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Definições de Marketing. Marketing está voltado para a conquista e retenção de clientes. Theodore Levitt.

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Apresentação em tema: "Definições de Marketing. Marketing está voltado para a conquista e retenção de clientes. Theodore Levitt."— Transcrição da apresentação:

1 Definições de Marketing

2 Marketing está voltado para a conquista e retenção de clientes. Theodore Levitt

3 Definições de Marketing Uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através do processo de trocas. Philip Kotler

4 Definições de Marketing Esforço para entender e atender o mercado. Raimar Richers

5 Definições de Marketing O Marketing é importante demais para ser deixado a cargo do Departamento de Marketing. David Packard - HP

6 Principais tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários Estratégias para vender os computadores Infoway Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratégias para obter votos para Fernando Henrique Cardoso Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas Estratégias para aumentar o número de associados do fã- clube do Roberto Carlos Serviço Pessoa Lugar Causa Organização © Editora Saraiva

7 Mercado-Alvo Mercado Alvo Segmento de Mercado que a organização se esforça para atender com o Composto de Marketing © Editora Saraiva

8 Composto de Marketing - 4Ps As ferramentas estratégicas que uma empresa utiliza para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos organizacionais Praça Promoção Preço Produto

9 Praça PromoçãoPreço Produto Composto de Marketing - Produto Algo oferecido por profissionais de marketing para clientes com propósito de troca Mercado Alvo © Editora Saraiva

10 Composto de Marketing - Preço A quantidade de dinheiro ou outros recursos que deve ser dada em troca de produtos e serviços Praça Promoção Preço Produto Mercado Alvo © Editora Saraiva

11 Os canais de distribuição usados para levar produtos e serviços ao mercado Praça Promoção Produto Mercado Alvo Preço Composto de Marketing - Praça © Editora Saraiva

12 Composto de Marketing - Promoção Os meios pessoais e impessoais usados para informar, convencer e lembrar os clientes sobre produtos e serviços Praça Promoção Produto Mercado Alvo Preço © Editora Saraiva

13 Composto de Marketing – 4 Ps Praça Promoção Produto Mercado Alvo Preço Produto Variedade Qualidade Design Características Nome da marca Embalagem Tamanhos Serviços Devoluções Preço Preço normal Descontos Concessões Prazo pagamento Condições crédito Liderança em custos Diferenciação Praça Canais de Distribuição Cobertura Variedade Ponto-de-vendas Estoque Transporte Logística Promoção Promoção de vendas Propaganda Força de vendas Relações públicas MKT direto Merchandising

14 Categorias Básicas de Produtos de Consumo Categoria Conveniência Tipo de Decisão de Compra Compra comparada Especialidade Relativamente baixo PreçoPromoçãoDistribuição Moderado Relativamente caro Tomada de decisão rotineira; baixo envolvimento; pouco tempo de decisão; pouca busca de informações Mídia de massa Mídia de massa; alguma ênfase em vendas pessoais Ampla Tomada de decisão extensiva; alto envolvimento; tempo de decisão longo; busca de muitas informações Mídia de massa; mais ênfase em vendas pessoais Seletiva Exclusiva Tomada de decisão limitada; envolvimento moderado; mais tempo de decisão; mais busca de informações

15 Editora Saraiva © Churchill&Peter Categorias Básicas de Produtos Industriais Categoria Instalações Tipo de decisão de compra Equipamento acessório Não é tão importante Preço Promoção Complexa; esporádica; demorada; envolve muitos membros do centro de compras Vendas pessoais Menos complexa e demorada; envolve menos membros do centro de compras Pode ser importante Propaganda Componentes Menos complexa; freqüente; envolve vários membros do centro de compras Pode ser importante Vendas pessoais

16 Editora Saraiva © Churchill&Peter Categorias Básicas de Produtos Industriais Categoria Tipo de decisão de compra Matéria-prima Suprimentos PreçoPromoção Muito importante Freqüente; a complexidade varia Serviços Empresariais Simples; freqüente; pode haver um único comprador Importante Vendas pessoais Propaganda Varia


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