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A Natureza do Marketing Marketing Marketing É o processo de planejar e executar a concepção, o apreçamento, a promoção e a distribuição de idéias, bens.

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2 A Natureza do Marketing Marketing Marketing É o processo de planejar e executar a concepção, o apreçamento, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.

3 A Natureza do Marketing O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER, 200,P.30) Marketing é atender à necessidades de maneira lucrativa.

4 A Natureza do Marketing MARKETING O marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma ação isolada... É o negócio todo visto do ponto de vista do resultado final, isto é, do cliente. Peter Drucker Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca. Phillip Kotler

5 A Natureza do Marketing OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES - PRODUTO: Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo. O ponto mais importante do produto é o serviço que ele presta, ou seja, qualquer coisa capaz de prestar um serviço, isto é, satisfazer uma necessidade, pode ser chamado de produto, isto inclui pessoas, lugares, organizações e idéias.

6 A Natureza do Marketing OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES NECESSIDADE: Estado de privação de alguma satisfação básica que normalmente são inerentes à condição humana. Ex. alimentação, roupa, abrigo, segurança. DESEJOS: São carências por satisfações específicas, para atender as necessidades. Ex. necessidade: comer / desejo: comer hamburger com batata frita.

7 A Natureza do Marketing OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES VALOR: É a estimativa de cada produto satisfazer a seu conjunto de necessidades. É a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso. TROCA: É o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.

8 A Importância do Marketing Para as pessoas: o indivíduo responde ao marketing toda vez que compra um produto. As pessoas buscam ter satisfeitas as suas necessidades e estão dispostas a pagar por isso. Para as empresas: produzir receita, gerar lucros, expande as vendas, cria necessidades, fortalece a marca.

9 A Importância do Marketing Para a sociedade: como força de criação de mercados, produção e distribuição em massa. Para as empresas: produzir receita, gerar lucros, expande as vendas, cria necessidades, fortalece a marca. Para o turismo: o turismo, como atividade econômica, é um dos setores que mais tem capacidade de gerar emprego e renda a curto e médio prazos e atrair capital e clientes estrangeiros.

10 A Natureza do Marketing Vendas são a ponta do iceberg do marketing Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível. Peter Drucker

11 Fornecedores Empresa (profissionais de marketing) Concorrentes Intermediários de Marketing Mercado do Consumidor Final Ambiente de Marketing AGENTES E FORÇAS DE UM MODERNO SISTEMA DE MARKETING

12 A Natureza do Marketing Bens Serviços Eventos & experiências Pessoas Lugares & propriedades Organizações Informações Idéias A que se aplica o marketing?

13 Principais Tarefas do Marketing TipoDescriçãoExemplo Bens Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a promover eventos Marketing destinado a levar as pessoas a ter experiências Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Estratégias para vender os computadores Infoway Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratégias para realizar show artísticos, espetáculos. Ex. evento global como a Copa do Mundo Estratégias para levar pessoas a experimentar situações diferentes. Saltar de paraquedas, mergulhos marítmos. Estratégias para obter votos para Dilma Serviços Eventos Experiênci as Pessoas

14 Principais Tipos de Marketing TipoDescriçãoExemplo Lugar Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado comercializar direito de posse Marketing destinado a desenvolver e construir a imagem de organizações Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a produzir e comercializar informações Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para negociar imóveis, ações e títulos Estratégias para divulgar uma organização, como por exemplo a PUC Goiás Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas Estratégias para comercializar, revistas, escolas, universidades, sistemas de informação Propriedades Organizaçõ es Idéia Informaçõe s

15 Variedade de produtos Qualidade Design Características Nome da marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Produto Lista de preços Descontos Subsídios Período para pagamento Termos de crédito Canais Cobertura Sortimentos Localização Estoque Transporte Propaganda Venda Pessoal Promoção de vendas Relações Públicas Os Quatro Ps do Mix de Marketing Preço Promoção Praça Consumidores- Alvo Posicionamento Pretendido

16 A Natureza do Marketing Mix de marketing e os clientes 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Cs Clientes (solução para) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação

17 A Natureza do Marketing O mercado não é mais o que era antes… Mudança tecnológica Globalização Desregulamentação Privatização Aumento do poder do cliente Customização Convergência setorial Desintermediação

18 A Natureza do Marketing Dimensões do marketing holístico

19 O AMBIENTE DE MARKETING A concorrência representa apenas uma das forças no ambiente em que a empresa opera. O ambiente de marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seu mercado-alvo. Inclui: Microambiente: consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes. Macroambiente: consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente.

