A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. PAULO GONZAGA, MSc. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO GESTÃO DE MARKETING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. PAULO GONZAGA, MSc. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO GESTÃO DE MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. PAULO GONZAGA, MSc. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO GESTÃO DE MARKETING

2 Segmentação de Mercado Processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes. Mercado-alvo: o segmento específico do mercado que uma organização escolhe atender.

3 Abordagens Para Os Mercados Servidos Abordagem Marketing de Massa ou MKT Indiferenciado Um único composto de marketing para todo o mercado Marketing por Segmentos ou Marketing de Nicho DescriçãoExemplos Marketing Individual Serviços telefônicos; páginas na Internet. Um único composto de Marketing para um segmento de mercado McDonalds (McLanche Feliz, para crianças, Big Mac, para adolescentes e para adultos); copiadoras Toshiba (vários tamanhos e recursos para atender a diferentes níveis de necessidades comerciais). Lazer personalizado para clientes assíduos dos hotéis Ritz-Carlton; serviços de consultoria adaptados às necessidades da organização. Um composto de Marketing personalizado para um indivíduo ou organização Compostos de Marketing separados para dois ou mais segmentos do mercado Produtos de beleza para mulheres negras; fraldas geriátricas.

4 Marketing de Massa (Indiferenciado) Preço Promoção Distribuição Produto O Mercado Todo o Mercado

5 Marketing por Segmento/Marketing de Nicho Preço Promoção Distribuição Produto O Mercado Segmento do Mercado

6 Marketing Diferenciado Preço Promoção Distribuição Produto O Mercado Segmento do Mercado Preço Promoção Distribuição Produto

7 Marketing Individual Preço Promoção Distribuição Produto O Mercado Cliente Preço Promoção Distribuição Produto Preço Promoção Distribuição Produto Preço Promoção Distribuição Produto Cliente

8 Algumas Bases Para a Segmentação de Mercados de Consumo Demográfica Segmentação Geográfica PsicográficaBenefícios Comportamentode compra McDonald's Alimentos e restaurantesorgânicos Colgate Planos de minutos para celulares Academias exclusivas para mulheres Sexo, idade, raça. Renda. Ocupação, instrução. Tamanho da família.

9 RENDA DO CONSUMIDOR Renda Bruta Quantia total de moeda ganha em um ano por um indivíduo ou família. Renda Disponível Dinheiro que sobra para um indivíduo/família depois do pagamento de impostos. Renda Discricionária Dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento de impostos e despesas essenciais.

10 Processo de Segmentação de Mercado Análise das relações cliente-produto Investigação das bases para segmentação Desenvolvimento do posicionamento do produto Seleção da estratégia de segmentação

11 Desenvolvimento do Posicionamento do Produto. Percepção do produto em relação a produtos concorrentes na mente de compradores potenciais Abordagem Por Concorrentes Por Atributos Comparação com marcas concorrentes Com base nos atributos Por Usuário Pelo Uso ou Aplicação DescriçãoExemplos Por Classe de Produto Liderança absoluta no 2º lugar. (SBT) Conveniência de uma farmácia 24 horas Destinado ao uso p/um determinado grupo A MasterCard se posicionou como o cartão de crédito mais útil p/transações do dia-a-dia, ou seja, um modo de organizar as finanças e pagar despesas rotineiras O sabonete Dove foi posicionado como uma mistura de sabonete e hidratante, em vez de mero sabonete Em relação a outras classes de produtos Para um uso específico Carros populares no Brasil

12 Abordagens Para Posicionamento Abordagem Por Benefício Com base nos benefícios oferecidos Por Endosso de Personalidade Por Endosso de Especialista Por Preço Por Qualidade Por País de Origem Por Tradição DescriçãoExemplos Personalidade endossa o uso do produto Ibi Card: o cartão do Luciano Hulk Omega: o leite do coração Enfatiza o preço Carrefour: sempre o menor preço Especialista endossa o uso do produto Colgate: o mais recomendado pelos dentistas Enfatiza o paísVinho francês Enfatiza a tradição da empresa Hering 1880 Enfatiza a qualidade É Brastemp

13 Exemplo de Mapa de Posicionamento Para Automóveis Tradicionais Esportivos Funcionais Luxuosos BMW Mercedes Cadillac Lincoln Chrysler Oldsmobile Porsche Chevrolet Nissan Toyota VW Ford Dodge

14 A Segmentação Depende: Mensurabilidade do Segmento (tamanho) Segmentação Concorrência no Segmento Potencial de Mercado Crescimento Esperado Custos Objetivos Forças POTENCIAL DE MERCADO As compras que os compradores de um segmento provavelmente farão durante um período de tempo especificado.


Carregar ppt "PROF. PAULO GONZAGA, MSc. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO GESTÃO DE MARKETING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google