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Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.

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1 Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa

2 NO PASSADO CONHECÍAMOS NOSSOS CLIENTES
PELO NOME, ONDE VIVIAM, QUE TIPO DE PRODUTOS NECESSITAVAM, COMO SERIAM ENTREGUES, COMO QUERIAM PAGAR E QUANTO DE DINHEIRO TINHAM PARA GASTAR.

3 CONSCIENTEMENTE OU NÃO DIVIDÍAMOS NOSSOS CLIENTES EM:
GRUPOS DE MAIOR OU MENOR VALOR PARA NOSSO NEGÓCIO, E DIVIDÍAMOS DE NOVO COM BASE EM SUAS NECESSIDADES E DESEJOS.

4 PORQUE FAZÍAMOS ISSO? PARA ENTREGAR UM PRODUTO ADEQUADO AS NECESSIDADES DESSE CLIENTE. EVITANDO QUE O CONCORRENTE OFERECESSE O MESMO TIPO DE PRODUTO.

5 Como denominamos este processo?
MARKETING Relacionamento

6 O Marketing, seu ambiente e sua evolução
Era da produção – demanda maior que a oferta. Produtos artesanais. Com a Revolução Industrial a produtividade aumentou, mas ainda a disponibilidade de recursos era o fator determinante. Era de Vendas – excesso de oferta (1930) e agressividade de vendas

7 O Marketing, seu ambiente e sua evolução
Era do Marketing – conquista e manutenção de negócios a longo prazo, mantendo relações permanentes com os clientes (1950). Conhecer os desejos e necessidades dos clientes.

8 Informação massificada
Produção local com visão global Competitividade local Tecnologia de produção Foco na produção Relacionamentos massificados Ciclo de vida longo Propaganda de massa Visão de volumes Distribuição Relacionamentos desestruturados Especialização no produto 1 to 1 Indivíduo Ilhas Massa Processamento de Dados Pulverização Informação massificada

9 Sistemas de Inteligência
Produção global com visão local Relacionamentos segmentados e interligados Foco em nichos Competitividade global Produtos diferenciados Comunicação integrada Ciclo de vida curto Psicologia e persuasão de consumo Emoção Serviços Mídia Integrada Comportamento Personalização Fidelização 1 to 1 Segmentação Indivíduo Redes SI Sistemas de Inteligência Conhecimento

10 Mais do que desenvolver um bom produto e estabelecer preços atraentes, o marketing é responsável por levar estes aspectos ao público-alvo. Isto só ocorre com uma comunicação eficiente. O que dizer? Para quem dizer? Com que freqüência?

11 Propaganda Relações Pública Promoção de Vendas Marketing Direto
Venda Pessoal, Mala Direta, Telemarketing, Marketing de Catálogo E-Marketing

12 Primeira Campanha com telemarketing – 1962 – Ford
Marketing direto – data da década de 50 Primeira Campanha com telemarketing – 1962 – Ford O telemarketing é definido como a aplicação do telefone para a performance das atividades de marketing. É o casamento da tecnologia de telecomunicações com as técnicas do marketing direto.

13 Fases evolutivas do Telemarketing
Informações Necessárias Canal de Relacionamento Internet assume um destaque no processo de atendimento e fidelização Fidelização Final da década de 90. Telemarketing ativo Qualidade do Atendimento Fase de informatização do Call Center Receptiva Fase inicial, implantação do SAC – fins da década de 80 e meados de 90.

14 A Internet está introduzindo um novo paradigma no comércio e no relacionamento com os clientes a um ritmo assustador. E-marketing traduz o processo de marketing no século XXI. Primeiro site comercial – 1993 2003 – ultrapassou a casa do 100 milhões de usuários e consolida-se numa mídia viável para comunicação e relacionamento

15 VITRINA Eletrônica, a janela para o mundo globalizado
Conduz o cliente pelo processo decisório de compra on line (e-commerce). Estimula o cliente a reconhecer uma necessidade É uma excelente fonte de informações Facilitadora na decisão de compra VITRINA Eletrônica, a janela para o mundo globalizado

16 A WEB é mais que uma mídia...
Dominar o modelo de relacionamento pela Internet e transformá-la num meio efetivo de comunicação é um dos maiores desafios das organizações e da própria evolução da WEB como ferramenta estratégica de negócios. A WEB é mais que uma mídia...

17 Orientação de Marketing Societal
A tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade.


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