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Segmentação de Mercado

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Apresentação em tema: "Segmentação de Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Segmentação de Mercado

2 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
É o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes. MERCADO-ALVO É o segmento específico do mercado que uma organização escolhe atender.

3 Marketing por Segmentos
Abordagens para os Mercados Servidos Abordagem Descrição Exemplos Marketing de Massa Um único composto de marketing para todo o mercado Serviços telefônicos; páginas na Internet Um único composto de Marketing para um segmento de mercado Produtos de beleza para mulheres negras; fraldas geriátricas Marketing por Segmentos Compostos de Marketing separados para dois ou mais segmentos do mercado McDonald’s (McLanche Feliz, para crianças, Big Mac, para adolescentes e para adultos); copiadoras Toshiba (vários tamanhos e recursos para atender a diferentes níveis de necessidades comerciais) Marketing Individual Um composto de Marketing personalizado para um indivíduo ou organização Lazer personalizado para clientes assíduos dos hotéis Ritz-Carlton; serviços de consultoria adaptados às necessidades da organização 2 2

4 Marketing de Massa O Mercado Todo o Mercado Produto Preço Distribuição
Promoção Distribuição Produto Todo o Mercado O Mercado 3 3

5 Marketing de Nicho O Mercado Segmento do mercado Distribuição Produto
Preço Promoção Preço Segmento do mercado O Mercado Promoção 4 4

6 Marketing Diferenciado
Preço Promoção Distribuição Produto Segmento do Mercado Produto Preço Distribuição Promoção O Mercado Preço Promoção Distribuição Produto Produto Preço Segmento do Mercado Distribuição Promoção 5 5

7 Marketing Individual O Mercado Preço Promoção Distribuição Produto
Cliente Cliente Cliente Cliente Preço Promoção Distribuição Produto Cliente O Mercado Cliente Cliente Cliente Preço Promoção Distribuição Produto Cliente Cliente Cliente Preço Promoção Distribuição Produto Cliente Cliente Cliente 6 6

8 Algumas Bases para a Segmentação de Mercados de Consumo
Demográfica Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação, Rendimento. Geográfica Região, Cidade, Densidade, Área. Comportamental Ocasiões, Benefícios, Usos, Atitudes. Psicográfica Estilo de vida ou personalidade .

9 Algumas Bases para a Segmentação de Mercados de Consumo
“Firewater” Comportamento de compra Geográfica McDonald's Segmentação Demográfica Levi’s Psicográfica Elma Chips 7 7

10 BASE DEMOGRÁFICA É A SEGMENTAÇÃO QUE ENVOLVE A DIVISÃO DO MERCADO COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO.

11 SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
Critério Exemplos Sexo Masculino; feminino. Idade Menos de 6; 6-12; 13-19; 20-29; 30-39; 40-49; 50 ou mais. Raça ou etnia Brancos; negros; orientais; outros. Renda familiar Abaixo de R$ 500,00, de R$ a R$ 1.000,00; de R$ 1.000,00 a R$ 3.000; acima de R$ 3.000,00. Ocupação Funcionários públicos; operários; agricultores; aposentados; profissionais de nível superior e técnicos; executivos e empresários; estudantes; donas de casa; desempregados. Tamanho da família Uma ou duas pessoas; três ou quatro pessoas; mais de cinco pessoas. Ciclo de vida da família Solteiro; casado sem filhos, casado com filhos.

12 BASE GEOGRÁFICA É A SEGMENTAÇÃO QUE ENVOLVE A DIVISÃO DO MERCADO COM BASE NA LOCALIZAÇÃO E OUTROS CRITÉRIOS GEOGRÁFICOS, COMO DENSIDADE POPULACIONAL OU CLIMA.

13 SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
Critério Exemplos Região Norte; Nordeste; Centro-Oeste; Sul; Sudeste Densidade Populacional Urbana; rural. Clima Quente; frio.

