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Segmentação de mercado Profª. Fernanda Alves. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 26 de janeiro de 2014 2.

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Apresentação em tema: "Segmentação de mercado Profª. Fernanda Alves. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 26 de janeiro de 2014 2."— Transcrição da apresentação:

1 Segmentação de mercado Profª. Fernanda Alves

2 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 26 de janeiro de

3 Determinação dos clientes reais e potenciais ou de mercado da empresa. Processo utilizado para agrupar pessoas com desejos e necessidades semelhantes, dando origem a mercados- alvo. A pesquisa cumpre um papel importante na identificação dos segmentos de mercado. O que é segmentação de mercado? 26 de janeiro de

4 Somente com a segmentação será possível desenvolver produtos e serviços específicos e diferentes estratégias promocionais para atender às necessidades dos diversos grupos. A segmentação correta de mercados permite reduzir os custos do próprio produto e do seu lançamento e de sua promoção, ao mesmo tempo em que permite direcionar a elaboração de produtos específicos segundo suas próprias necessidades. O que é segmentação de mercado? 26 de janeiro de

5 Nem todos os segmentos possíveis de mercado são úteis – é necessário saber quais afetam a escolha de determinado produto ou serviço. Características de segmentos de mercado eficazes 26 de janeiro de

6 Segmento eficaz como ferramenta de marketing: –Mensurável em tamanho e outras variáveis. –Acessível, através da promoção, a canais de distribuição existentes ou potenciais. –Substancial, grande ou lucrativo o suficiente para servir como mercado-alvo. –Defensável, em termos de características suficientemente singulares para justificar iniciativa ou programa de marketing específicos que possam enfrentar a abordagem de massa dos concorrentes. –Durável, mantendo-se com o passar do tempo. –Competitivo a pondo de seu atendimento proporcionar vantagem sobre a concorrência. Características de segmentos de mercado eficazes 26 de janeiro de

7 1.Identificação das bases de segmentação 2.Desenvolvimento do perfil do segmento 3.Previsão do mercado potencial 4.Previsão da participação de mercado 5.Seleção do segmento 6.Desenvolvimento do posicionamento do produto Processo decisório de segmentação de mercado 26 de janeiro de Bases para segmentação de mercado Estratégia de segmentação de mercado Posicionamento de produto

8 1.Mensurabilidade 2.Acessibilidade 3.Recursos da empresa 4.Potencial de mercado 5.Concorrência Critérios para a segmentação de mercado 26 de janeiro de

9 1.Segmentação do mercado consumidor 1.Segmentação demográfica 2.Segmentação socioeconômica 3.Segmentação geográfica 4.Segmentação psicográfica 5.Segmentação comportamental Segmentação por benefícios Segmentação por grau de utilização 6.Segmentação por fidelidade à marca 7.Segmentação multivariada Formas ou bases para a segmentação 26 de janeiro de

10 Formas ou bases para a segmentação 26 de janeiro de CategoriaVariáveis Demográfica Idade, sexo, estado civil, raça, grupo étnico, renda,escolaridade, profissão, tamanho da família, religião, classe social, nacionalidade. Geográfica Tamanho da região, cidade ou área metropolitana, densidade populacional, clima, relevo, densidade do mercado. Psicográfica Características de personalidade, estilo de vida, motivações. Comportamental Ocasião, expectativas em relação aos benefícios, taxa de utilização, fidelidade à marca, atitude em relação ao produto.

11 2.Segmentação de mercado interempresarial –Segmentação geográfica –Segmentação por cliente –Segmentação para uso final Formas ou bases para a segmentação 26 de janeiro de

12 Os atributos ou benefícios buscados por um segmento de mercado podem ser utilizados para atraí-lo e também para identificar os tipos de clientes. –Conhecendo o que seus clientes desejam e necessitam, a empresa terá mais capacidade de atender a essas reivindicações. –Conhecer as características dos atuais clientes vai ajudar a identificação daqueles potenciais as iniciativas de marketing podem ser direcionadas para segmentos com maior probabilidade de se tornarem clientes. 26 de janeiro de

13 1.Marketing indiferenciado ou de massa –Estratégia de segmentação de não diferenciação Apenas um plano de marketing, único e válido para todo o mercado 2.Marketing diferenciado –Estratégia de segmentação por diferenciação Planos de marketing específicos –Para cada segmento que decida tratar diferencialmente Estratégias de segmentação de mercado 26 de janeiro de

14 3.Marketing concentrado ou de nicho –Estratégia de concentração Plano de marketing específico para aquele segmento 4.Micromarketing –CRM, cliente no nível básico Ações específicas para grupos ou cada cliente Estratégias de segmentação de mercado 26 de janeiro de

15 Penetração de mercado – é a presença de uma empresa no mercado, mesmo que de maneira pouco representativa. Ocupação de mercado – é a presença da empresa no mercado em uma posição forte, bastante significativa em termos de concorrência e, portanto, de participação de mercado. Outras estratégias 26 de janeiro de

16 Quantificação de mercado é o estudo das definições dos objetivos de venda, da participação de mercado, das cotas de venda por regiões e/ou vendedores. –Variáveis marcoeconômicas –Demanda satisfatória –Demanda decrescente –Demanda sazonal –Demanda indiferente –Demanda excessiva Quantificação de mercado 26 de janeiro de

17 Potencial de mercado é um número relativo, estático, que define o tamanho relativo dos diferentes segmentos geográficos que estão sendo medidos. O cálculo do potencial de mercado é precedido sempre de uma definição dos segmentos geográficos que se quer medir. Potencial de mercado 26 de janeiro de

18 Potencial de vendas é um número absoluto que reflete quanto determinado setor de negócios, por sua tendência histórica e/ou pesquisas de mercado, poderá vender (ou quanto determinado setor de negócios / segmento poderá consumir). –Demanda total esperada para as vendas. Potencial de vendas 26 de janeiro de

19 A previsão de vendas refere-se a um número absoluto obtido a partir dos dados históricos de venda de sua empresa. Correlacionando as vendas com uma ou mais variáveis será possível fazer a previsão das vendas futuras. A importância da previsão de vendas para a empresa é vital, uma vez que ela não apenas orienta o plano de marketing em todo o seu aspecto quantitativo como também é peça fundamental para as áreas de produção financeira. Previsão de vendas 26 de janeiro de

20 Após o cálculo da previsão de vendas, faz-se a determinação de cotas, com o detalhamento da previsão de vendas por região, filial, vendedor, cliente, produto etc. –Quanto deverá ser vendido? Determinação de cotas 26 de janeiro de

21 Posicionamento é a imagem que o produto conquista na mente do consumidor potencial. Tipos de posicionamento: –Por atributos –Por aplicação –Por concorrência –Por usuário –Por classe de produtos Processo de posicionamento do produto –Mapa de posicionamento Posicionamento do produto 26 de janeiro de


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