Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Copyright © 2006 by Pearson Education
2
Copyright © 2006 by Pearson Education
Questões abordadas no capítulo Por que o marketing é importante? Qual é o escopo do marketing? Quais são as orientações fundamentais do marketing? Como a administração de marketing mudou? Quais são as tarefas necessárias para a administração de marketing bem-sucedida? Copyright © 2006 by Pearson Education
3
Copyright © 2006 by Pearson Education
O bom marketing não é acidental A Boston Beer Company, fabricante da Samuel Adams, inova constantemente Copyright © 2006 by Pearson Education
4
Administração de marketing é a arte e
O que é administração de marketing? Administração de marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente. Copyright © 2006 by Pearson Education
5
Copyright © 2006 by Pearson Education
Vendas são a ponta do iceberg do marketing “Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.” Peter Drucker Copyright © 2006 by Pearson Education
6
Copyright © 2006 by Pearson Education
Apenas o melhor é bom o suficiente para os clientes da Lexus Copyright © 2006 by Pearson Education
7
A que se aplica o marketing?
Bens Serviços Eventos & experiências Pessoas Lugares & propriedades Organizações Informações Idéias Copyright © 2006 by Pearson Education
8
Copyright © 2006 by Pearson Education
Marketing de idéia: Amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados Este é o relógio que Stephen Hollingshead Jr. estava usando quando encontrou um motorista alcoolizado. Hora da morte: 18h55. Copyright © 2006 by Pearson Education
9
Copyright © 2006 by Pearson Education
Estados de demanda Inexistente Latente Negativa Irregular Em declínio Plena Excessiva Indesejada Copyright © 2006 by Pearson Education
10
Copyright © 2006 by Pearson Education
Figura 1.1 Estrutura de fluxos em uma moderna economia de troca Copyright © 2006 by Pearson Education
11
Copyright © 2006 by Pearson Education
Figura 1.2 Um sistema simples de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education
12
Principais mercados de clientes
Mercado consumidor Mercado global Mercado sem fins lucrativos Mercado organizacional Copyright © 2006 by Pearson Education
13
Copyright © 2006 by Pearson Education
Mercado global A Coca-Cola esteve presente no primeiro China International Beverage Festival em Pequim, 2003 Copyright © 2006 by Pearson Education
14
O mercado não é mais o que era antes…
Mudança tecnológica Globalização Desregulamentação Privatização Aumento do poder do cliente Customização Convergência setorial Desintermediação Copyright © 2006 by Pearson Education
15
Copyright © 2006 by Pearson Education
Orientações da empresa para o mercado Produção Produto Vendas Marketing Copyright © 2006 by Pearson Education
16
Copyright © 2006 by Pearson Education
Figura 1.3 Dimensões do marketing holístico Copyright © 2006 by Pearson Education
17
Copyright © 2006 by Pearson Education
Figura 1.4 Os 4Ps do mix de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education
18
Copyright © 2006 by Pearson Education
Figura 1.5 Estratégia de mix de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education
19
Copyright © 2006 by Pearson Education
Mix de marketing e os clientes 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Cs Clientes (solução para) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação Copyright © 2006 by Pearson Education
20
Copyright © 2006 by Pearson Education
Conceitos centrais Necessidades, desejos e demandas Mercados-alvo, posicionamento e segmentação Ofertas e marcas Valor e satisfação Canais de marketing Cadeia de suprimento Concorrência Ambiente de marketing Planejamento de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education
21
Copyright © 2006 by Pearson Education
Figura 1.6 Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa Copyright © 2006 by Pearson Education
22
Copyright © 2006 by Pearson Education
Tarefas de administração de marketing Desenvolver estratégias de marketing Capturar oportunidades de marketing Conectar-se com os clientes Desenvolver marcas fortes Desenvolver ofertas ao mercado Entregar valor Comunicar valor Gerar sucesso de longo prazo Copyright © 2006 by Pearson Education
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.