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Capítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education.

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1 Capítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education

2 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-2 Questões abordadas no capítulo Por que o marketing é importante? Qual é o escopo do marketing? Quais são as orientações fundamentais do marketing? Como a administração de marketing mudou? Quais são as tarefas necessárias para a administração de marketing bem-sucedida?

3 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-3 O bom marketing não é acidental A Boston Beer Company, fabricante da Samuel Adams, inova constantemente

4 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-4 O que é administração de marketing? Administração de marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.

5 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-5 Vendas são a ponta do iceberg do marketing Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível. Peter Drucker

6 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-6 Apenas o melhor é bom o suficiente para os clientes da Lexus

7 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-7 A que se aplica o marketing? Bens Serviços Eventos & experiências Pessoas Lugares & propriedades Organizações Informações Idéias

8 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-8 Marketing de idéia: Amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados Este é o relógio que Stephen Hollingshead Jr. estava usando quando encontrou um motorista alcoolizado. Hora da morte: 18h55.

9 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-9 Estados de demanda Inexistente Latente Em declínio Irregular PlenaIndesejadaExcessiva Negativa

10 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-10 Figura 1.1 Estrutura de fluxos em uma moderna economia de troca

11 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-11 Figura 1.2 Um sistema simples de marketing

12 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-12 Principais mercados de clientes Mercado consumidor Mercado organizacional Mercado global Mercado sem fins lucrativos

13 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-13 Mercado global A Coca-Cola esteve presente no primeiro China International Beverage Festival em Pequim, 2003

14 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-14 O mercado não é mais o que era antes… Mudança tecnológica Globalização Desregulamentação Privatização Aumento do poder do cliente Customização Convergência setorial Desintermediação

15 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-15 Orientações da empresa para o mercado Produção VendasMarketing Produto

16 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-16 Figura 1.3 Dimensões do marketing holístico

17 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-17 Figura 1.4 Os 4Ps do mix de marketing

18 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-18 Figura 1.5 Estratégia de mix de marketing

19 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-19 Mix de marketing e os clientes 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Cs Clientes (solução para) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação

20 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-20 Conceitos centrais Necessidades, desejos e demandas Mercados-alvo, posicionamento e segmentação Ofertas e marcas Valor e satisfação Canais de marketing Cadeia de suprimento Concorrência Ambiente de marketing Planejamento de marketing

21 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-21 Figura 1.6 Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa

22 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-22 Tarefas de administração de marketing Desenvolver estratégias de marketing Capturar oportunidades de marketing Conectar-se com os clientes Desenvolver marcas fortes Desenvolver ofertas ao mercado Entregar valor Comunicar valor Gerar sucesso de longo prazo


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