20 Empresa Clientes Público Fornecedores Concorrentes Intermediários Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes O MICROAMBIENTE

21 Demográfico Tecnológico Cultural Econômico Político Natural Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente Forças sociais maiores que afetam todo o microambiente O MACROAMBIENTE

22 MODISMO: é imprevisível, de curta duração e não tem significado social, econômico e político. TENDÊNCIAS: são mais previsíveis e duradouras. Uma Tendência revela como será o futuro. MEGATENDÊNCIAS: são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente, e nos influenciam por algum tempo. O MACROAMBIENTE

23 CARACTERÍSTICA DO SISTEMA ABERTO Empresas como sistemas abertos Os sistemas abertos estão em constante interação com o ambiente. Influencia o ambiente e é por ele influenciado. Depende do ambiente Possui capacidade de mudança, crescimento e adaptação

24 ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS COMPORTAMENTO PROBALÍSTICO: O seu comportamento nunca é totalmente previsível. SÃO PARTES DE UMA SOCIEDADE MAIOR CONSTITUÍDA DE PARTES MENORES: Sistemas dentro de sistemas. INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES: dependem um do outro HOMEOSTASE OU ESTADO FIRME: O estado firme é conseguido com a unidirecionalidade (orientação para o mesmo fim) e o progresso. FRONTEIRAS OU LIMITES: É a linha que separa o que está dentro e que está fora do sistema. MORFOGÊNESE: Capacidade de modificar a si próprio. RESILIÊNCIA: Capacidade que o sistema possui de resistir a distúrbios provocados por fenômenos externos.

25 Características básicas da análise sistêmica: Ponto de vista sistêmico: entrada, processo, saída, retroação e ambiente. Abordagem dinâmica: interação dentro da estrutura de uma organização Multidimensional e multinivelada: micro e macro. Multimotivacional: motivada por muitos desejos. Probabilística: em geral, pode ser Multidisciplinar: conceitos e técnicas de muitos campos de estudo. Descritiva: descreve as características da organização. Multivariável: os eventos acontecem por numerosos fatores. Adaptativa: adaptar-se aos requisitos do ambiente. Caráter integrativo e abstrato da Teoria de Sistemas. O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos.

26 ESTRATÉGIA...

27 Para se saber o que é estratégia é necessário saber o que é planejamento. Planejamento: PROCESSO DESENVOLVIDO PARA ALCANÇAR UMA SITUAÇÃO DESEJADA DE UM MODO MAIS EFICIENTE E EFETIVO NA BUSCA DA EFICÁCIA. Djalma de Pinho Rebouças Oliveira

28 DELINEANDO O PLANEJAMENTO Dimensão 1: ASSUNTO ABORDADO. - Produção - Novos produtos - Finanças - Marketing - RH

29 Dimensão 2: ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO: - Propósitos. - Objetivos. - Estratégias. - Políticas - Programas - Orçamento - Normas e procedimentos..

30 O QUE É PROPÓSITO? É o compromisso que a organização se impõe no sentido de cumprir sua missão.

31 E OBJETIVO? É a situação que se pretende atingir.

32 O que são Políticas? São parâmetros ou orientações para a tomada de decisão. Ex: - Definição dos níveis de delegação - Faixas de valores e ou/ quantidades limites e de abrangência das ações para a consecução dos objetivos. DECISÃO?

33 E o Programa? Conjunto de projetos homogêneos quanto ao seu objetivo maior.

34 ESTRATÉGIA Ação relacionada com objetivos e desafios e com modos de perseguí- los e que afetam a organização como um todo.

35 Dimensão 3: Tempo do Planejamento - Curto prazo - Médio prazo - Longo prazo

36 Dimensão 4: Unidades organizacionais Corporativo Subsidiárias Grupos funcionais Divisões Departamentos Produtos.

37 Dimensão 5: Características do planejamento - Complexo / Simples - Qualitativo / Quantitativo - Estratégico / Tático - Confidencial / Público - Econômico / Caro

38 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Planejamento: PROCESSO DESENVOLVIDO PARA ALCANÇAR UMA SITUAÇÃO DESEJADA DE UM MODO MAIS EFICIENTE E EFETIVO NA BUSCA DA EFICÁCIA. Djalma de Pinho Rebouças Oliveira Estratégia: Ação relacionada com objetivos e desafios e com modos de perseguí-los e que afetam a organização como um todo.

39 Planejamento Estratégico

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41 MISSÃO: EXEMPLO CONCEITUAL Nossa razão de ser Nossa missão é proporcionar entretenimento, diversão e informação aos proprietários de microcomputadores pessoais de uso doméstico, oferecendo produtos e serviços abrangidos pelo conceito de multimídia, por meio de um sistema de distribuição caracterizado pela automação e pela interatividade

42 Planejamento Estratégico Deve especificar o âmbito do negócio: Necessidades dos clientes a atender Grupos de clientes a atender Conhecimentos e tecnologias a utilizar Orientada a satisfazer às necessidades dos clientes


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