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HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades, o comércio aumentou.

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1 HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades, o comércio aumentou e as pessoas começaram a solicitar maiores quantidades e variedades de bens.

2 Nesse tempo, as indústrias de produção em massa se desenvolveram, afim de atender à nova demanda. Os produtos criados eram passados aos varejistas que, por sua vez, os vendiam aos consumidores. FOI CHAMADA A ERA DA PRODUÇÃO

3 ERA DA PRODUÇÃO Até esta época – por volta do ano de 1800, os artesãos produziam apenas artigos básicos, que supriam as necessidades imediatas dos consumidores, como alimentos, bebidas e roupas. Assim, tudo o que era fabricado era vendido sem a menor preocupação com a satisfação dos desejos dos consumidores. A ERA DA PRODUÇÃO durou até 1930, quando foi substituída pela ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.

4 ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO A partir desta década, os fabricantes passaram a se preocupar com a qualidade e a variedade daquilo que produziam, pois a produção foi tamanha que havia mais produtos do que compradores, surgiu então a concorrência.

5 Esta concorrência forçou as empresas a se empenharem em vender e não apenas em produzir produtos que seriam comprados, segurança que só existia em décadas anteriores. Inicia assim, a ERA DE VENDAS, que durou até Nesta época, mesmo com enfoque em vendas, havia pouco esforço para descobrir o que os consumidores desejavam.

6 A ERA DO MARKETING A era do marketing trouxe um novo conceito: Satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. E isto significou procurar descobrir O QUE exatamente as pessoas queriam, o que lhes traria felicidade, garantia a sua total satisfação. O resultado desta pesquisa seria a produção do objeto desejado. (produto ou serviço)

7 O QUE É MARKETING

8 É um conjunto de atividades dirigidas para a total satisfação das necessidades e desejos das pessoas. Philip Kotler Intenção de entender e atender o mercado. Raimar Richers

9 MARKET ING MERCADO SUFIXO INGLÊS QUE DÁ IDÉIA DE MOVIMENTO OU AÇÃO MARKETING : AÇÃO EXERCIDA NO MERCADO AÇÃO EXERCIDA NO MERCADO

10 Marketing é o processo gerencial de planejamento e execução desde a concepção, formação de preço, comunicação, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços, para concretizar intercâmbios que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. American Marketing Association O Marketing consiste em todas as atividades mediante as quais, uma empresa se adapta ao seu ambiente – criativa e rentavelmente. Ray Corey

11 Marketing é tão essencial que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio como um todo, visto do ponto de vista do resultado final, quer dizer, desde o ponto de vista do consumidor...O êxito da empresa não é determinado pelo produtor, sim pelo consumidor. Peter Drucker O objetivo do marketing, é tornar supérfluo o ato de vender. É conhecer e compreender o cliente da melhor maneira, de modo que o produto ou serviço seja ajustado e este se venda por si só. Peter Drucker

12 Sempre haverá alguma necessidade de vender. Mas o objetivo do Marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto ou serviço o atenda completamente, em conseqüência, se vendam por si sós. Peter Drucker Na realidade, o que é necessário fazer, é tornar o produto ou serviço disponível.

13 A diferença entre Marketing e vendas é a seguinte: - Vendas têm o seu foco nas necessidades do vendedor, Marketing, nas do comprador. - Vendas se preocupam com as necessidades do vendedor de converter seu produto em dinheiro, Marketing se preocupa com a idéia de satisfazer as necessidades do consumidor com o produto/serviço.

14 Marketing é venda. Marketing é promoção. Marketing é um departamento isolado. Marketing é publicidade. Marketing é aparecer na mídia. CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE MARKETING

15 Isso é apenas uma jogada de marketing é preciso fazer marketing Isto não passa de marketing EXPRESSÕES EQUIVOCADAS SOBRE MARKETING

16 Marketing é o processo pelo qual uma organização desenvolve e ajusta sua oferta às mudanças constantes das necessidades e dos desejos do mercado. Philip Kotler Philip Kotler vem pensando e escrevendo sobre Marketing desde a década de setenta. Uma de suas qualidades é tirar proveito da perspectiva histórica e falar de forma simples sobre o tema. Philip identifica cinco maneiras clássicas para que uma empresa pense sobre seu negócio:

17 Foco na Produção: Organizações orientadas para a produção, consideram que o consumidor escolherá os produtos que estão disponíveis de modo mais abundante e a custos mais baixos. Ocorre nos mercados em que a demanda é maior que a oferta. Foco no Produto: Organizações orientadas para o produto, consideram que o consumidor escolherá aqueles produtos que apresentem maior qualidade, maior desempenho e maior inovação. Realizam esforços para gerar produtos superiores e melhorá-los permanentemente. Portanto o consumidor continua em segundo plano.

18 Foco em Vendas: Organizações orientadas pelas vendas, consideram que o consumidor, não irá comprar o bastante. Realizam esforços para vender e promover agressivamente. A meta é vender o que produzem e não produzir o que o mercado quer comprar. Foco em Marketing: Organizações orientadas pelo marketing, consideram que a chave para alcançar seus objetivos, consiste em detectar as necessidades e os desejos do mercado e satisfazê-los de modo mais efetivo do que seus concorrentes.

19 Kotler aponta também,o foco no Marketing social: As organizações consideram que sua tarefa é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados; e satisfazê-los mais eficientemente do que seus concorrentes, preservando e garantindo o bem-estar do consumidor e da sociedade.

20 COMPOSTO MERCADOLÓGICO 4 P´s PRODUTO PREÇO PRAÇA PROMOÇÃO


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