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FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Prof. Msc.Décio L. Mello P. Faria
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Fundamentos de Marketing
MARKETING = MARKET + ING MARKET + ING = MERCADO EM AÇÃO
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Fundamentos de Marketing
Marketing – conceito “ Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição”. DIAS (2003, p.2)
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Fundamentos de Marketing
CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING
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Fundamentos de Marketing
Teoria da escolha individual: Adam Smith (1776) “O bem estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva”
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Fundamentos de Marketing
A teoria engloba os princípios: As pessoas buscam experiências que valham a pena. A escolha individual determina o que vale a pena. Por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serão realizados. As pessoas são responsáveis pelas suas ações e escolhem o que é melhor para elas (princípio da soberania do comprador)
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Fundamentos de Marketing
Mercado Conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los. Podem ser: Mercado de consumo Mercado organizacional
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Fundamentos de Marketing
Mercado – alvo Aquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing.
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Fundamentos de Marketing
Segmento de mercado Grupo de consumidores com necessidades e características comuns entre si mas diferentes em relação a outros grupos que exige estratégia e programa de marketing distintos.
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Fundamentos de Marketing
Características dos segmentos de mercado: Geográfica – nação, estado, cidade. Demográfica – Idade, gênero, tamanho da família. Psicográfica – classe social, estilo de vida . Comportamental – fidelidade ao produto, ocasiões de uso.
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Fundamentos de Marketing
Necessidade: É o estado de carência e privação sentido por uma pessoa, que provoca a motivação para o consumo. Pode ser: Inata: inerente à natureza humana e não pode ser esgotada. Adquirida: derivada do ambiente cultural e social e pode ser esgotada.
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Fundamentos de Marketing
Satisfação da necessidade É o estado de realização atingido quando o desempenho do produto se iguala à expectativa do cliente ou a supera.
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Fundamentos de Marketing
Desejo Forma que uma necessidade humana assume quando moldada pela cultura e pelas características de um indivíduo.
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Fundamentos de Marketing
NECESSIDADE PODE SER CRIADA? EXPLICAR
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Fundamentos de Marketing
Valor para o cliente É a diferença entre os benefícios obtidos e os custos incorridos pelo cliente.
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Vantagem competitiva É a competência exclusiva da empresa que não pode ser copiada pelos concorrentes e que gera uma posição de mercado superior e duradoura.
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Fundamentos de Marketing
Produto É o termo que designa o que satisfaz a necessidade e o desejo do cliente. Pode ser: Tangível. Intangível.
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Atributos do produto São as características funcionais, formais e estéticas do produto.
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Serviço É um bem intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele.
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Fundamentos de Marketing
Demanda de mercado Valor total que seria comprado pelos clientes em dada condição de investimento de marketing pelas empresas.
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Potencial de mercado É o nível máximo de demanda a ser atingido com o máximo de investimento de marketing.
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Fórmula para determinação do potencial de mercado Q = n x q x p Sendo: Q = potencial de mercado n = número de compradores p = preço unitário
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Fundamentos de Marketing
Ambiente de marketing Conjunto de fatores externos ou internos à empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing realizadas.
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BIBLIOGRAFIA DIAS, S.R. Gestão de marketing. São Paulo, Saraiva, 2003.
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