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Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo
Erasmo Erasmo Chupel S Freire Kleydson Martins Igor Josi

2 Planejamento Estratégico, Ambiente Externo
Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”. Esta definição é verdadeira, assim que assume-se as organizações como sistemas abertos, ou conjunto de partes interdependentes entre si, que sofrem influência do meio externo. No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização. Erasmo

3 Planejamento e Estratégia
Fatores do ambiente externo que influenciam as organizações Fonte: adaptado de Churchill, Nesta etapa, não há necessidade de que você possua uma especialização em alguma dessas áreas específicas, mas apenas uma compreensão dos principais aspectos de cada uma. Ambiente competitivo Ambiente Econômico Ambiente político e legal Planejamento e Estratégia Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Ambiente social e Demográfico Erasmo

4 Análise Econômica do Ambiente Externo
De acordo com Churchill (2000), aprender sobre o ambiente econômico ajuda a determinar se os clientes estarão dispostos a gastar dinheiro com produtos e serviços. Os padrões de gastos estão vinculados ao ciclo de negócios, que é definido como o padrão do nível de atividade econômica, que para este autor possui as etapas de prosperidade, recessão e recuperação. Igor

5 Análise Tecnológica do Ambiente Externo
Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente tecnológico”. Manter-se em compasso com os desenvolvimentos tecnológicos é mais importante ainda para as organizações que lidam com clientes empresariais, pois estes podem depender de inovações tecnológicas para manter-se vivos em mercados altamente competitivos. De acordo com Churchill (2000), há poucos anos atrás, julgava-se que o futuro da supervia de informações seria a televisão interativa, mas desde o início da década de 90 que os consumidores decidiram que poderiam obter mais por seu dinheiro utilizando um computador. Muitos destes consumidores estão se conectando à Internet, a rede mundial de computadores, que reúne órgãos do governo, universidades, empresas e provedores de acesso, todos interligados. Igor

6 Análise Natural do Ambiente Externo
Churchill (2000) afirma que o ambiente natural “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de oferecer bens e serviços pode ser influenciada por exemplo, pelo clima da região onde se encontra a indústria, ou a cidade onde se encontra o comércio. Além disso, a organização pode também influenciar o ambiente natural, quando gasta ou repõe recursos, aumentando ou diminuindo a poluição. Para comercializar seus produtos, as empresas necessitam de recursos naturais. A disponibilidade de um produto pelo preço que é cobrado dos consumidores está diretamente ligada à disponibilidade de determinados recursos naturais, que podem até estar escassos, quando a demanda por eles excede a capacidade de produzi-los. Em alguns casos, a empresa pode influenciar a disponibilidade de recursos no longo prazo, por exemplo, uma madeireira pode plantar novas árvores, ou uma organização pode poupar despesas com combustível, fazendo com que sua equipe de vendas trabalhe por telefone ao invés de pessoalmente. Igor

7 Análise Social do Ambiente Externo Análise
Além dos aspectos econômicos e político-legais a empresa deve também estar atenta aos processos e mudanças sociais, analisando os valores, crenças e comportamentos de uma sociedade. Mudanças no ambiente social podem apresentar grandes desafios às empresas, principalmente em um mundo globalizado como hoje em dia. Para descrever o ambiente social, é necessário analisar gráficos demográficos básicos. A demografia é o estudo das características de uma população humana, o que inclui, por exemplo: idade, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução, etnia ou distribuição geográfica. Não se deve dar importância apenas à análise de um único fator demográfico, mas considerar todo o conjunto de fatores que pode influenciar o ambiente social, por exemplo: não é suficiente saber apenas quantas pessoas se mudaram para São Paulo num determinado ano, você terá uma visão muito maior de identificar e atender necessidades básicas se souber quantas destas pessoas são aposentadas, pais e mães solteiros ou se estes possuem situação financeira estável o suficiente para fazer refeições em restaurantes. Kleydson

8 Análise Política e Legal do Ambiente Externo
Uma organização não funciona apenas de acordo com seu próprio conjunto de regras, ela deve servir aos seus clientes e atender às demandas governamentais, assim também atender a grupos de interesse especiais. As leis e regulamentação podem influenciar diversos aspectos de uma organização, entre eles: embalagem do produto, política de preços, divulgação, relações trabalhistas, entre outros. Essas limitações legais devem ser vistas não só como uma limitação da empresa, mas ser também uma fonte de oportunidades, já que manter- se dentro das leis não só ajuda a evitar multas e processos, mas promove uma boa relação de confiança com os clientes. Não só a preocupação com a legislação vigente deve ser levada em consideração, mas também a relação da organização com seus grupos de interesse. Associações, sindicatos e outros grupos de representação de classes permitem que a empresa uma forças com outras organizações (muitas vezes até suas concorrentes). O trabalho de lobby é essencial para a aprovação (ou veto) de uma série de novas leis que muitas vezes podem até ser benéficas, mas que na maioria das vezes são prejudiciais às empresas, como foi o caso recente do “Projeto Cidade Limpa”, que ordenou a retirada dos outdoors de toda a cidade de São Paulo. Kleydson

9 Etapas do Processo de Planejamento Estratégico
A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças externas para a mesma. Forças e Fraquezas são fatores internos de criação (ou destruição) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores. Já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais. Uma organização deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A análise S.W.O.T. é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como conseqüência. O modelo da análise S.W.O.T.: É realizado usando um diagrama conforme abaixo, o que facilita a visualização sistêmica (visão do todo, e da interação entre as partes), e a relação entre cada um dos fatores: Kleydson

10 Análise Interna Define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”. O estudo dos pontos fortes e fracos da organização é realizado através da análise das áreas funcionais de uma organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking). O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra . Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações. Kleydson

11 O mais importante de tudo isso é que o Ambiente Externo nos municia de sinais o tempo todo, ter sensibilidade de perceber, identificar, decodificar esses sinais são premissas para tomada de decisões . Uma empresa só sobreviverá no mercado se tiver domínio de seu ambiente interno, estrutura, visão e flexibilidade para acompanhar as constantes mudanças de cenário de um mundo cada vez mais veloz e globalizado. Faz-se necessário lembrar que num mesmo cenário podemos enxergar ameaças e visualizar as oportunidades. Kleydson


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