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PROJETO I MERCADO CATARINA E FABIANY. MERCADO Mercado é um determinado local onde os demandantes e os ofertantes se reúnem para realizar as trocas de.

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1 PROJETO I MERCADO CATARINA E FABIANY

2 MERCADO Mercado é um determinado local onde os demandantes e os ofertantes se reúnem para realizar as trocas de bens ou serviços, realizando para isto o pagamento de um preço pré- determinado.

3 O MERCADO SE DIVIDE EM: - Mercado Total.- formado pelo universo com necessidades que podem ser satisfeitas com a oferta da empresa - Mercado Potencial.- formado pelo universo do mercado total, porém com desejo de adquirir um bem ou serviço - Mercado Meta.- formado pelos segmentos de mercado potencial que tenham sido selecionados de forma especifica, como resultado da pesquisa de marketing, e que a empresa deseja e decide captar. - Mercado Real.- representa o montante pelo qual se decidiu chegar aos consumidores do segmento de mercado meta que tenham sido captados.

4 MERCADO O mercado real é aquele onde os produtos são consumidos e mercados potenciais são aqueles que poderão um dia consumir estes produtos.. Os mercados podem ser identificados e definidos em razão dos segmentos específicos como grupos com características homogêneas.

5 O Mercado se divide em: - Mercado Total.- formado pelo universo com necessidades que podem ser satisfeitas com a oferta da empresa - Mercado Potencial.- formado pelo universo do mercado total, porém com desejo de adquirir um bem ou serviço - Mercado Meta.- formado pelos segmentos de mercado potencial que tenham sido selecionados de forma especifica, como resultado da pesquisa de marketing, e que a empresa deseja e decide captar. - Mercado Real.- representa o montante pelo qual se decidiu chegar aos consumidores do segmento de mercado meta que tenham sido captados.

6 PONTOS ESSENCIAIS PARA O ESTUDO DE MERCADO CONSUMIDOR: - Seus desejos de consumo - Seus hábitos de compra - Suas opiniões sobre o produto e seus benefícios - Sua aceitação de preço, preferências, etc. PRODUTO:. Estudo sobre o uso dos produtos. Testes sobre a sua aceitação. Testes comparativos com os concorrentes. Estudos sobre as formas, tamanho e embalagem

7 Pontos essenciais para o estudo de mercado MERCADO:. Estudos sobre a distribuição. Estudos sobre a distribuição dos produtos no comércio. Aceitação e opinião sobre os produtos nos canais de distribuição. Estudos sobre os pontos de venda. Publicidade. Pré-testes de anúncios e campanhas. Pré estudos e pós estudos sobre a realização de uma campanha a respeito da atitude do consumidor a respeito da marca. Estudas a eficácia da publicidade

8 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO Segmento de mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. O mercado total é feito de grupos com necessidades específicas chamadas segmentos ou direções.A segmentação é um enfoque orientado pelo consumidor e se desenvolveu para identificar e servir a este determinado grupo. - Segmentação geográfica – requer que o mercado se divida em várias unidades geográficas como países, estados, cidades, bairros, ruas, se pode usar uma ou duas áreas ou mesmo todas. -

9 - Segmentação demográfica – é a divisão em grupos baseada em variáveis demográficas com a idade, o sexo, o tamanho da família, etc. A utilizada deste tipo de segmentação se dá porque as necessidades e desejos esta muito relacionadas com as variáveis demográficas. - Segmentação psicográfica – os clientes se dividem em grupos segundo sua classe social, estilo de vida, personalidade. - Segmentação por conduta – neste caso os clientes se dividem em grupos segundo seus conhecimentos, atitudes, costumes, ou mesmo sua reação a um produto. - Segmentação por volume. Alguns mercados podem ser segmentados em pequenos, médios e grandes, conforme o volume de consumo. - Segmentação por MIX de marketing. - Os mercados também podem ser segmentados em grupos e que respondem aos diferentes fatores de marketing, tais como o preço, distribuição, comunicação e forma de venda

10 DEMANDA É a quantidade de um bem ou serviço que pode ser adquirido por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo. A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta.

