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Prof. Msc.Décio L. Mello P. Faria. MARKETING = MARKET + ING MARKET + ING = MERCADO EM AÇÃO

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Apresentação em tema: "Prof. Msc.Décio L. Mello P. Faria. MARKETING = MARKET + ING MARKET + ING = MERCADO EM AÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Msc.Décio L. Mello P. Faria

2 MARKETING = MARKET + ING MARKET + ING = MERCADO EM AÇÃO

3 Marketing – conceito Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. DIAS (2003, p.2)

4 CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING

5 Teoria da escolha individual: Adam Smith (1776) O bem estar da sociedade é o resultado da convergência entre os interesses individuais do comprador e do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva

6 A teoria engloba os princípios: 1. As pessoas buscam experiências que valham a pena. 2. A escolha individual determina o que vale a pena. 3. Por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serão realizados. 4. As pessoas são responsáveis pelas suas ações e escolhem o que é melhor para elas (princípio da soberania do comprador)

7 Mercado Conjunto de pessoas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos ou serviços e que dispõem de renda para adquiri-los. Podem ser: 1. Mercado de consumo 2. Mercado organizacional

8 Mercado – alvo Aquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing.

9 Segmento de mercado Grupo de consumidores com necessidades e características comuns entre si mas diferentes em relação a outros grupos que exige estratégia e programa de marketing distintos.

10 Características dos segmentos de mercado: 1. Geográfica – nação, estado, cidade. 2. Demográfica – Idade, gênero, tamanho da família. 3. Psicográfica – classe social, estilo de vida. 4. Comportamental – fidelidade ao produto, ocasiões de uso.

11 Necessidade: É o estado de carência e privação sentido por uma pessoa, que provoca a motivação para o consumo. Pode ser: 1. Inata: inerente à natureza humana e não pode ser esgotada. 2. Adquirida: derivada do ambiente cultural e social e pode ser esgotada.

12 Satisfação da necessidade É o estado de realização atingido quando o desempenho do produto se iguala à expectativa do cliente ou a supera.

13 Desejo Forma que uma necessidade humana assume quando moldada pela cultura e pelas características de um indivíduo.

14 NECESSIDADE PODE SER CRIADA? EXPLICAR

15 Valor para o cliente É a diferença entre os benefícios obtidos e os custos incorridos pelo cliente.

16 Vantagem competitiva É a competência exclusiva da empresa que não pode ser copiada pelos concorrentes e que gera uma posição de mercado superior e duradoura.

17 Produto É o termo que designa o que satisfaz a necessidade e o desejo do cliente. Pode ser: 1. Tangível. 2. Intangível.

18 Atributos do produto São as características funcionais, formais e estéticas do produto.

19 Serviço É um bem intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele.

20 Demanda de mercado Valor total que seria comprado pelos clientes em dada condição de investimento de marketing pelas empresas.

21 Potencial de mercado É o nível máximo de demanda a ser atingido com o máximo de investimento de marketing.

22 Fórmula para determinação do potencial de mercado Q = n x q x p Sendo: Q = potencial de mercado n = número de compradores p = preço unitário

23 Ambiente de marketing Conjunto de fatores externos ou internos à empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing realizadas.

24 DIAS, S.R. Gestão de marketing. São Paulo, Saraiva,


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