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FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Prof. Msc.Décio L. Mello P. Faria

2 Fundamentos de Marketing
MARKETING = MARKET + ING MARKET + ING = MERCADO EM AÇÃO

3 Fundamentos de Marketing
Marketing – conceito “ Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição”. DIAS (2003, p.2)

4 Fundamentos de Marketing
CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING

5 Fundamentos de Marketing
Teoria da escolha individual: Adam Smith (1776) “O bem estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva”

6 Fundamentos de Marketing
A teoria engloba os princípios: As pessoas buscam experiências que valham a pena. A escolha individual determina o que vale a pena. Por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serão realizados. As pessoas são responsáveis pelas suas ações e escolhem o que é melhor para elas (princípio da soberania do comprador)

7 Fundamentos de Marketing
Mercado Conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los. Podem ser: Mercado de consumo Mercado organizacional

8 Fundamentos de Marketing
Mercado – alvo Aquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing.

9 Fundamentos de Marketing
Segmento de mercado Grupo de consumidores com necessidades e características comuns entre si mas diferentes em relação a outros grupos que exige estratégia e programa de marketing distintos.

10 Fundamentos de Marketing
Características dos segmentos de mercado: Geográfica – nação, estado, cidade. Demográfica – Idade, gênero, tamanho da família. Psicográfica – classe social, estilo de vida . Comportamental – fidelidade ao produto, ocasiões de uso.

11 Fundamentos de Marketing
Necessidade: É o estado de carência e privação sentido por uma pessoa, que provoca a motivação para o consumo. Pode ser: Inata: inerente à natureza humana e não pode ser esgotada. Adquirida: derivada do ambiente cultural e social e pode ser esgotada.

12 Fundamentos de Marketing
Satisfação da necessidade É o estado de realização atingido quando o desempenho do produto se iguala à expectativa do cliente ou a supera.

13 Fundamentos de Marketing
Desejo Forma que uma necessidade humana assume quando moldada pela cultura e pelas características de um indivíduo.

14 Fundamentos de Marketing
NECESSIDADE PODE SER CRIADA? EXPLICAR

15 Fundamentos de Marketing
Valor para o cliente É a diferença entre os benefícios obtidos e os custos incorridos pelo cliente.

16 Fundamentos de Marketing
Vantagem competitiva É a competência exclusiva da empresa que não pode ser copiada pelos concorrentes e que gera uma posição de mercado superior e duradoura.

17 Fundamentos de Marketing
Produto É o termo que designa o que satisfaz a necessidade e o desejo do cliente. Pode ser: Tangível. Intangível.

18 Fundamentos de Marketing
Atributos do produto São as características funcionais, formais e estéticas do produto.

19 Fundamentos de Marketing
Serviço É um bem intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele.

20 Fundamentos de Marketing
Demanda de mercado Valor total que seria comprado pelos clientes em dada condição de investimento de marketing pelas empresas.

21 Fundamentos de Marketing
Potencial de mercado É o nível máximo de demanda a ser atingido com o máximo de investimento de marketing.

22 Fundamentos de Marketing
Fórmula para determinação do potencial de mercado Q = n x q x p Sendo: Q = potencial de mercado n = número de compradores p = preço unitário

23 Fundamentos de Marketing
Ambiente de marketing Conjunto de fatores externos ou internos à empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing realizadas.

24 BIBLIOGRAFIA DIAS, S.R. Gestão de marketing. São Paulo, Saraiva, 2003.


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