11 LEI DE OFERTA E PROCURA É a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto, ou a procura de um produto, e a quantidade que pode ser oferecida, ou que o produtor deseja oferecer. Em períodos que temos grande oferta de um determinado produto, o seu preço cai. Cabendo ao Dono desse meio de produção desviar parte desses recursos para outro setor possibilitando assim uma melhora nos preços. No entanto se o que tem é uma grande demanda por bem, seus preços tendem a subir

12 ELASTICIDADE É a razão entre a variação percentual de uma variável e a variação percentual de outra variável. A elasticidade é normalmente expressa num valor positivo.

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14 CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO Canal de comercialização é o meio utilizado para fazer chegar o bem ou serviço da entidade que o produziu até o consumidor real. PRODUTOS ATACADISTA CONSUMIDOR VARAJISTA

15 CANAL DE COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO INTERNO

16 CANAL DE COMERCIALIZAÇÃO A EXPORTAÇÃO

17 POSICIONAMENTO DE MERCADO É o ato de projetar a oferta da empresa (um produto, um serviço, a própria empresa, ou até mesmo, um executivo da empresa) de forma que ela ocupe um lugar distinto e valorizado nas mentes dos clientes– alvo (Kotler, 1993). Posicionamento é o que é transmitido para a mente do consumidor em perspectiva, e não pode ser realizado em termos tangíveis (Ries & Trout, 1982).

18 PONTOS CHAVES 1. Individualização do Cliente 6. Clientes à Longo Prazo 2. Uso Inteligente da Tecnologia7. A Especialização é a Chave 3. Maiores Exigências do Cliente8. Criatividade no Sentido Amplo 4. Maior Consciência da Qualidade9. Pensar Estrategicamente 5. Competir e Competitividade10. Aceitar às Mudanças A tendência atual indica que a competitividade implicará ter cada vez um melhor Produto/Serviço com as melhores condições de venda, o que sem dúvida obrigará a um melhor uso dos recursos humanos, físicos e financeiros

19 CRITÉRIOS QUANTITATIVOS São utilizados quando se faz projeção a partir de dados matemáticos. USO DE TAXAS Uma maneira simples de projetar uma série de consumo aparente é utilizar o crescimento do passado, considerando que ocorrerá no futuro tudo que aconteceu no passado. MODELO COM REGRESÃO LINEAR SIMPLES Quando procura conhecer população a partir da amostra da mesma, faz-se a interferência estatística. Os mínimos quadrados também são utilizados como critério de ajuste, ele estima modelos da realidade.

20 CRITÉRIOS QUALITATIVOS quando faltam São critérios usados quando os dados disponíveis são poucos e/ou quando faltam dados históricos. O problema desse critério está na interpretação dos dados, para facilitar é preciso colocá-los em uma mesma base lógica para que possam ser comparados sistematicamente. PESQUISA DE MERCADO Realiza levantamentos através de questionários ou de revistas, e as informações obtidas são interpretadas para indicar os fatores de maior preferências dos consumidores. TÉCNICA DE DELPHOS Tem como objetivo obter certo consenso por parte de um grupo de especialistas que não se conhecem entre si, comunicando-se apenas com o coordenador do programa

21 PESQUISA DE MERCADO É a identificação, escolha, análise e disseminação sistemática e objetiva da informação com o objetivo de melhorar a tomada de decisão de marketing. É a função que liga o consumidor, cliente e publico ao profissional de marketing através da informação. Esta informação é utilizada para identificar e definir oportunidades e problemas; gerar, especificar e avaliar as ações de marketing, bem como analisar o desempenho do marketing e melhorar a sua compreensão

22 POPULAÇÃO A evolução das populações nas áreas pré- estabelecidas pela pesquisa, servirão pra fortalecer o desenvolvimento de estratégias, já que analisamos as quantidades demandadas por habitante, sua renda, faixa etária, etc., e outras características que os projetos assim necessitarem


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