos custos unitários Falta de recursos financeiros Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

20 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno OPORTUNIDADES Mudanças de hábitos do consumidor Surgimento de novos mercados Diversificação de mercado Queda de barreiras comerciais Expansão de mercado Novas tecnologias Mudança de regulamentação Novos canais de distribuição Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

21 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Ambiente Interno AMEAÇAS Mudanças de hábitos do consumidor Entrada de novos concorrentes Aumento dos produtos substitutos Novas tecnologias Mudança na regulamentação Volatilidade cambial adversa Aumento do poder de barganha (cliente) Barreiras tarifárias Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

22 Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Estudo de Caso De acordo com a percepção do grupo e utilizando as ferramentas aqui apresentadas (Competências Essenciais, Fatores Críticos de Sucesso e Análise SWOT), faça uma análise interna da UNIP. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico


Carregar ppt "Análise Ambiental (Interna)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google