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Capítulo 1 Marketing para o século XXI Prof. Salomão Farias Administração de Marketing 1 Aula 2 - 17/08.

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1 Capítulo 1 Marketing para o século XXI Prof. Salomão Farias Administração de Marketing 1 Aula /08

2 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Questões abordadas no capítulo Por que o marketing é importante? Qual é o escopo do marketing? Quais são as orientações fundamentais do marketing? Como a administração de marketing mudou? Quais são as tarefas necessárias para a administração de marketing bem-sucedida?

3 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-3

4 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Definição de Marketing Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral. AMA – American Marketing Association (2007). (www.ama.org)www.ama.org

5 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education O que é administração de marketing? Administração de marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.

6 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Conceitos centrais no marketing: troca Quando existe pelo menos duas partes Que as partes possuam algo de valor Que as partes tenham capacidade de comunicação e entrega Que as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca Que as partes acreditem ser adequado participar da negociação

7 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Continuação Valor e satisfação Necessidades, desejos e demandas Mercado-alvo, posicionamento e segmentação Ofertas e marcas Concorrência Canais de marketing

8 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-8

9 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-9 Vendas são a ponta do iceberg do marketing Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível. Peter Drucker

10 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI

11 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Orientações da empresa para o mercado Produção –Consumidores preferem produtos fáceis de encontrar de baixo custo (produção, baixo custo, produção em massa) Produto –Consumidores preferem produtos com qualidade e desempenho superiores, inovadores. Vendas –Empreender esforço agressivo de vendas e promoção. Marketing –A empresa ser mais eficaz do que os concorrentes na criação, entrega e comunicação de um valor superior. Foco no consumidor.

12 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education 1-12 A que se aplica o marketing? Bens Serviços Eventos & experiências Pessoas Lugares & propriedades Organizações Informações Idéias

13 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Marketing de idéia: Amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados Este é o relógio que Stephen Hollingshead Jr. estava usando quando encontrou um motorista alcoolizado. Hora da morte: 18h55.

14 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Estados de demanda Inexistente Latente Em declínio Irregular PlenaIndesejadaExcessiva Negativa

15 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 1.1 Estrutura de fluxos em uma moderna economia de troca

16 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 1.2 Um sistema simples de marketing

17 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Principais mercados de clientes Mercado consumidor Mercado organizacional Mercado global Mercado sem fins lucrativos

18 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Mercado global

19 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education O mercado não é mais o que era antes… Mudança tecnológica Globalização Desregulamentação Privatização Aumento do poder do cliente Customização Convergência setorial Desintermediação

20 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Orientações da empresa para o mercado Produção VendasMarketing Produto

21 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 1.3 Dimensões do marketing holístico

22 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 1.4 Os 4Ps do mix de marketing

23 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 1.5 Estratégia de mix de marketing

24 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Mix de marketing e os clientes 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Cs Clientes (solução para) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação

25 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Conceitos centrais Necessidades, desejos e demandas Mercados-alvo, posicionamento e segmentação Ofertas e marcas Valor e satisfação Canais de marketing Cadeia de suprimento Concorrência Ambiente de marketing Planejamento de marketing

26 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 1.6 Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa

27 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Copyright © 2006 by Pearson Education Tarefas de administração de marketing Desenvolver estratégias de marketing Capturar oportunidades de marketing Conectar-se com os clientes Desenvolver marcas fortes Desenvolver ofertas ao mercado Entregar valor Comunicar valor Gerar sucesso de longo prazo

28 Administração de marketingCapítulo 1 Marketing para o século XXI Pergunta para discussão O marketing cria ou satisfaz necessidades?


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