14 BASE PSICOGRÁFICA É A SEGMENTAÇÃO QUE ENVOLVE A DIVISÃO DO MERCADO COM BASE EM COMO AS PESSOAS CONDUZEM SUA VIDA, INCLUINDO SUAS ATIVIDADES, INTERESSES E OPINIÕES.

15 SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA
Critério Exemplos Estilo de vida Tradicional; sofisticado; segundo a moda. Personalidade Cordial; agressivo; distante.

16 BASE COMPORTAMENTAL É A SEGMENTAÇÃO QUE ENVOLVE A DIVISÃO DO MERCADO COM BASE NOS DIVERSOS COMPORTAMENTOS DE COMPRA.

17 SEGMENTAÇÃO PELO COMPORTAMENTO DE COMPRA
Critério Exemplos Freqüência de uso Rara; média; intensa. Lealdade de fonte Compra de um, dois, três, quatro ou mais fornecedores. Status de usuário Não usuário; ex-usuário; usuário potencial; usuário atual.

18 Algumas Bases para Segmentação de Mercados Organizacionais
Geográfica Tipo de Cliente Comportamento Organizacional Comprador do 9 9

19 SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
Critério Exemplos Região Sul; Sudeste; Centro-Oeste; Norte e Nordeste. Cidade ou Bairro Abaixo de hab.; a ; a ; a ; acima de Taxa de crescimento da área Crescimento explosivo; rápido; moderado; lento; em declínio. Clima Quente; frio

20 SEGMENTAÇÃO POR TIPO DE CLIENTE
Critério Exemplos Tipo de organização Produtor; intermediário; órgãodo governo; outra instituição. Tamanho da organização Menos de 50 funcionários; de 50 a 99 func.; de 100 a 499 func.; mais de 500 func. Lealdade de fonte Compra de um, dois, três, quatro fornecedores.

21 SEGMENTAÇÃO POR COMPORTAMENTO DO COMPRADOR ORGANIZACIONAL
Critério Exemplos Compra média Menos de R$ 500,00; R$ 500 a R$ 999; R$ a R$ 1.999,00; mais de R$ 2.000,00 Freqüência de uso Freqüente; médio; esporádico. Aplicação do produto Produção; marketing; finanças; administrativa; outras formas. Critério de compra Preço; qualidade; pontualidade; confiabilidade do fornecimento; outros critérios.

22 Processo de Segmentação de Mercado
Análise das relações cliente-produto Investigação das bases para segmentação Desenvolvimento do posicionamento do produto Seleção da estratégia de segmentação 10 10

23 ANÁLISE DAS RELAÇÕES CLIENTE-PRODUTO

24 Nessa etapa, os profissionais de marketing começam o processo de segmentação combinando seu próprio conhecimento com pesquisas de marketing, para analisar a relação entre os clientes e os bens ou serviços a serem oferecidos, aplicando os princípios do comportamento do consumidor e do comprador organizacional.

25 INVESTIGAÇÃO DAS BASES PARA SEGMENTAÇÃO

26 Agora, os profissionais de marketing examinam as diversas maneiras de dividir o mercado em segmentos.

27 DESENVOLVIMENTO DO POSICIONAMENTO DE PRODUTO

28 Junto com as informações sobre quais segmentos devem-se tornar seus mercados-alvo, os profissionais de marketing devem considerar também o posicionamento do produto.

29 ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO

30 As informações coletadas sobre os segmentos do mercado possibilitam que os profissionais de marketing selecionem uma estratégia de segmentação para as alternativas de marketing de massa, marketing por segmentos, marketing individual ou para a possibilidade de não servir o mercado.

31 Para identificar segmentos em que possam aumentar a lucratividade ou a eficácia organizacional, podem ser adotados alguns critérios:  MENSURALIDADE DO SEGMENTO  TAMANHO DO SEGMENTO  CRESCIMENTO ESPERADO NO SEGMENTO  CUSTO DE ATINGIR O SEGMENTO  OBJETIVOS E FORÇAS ORGANIZACIONAIS


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