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Capítulo 1 Marketing para o século XXI

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Apresentação em tema: "Capítulo 1 Marketing para o século XXI"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Prof. Salomão Farias Administração de Marketing 1 Aula /08

2 Por que o marketing é importante? Qual é o escopo do marketing?
Questões abordadas no capítulo Por que o marketing é importante? Qual é o escopo do marketing? Quais são as orientações fundamentais do marketing? Como a administração de marketing mudou? Quais são as tarefas necessárias para a administração de marketing bem-sucedida?

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4 Definição de Marketing
“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral”. AMA – American Marketing Association (2007). (www.ama.org)

5 Administração de marketing é a arte e
O que é administração de marketing? Administração de marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente. Copyright © 2006 by Pearson Education

6 Conceitos centrais no marketing: troca
Quando existe pelo menos duas partes Que as partes possuam algo de valor Que as partes tenham capacidade de comunicação e entrega Que as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca Que as partes acreditem ser adequado participar da negociação

7 Continuação Valor e satisfação Necessidades, desejos e demandas
Mercado-alvo, posicionamento e segmentação Ofertas e marcas Concorrência Canais de marketing

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Vendas são a ponta do iceberg do marketing “Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.” Peter Drucker Copyright © 2006 by Pearson Education

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11 Orientações da empresa para o mercado
Produção Consumidores preferem produtos fáceis de encontrar de baixo custo (produção, baixo custo, produção em massa) Produto Consumidores preferem produtos com qualidade e desempenho superiores, inovadores. Vendas Empreender esforço agressivo de vendas e promoção. Marketing A empresa ser mais eficaz do que os concorrentes na criação, entrega e comunicação de um valor superior. Foco no consumidor.

12 A que se aplica o marketing?
Bens Serviços Eventos & experiências Pessoas Lugares & propriedades Organizações Informações Idéias Copyright © 2006 by Pearson Education

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Marketing de idéia: Amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados Este é o relógio que Stephen Hollingshead Jr. estava usando quando encontrou um motorista alcoolizado. Hora da morte: 18h55. Copyright © 2006 by Pearson Education

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Estados de demanda Inexistente Latente Negativa Irregular Em declínio Plena Excessiva Indesejada Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 1.1 Estrutura de fluxos em uma moderna economia de troca Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 1.2 Um sistema simples de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

17 Principais mercados de clientes
Mercado consumidor Mercado global Mercado sem fins lucrativos Mercado organizacional Copyright © 2006 by Pearson Education

18 Mercado global

19 O mercado não é mais o que era antes…
Mudança tecnológica Globalização Desregulamentação Privatização Aumento do poder do cliente Customização Convergência setorial Desintermediação Copyright © 2006 by Pearson Education

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Orientações da empresa para o mercado Produção Produto Vendas Marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 1.3 Dimensões do marketing holístico Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 1.4 Os 4Ps do mix de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 1.5 Estratégia de mix de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

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Mix de marketing e os clientes 4Ps Produto Preço Praça Promoção 4Cs Clientes (solução para) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação Copyright © 2006 by Pearson Education

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Conceitos centrais Necessidades, desejos e demandas Mercados-alvo, posicionamento e segmentação Ofertas e marcas Valor e satisfação Canais de marketing Cadeia de suprimento Concorrência Ambiente de marketing Planejamento de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

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Figura 1.6 Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa Copyright © 2006 by Pearson Education

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Tarefas de administração de marketing Desenvolver estratégias de marketing Capturar oportunidades de marketing Conectar-se com os clientes Desenvolver marcas fortes Desenvolver ofertas ao mercado Entregar valor Comunicar valor Gerar sucesso de longo prazo Copyright © 2006 by Pearson Education

28 Pergunta para discussão
O marketing cria ou satisfaz necessidades?


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