A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Ambiental GESTÃO DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Ambiental GESTÃO DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por."— Transcrição da apresentação:

1 Análise Ambiental GESTÃO DE MARKETING

2 Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. Indústria de Computadores Indústria de Máquinas de Escrever Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo OportunidadeDeclínio Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa)

3 Ambiente Econômico A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

4 Padrão Básico de um Ciclo de Negócios Nível de atividade comercial Tempo Prosperidade Recessão Recuperação Padrão do nível de atividade comercial que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação. Níveis altos de produção e emprego. Maior demanda de bens/serviços. Inflação: elevação no nível geral de preços. Produção diminui. Desemprego aumenta. Diminuição nos gastos. Entre recessão e prosperidade. Produção e emprego aumentam. Gastos aumentam, mas com cuidado.

5 RENDA DO CONSUMIDOR Renda Bruta Quantia total de moeda ganha em um ano por um indivíduo ou família. Renda Disponível Dinheiro que sobra para um indivíduo/família depois do pagamento de impostos. Renda Discricionária Dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento de impostos e despesas essenciais.

6 O Ambiente Político e Legal As leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de Marketing. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

7 O Ambiente Social As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP DEMOGRAFIA Estudos das características de uma população humana. Sexo Idade Raça/Etnia Renda Ocupação Tamanho da família Ciclo de vida da família Região Densidade da população Clima Estilo de vida Personalidade Atitudes RESPONSABILIDADE SOCIAL Preocupação com as consequências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição na medida em que eles podem afetar os interesses de outros. MKT RELACIONADO A CAUSAS MKT projetado p/promover uma causa ou um problema específico. ÉTICA Princípios/valores morais que governam a forma como a organização conduz suas atividades.

8 Ambiente Natural Os recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP MKT VERDE Atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade.

9 O Ambiente Tecnológico O conhecimento científico, pesquisa, invenções e inovações que resultam em bens e serviços novos ou aperfeiçoados. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP INTERNET Rede global de computadores ligada a órgãos do governo, universidades, empresas e provedores de acesso. WORLD WIDE WEB Sistema que permite que os usuários recebam textos, imagens gráficas, vídeo e som clicando em determinadas palavras ou imagens.

10 Ambiente Competitivo Composto por todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para um determinado mercado. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP VANTAGEM COMPETITIVA A capacidade de ter um desempenho melhor que o dos concorrentes na oferta de algo que o mercado valorize.

11 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Concorrência Pura Quando há muitos vendedores de produtos idênticos e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado. Concorrência Monopolista Quando há muitos vendedores de produtos similares mas com alguma diferenciação, e cada vendedor tem uma participação relativamente pequena no mercado.

12 TIPOS DE CONCORRÊNCIA Oligopólio Um tipo de concorrência que ocorre quando poucos vendedores de produtos muito semelhantes controlam a maior parte do mercado. Monopólio Uma situação em que uma única organização vende um produto numa área de mercado.

13 ANÁLISE SWOT (FOFA) Ambiente Interno Recursos Financeiros Marcas bem conhecidas Habilidades tecnológicas Forças (Pontos Fortes)Deficiências (Pontos Fracos) Falta de direção estratégica Altos custos Instalações obsoletas Ambiente Externo OportunidadesAmeaças Novos mercados potenciais Novos produtos potenciais Queda de barreiras comerciais internacionais Nova concorrência Crescimento lento do mercado Novas regulamentações

14 Análise SWOT Na Renault Fatores Ambientais Fatores Internos Saturação de mercados desenvolvidos Crescimento das pressões ambientais e fiscais na Europa Potencial de crescimento em mercados em desenvolvimento (Ásia e América Latina) Crescimento na demanda por veículos de passeio + Maiores forças Linha de produtos Capacidade de inovação Imagem na Fórmula Maiores fraquezas– Vendas concentradas na Europa – – –– 7 Pequeno porte se comparada a competidores – –3 Mau desempenho no segmento de carros de luxo –– –6231 Fonte: Adaptado de Johnson e Scholes, 2002.

15 Tipos de Forças Competitivas (Modelo de Porter) Ameaça de Produtos Substitutos Poder de barganha dos compradores Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Novos Ingressantes

16 Modelo de Porter: Telecomunicações Móveis

17 LOCALIZAÇÃO DOS AMBIENTES EMPREGADOS CULTURA ADMINISTRAÇÃO RECURSOS AMBIENTE TAREFA CLIENTES CONCORRENTES FORNECEDORES MERCADO DE TRABALHO AMBIENTE GERAL TECNOLÓGICO SOCIOCULTURAL ECONÔMICO POLÍTICO-LEGAL INTERNACIONAL AMBIENTE INTERNO Inclui os elementos dentro das Fronteiras da organização. AMBIENTE TAREFA É o mais próximo da organização e inclui os setores que transacionam no dia-a-dia com a organização e influenciam diretamente suas operações básicas e seu desempenho. AMBIENTE GERAL São as camadas externas dispersas que afetam a organização indiretamente. INCERTEZA AMBIENTAL Incerteza significa que os gerentes não têm informação suficiente sobre os fatores ambientais para compreender e antecipar as necessidades e mudanças do ambiente ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE


Carregar ppt "Análise Ambiental GESTÃO DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google