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1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio. 2 Agenda Rever a importância do Marketing no mundo dos negócios. Rever os principais fundamentos para um.

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1 1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio

2 2 Agenda Rever a importância do Marketing no mundo dos negócios. Rever os principais fundamentos para um Marketing bem sucedido.

3 3 Afinal, o que é o Marketing? É um processo estratégico e tático. É uma filosofia para alcançar objetivos organizacionais. É uma atividade baseada no conceito de troca.

4 4 Dinheiro Bens/Serviços Sistema Simples de Marketing Setor (conjunto de vendedores) Mercado (conjunto de compradores) Comunicação Informação

5 5 Marketing Envolve um processo de atividades logicamente encadeadas para alcançar. Contém 3 etapas: Análise do Contexto de Marketing Gestão Estratégica de Marketing Gestão do Composto de Marketing

6 6 Análise do Contexto de Marketing Contexto Interno (empresa) Cultura. Planejamento. Recursos. Competência (pontos fortes e pontos fracos)

7 7 Contexto Externo (ambiente) Comportamento do Consumidor

8 8 Contexto Externo (ambiente) Contexto Externo (ambiente) Concorrentes

9 9 Contexto Externo (ambiente) Contexto Externo (ambiente) Fatos

10 10 MEIO AMBIENTE FÍSICO NATURAL Lugar, pessoas, clima, etc. INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS São inovações tecnológicas que podem até retardar as compras. INFLUÊNCIAS ECONÔMICAS Facilidades de crédito, do cartão, inflação, etc. Contexto Externo (Ambiente)

11 11 INFLUÊNCIAS POLÍTICAS O sistema poderá estimular o consumo como também inibir. INFLUÊNCIAS LEGAIS Através de normas, leis e regulamentos emanadas dos três poderes, que poderá influenciar ou não. Contexto Externo (Ambiente)

12 12 Gestão Estratégica de Marketing Segmentação do Mercado e Seleção de Mercado-alvo Ocasiões, Benefícios, Usos, AtitudesAtitudes Comportamental Demográfica Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação, Rendimento... Estilo de vida ou personalidade Psicográfica Geográfica Região, Cidade, Densidade, Área

13 13 Principais Mercados de Clientes Mercado Consumidor Mercado sem fins lucrativos Mercado Global Mercado Organizacional

14 14 Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes- alvo. Gestão Estratégica de Marketing Posicionamento

15 15 Gestão do Composto de Marketing (4 Ps)Marketing Mix Marketing Mix Mercado-Alvo Produto Promoção Preço Praça Variedade do produto Qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções Lista de preços Descontos Condições Prazo de Pagamento Condições de crédito Promoção de Vendas Propaganda Força de Vendas Assessoria de Imprensa Marketing Direto Canais Cobertura Sortimento Localizações Estoque Transporte

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17 17 Produção Produto Vendas Marketing Consumidores preferem produtos baratos e facilmente disponíveis Consumidores preferem produtos inovadores e com melhor qualidade e desempenho Consumidores só compram produtos que a empresa vende/promove agressivamente Concentra-se nas necessidades/ desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor que a concorrência Orientações da Empresa para o Mercado

18 18 Nenhuma empresa pode operar em todos os mercados – deve se orientar para seu mercado-alvo. 4 Pilares do Marketing

19 19 Os profissionais de marketing devem compreender as necessidades e desejos dos clientes 4 Pilares do Marketing

20 20 Todos os departamentos da empresa devem trabalhar juntos 4 Pilares do Marketing

21 21 O marketing deve ajudar as organizações a atingir suas metas de lucratividade. 4 Pilares do Marketing

22 22 Tarefa Principal do Marketing OFERTADEMANDA

23 23 O Marketing e as trocas 1. Quem participa das trocas? Vendedores e compradores 2. Quais são os motivos das trocas? Necessidades e desejos 3. Quais são os objetos das trocas? Bens, serviços e idéias 4. O Que determina as trocas? Valor percebido 5. Quais são os resultados das trocas? Satisfação ou insatisfação 6. Qual é o vínculo entre as partes? Transação ou relacionamento

24 24 VALOR E SATISFAÇÃO O que é VALOR para o seu cliente? Valor é a estimativa do consumidor quanto à capacidade geral do produto de satisfazer suas necessidades, determinada de acordo com o menor custo possível de aquisição, propriedade e uso.

25 25 Resultados do processo competente de Marketing Concretiza trocas com o mercado; Gera valor percebido; Satisfaz consumidor; Constrói relacionamentos.

26 26 Caso Havaianas Lançada em 1962 – classe média (famílias calçando as legítimas havainas na piscina) Até 1993 – Não deforma, não tem cheiro e não solta tiras (Chico Anysio): posicionamento de durabilidade.Chico Anysio 1994 – virou o jogo no Mix de Marketing – Novo conceito: Promoção - publicidade gratuita (Naomi Campbell, Kate Moss); propaganda Luana Piovani; Preços; Praça Posicionamento destacando moda, juventude, relaxamento e sofisticação).juventude relaxamento Produto: design e criação de novas linhas (top e surf)novas linhas

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