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ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio

2 Agenda Rever a importância do Marketing no mundo dos negócios. Rever os principais fundamentos para um Marketing bem sucedido.

3 Afinal, o que é o Marketing?
É um processo estratégico e tático. É uma filosofia para alcançar objetivos organizacionais. É uma atividade baseada no conceito de troca.

4 Sistema Simples de Marketing
Comunicação Setor (conjunto de vendedores) Mercado (conjunto de compradores) Bens/Serviços Dinheiro Informação

5 Marketing Envolve um processo de atividades logicamente encadeadas para alcançar. Contém 3 etapas: Análise do Contexto de Marketing Gestão Estratégica de Marketing Gestão do Composto de Marketing

6 Análise do Contexto de Marketing
Contexto Interno (empresa) Cultura. Planejamento. Recursos. Competência (pontos fortes e pontos fracos)

7 Contexto Externo (ambiente)
Comportamento do Consumidor

8 Contexto Externo (ambiente) Concorrentes

9 Contexto Externo (ambiente) Fatos

10 Contexto Externo (Ambiente)
MEIO AMBIENTE FÍSICO NATURAL Lugar, pessoas, clima, etc. INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS São inovações tecnológicas que podem até retardar as compras. INFLUÊNCIAS ECONÔMICAS Facilidades de crédito, do cartão, inflação, etc. INTRODUÇÃO

11 Contexto Externo (Ambiente)
INFLUÊNCIAS POLÍTICAS O sistema poderá estimular o consumo como também inibir. INFLUÊNCIAS LEGAIS Através de normas, leis e regulamentos emanadas dos três poderes, que poderá influenciar ou não. INTRODUÇÃO

12 Gestão Estratégica de Marketing Segmentação do Mercado e Seleção de Mercado-alvo
Geográfica Demográfica Região, Cidade, Densidade, Área Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação, Rendimento... Psicográfica Comportamental Estilo de vida ou personalidade Ocasiões, Benefícios, Usos, Atitudes

13 Principais Mercados de Clientes
Mercado Global Mercado Consumidor Mercado sem fins lucrativos Mercado Organizacional

14 Gestão Estratégica de Marketing
Posicionamento Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo.

15 Marketing (4 P’s)Marketing Mix
Gestão do Composto de Marketing (4 P’s)Marketing Mix Marketing Mix Produto Praça Variedade do produto Qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções Canais Cobertura Sortimento Localizações Estoque Transporte Mercado-Alvo Preço Promoção Lista de preços Descontos Condições Prazo de Pagamento Condições de crédito Promoção de Vendas Propaganda Força de Vendas Assessoria de Imprensa Marketing Direto

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17 Orientações da Empresa para o Mercado
Produção Consumidores preferem produtos baratos e facilmente disponíveis Consumidores preferem produtos inovadores e com melhor qualidade e desempenho Produto Consumidores só compram produtos que a empresa vende/promove agressivamente Vendas Concentra-se nas necessidades/ desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor que a concorrência Marketing

18 4 Pilares do Marketing Nenhuma empresa pode operar em todos os mercados – deve se orientar para seu mercado-alvo.

19 4 Pilares do Marketing Os profissionais de marketing devem compreender as necessidades e desejos dos clientes

20 Todos os departamentos da empresa devem trabalhar juntos
4 Pilares do Marketing Todos os departamentos da empresa devem trabalhar juntos

21 4 Pilares do Marketing O marketing deve ajudar as organizações a atingir suas metas de lucratividade.

22 Tarefa Principal do Marketing
OFERTA DEMANDA

23 1. Quem participa das trocas? Vendedores e compradores
2. Quais são os motivos das trocas? Necessidades e desejos 6. Qual é o vínculo entre as partes? Transação ou relacionamento O Marketing e as trocas 3. Quais são os objetos das trocas? Bens, serviços e idéias 5. Quais são os resultados das trocas? Satisfação ou insatisfação 4. O Que determina as trocas? Valor percebido

24 O que é VALOR para o seu “cliente”?
VALOR E SATISFAÇÃO O que é VALOR para o seu “cliente”? Valor é a estimativa do consumidor quanto à capacidade geral do produto de satisfazer suas necessidades, determinada de acordo com o menor custo possível de aquisição, propriedade e uso.

25 Resultados do processo competente de Marketing
Concretiza trocas com o mercado; Gera valor percebido; Satisfaz consumidor; Constrói relacionamentos.

26 Caso Havaianas Lançada em 1962 – classe média (famílias calçando as legítimas havainas na piscina)
Até 1993 – “Não deforma, não tem cheiro e não solta tiras” (Chico Anysio): posicionamento de durabilidade. 1994 – virou o jogo no Mix de Marketing – Novo conceito: Promoção - publicidade gratuita (Naomi Campbell, Kate Moss); propaganda Luana Piovani; Preços; Praça Posicionamento destacando moda, juventude, relaxamento e sofisticação). Produto: design e criação de novas linhas (top e surf)

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