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COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO Processo de comunicação. Composto promocional e objetivos da promoção. Comunicação Integrada de marketing. Propaganda. Propaganda.

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1 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO Processo de comunicação. Composto promocional e objetivos da promoção. Comunicação Integrada de marketing. Propaganda. Propaganda política. Mídia. Promoção de vendas. Relação de vendas. Criação publicitária. Agência de publicidade.

2 M A R K E T I N G Pesquisa Planejamento do Produto Produção Vendas Distribuição Comunicação Publicidade AssessoriasPromoção MídiaCriaçãoPlanejamento Função de Marketing Funções de Propaganda Imprensa Relações Públicas

3 COMUNICAÇÃO VERBAL & NÃO VERBAL EmissorReceptor Protocolo Mensagem Meio

4 COMUNICAÇÃO TODO PROFISSIONAL DEVE SABER QUE OS CONSUMIDORES NÃO COMPRAM BENS OU SERVIÇOS, MAS SIM EXPECTATIVAS DE BENEFÍCIOS.

5 Como funciona a comunicação? A comunicação é o resultado do entendimento de uma série de símbolos e sinais pelo emissor e pelo receptor. Veja no esquema a seguir como funciona a comunicação.

6 FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO Pesquisa Planejamento do Produto Produção Vendas Distribuição Comunicação Promoção Embalagens Sampling Mkt Direto Imprensa Merchandising Assessorias Cuponagem Publicidade Relações Públicas

7 MARKETING DA INFORMAÇÃO PROCESSO GERENCIAL, VALORIZANDO AS TROCAS VOLUNTÁRIAS DE VALORES PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES.

8 MARKETING DA INFORMAÇÃO COMBINAÇÃO DE TÉCNICAS, CUJA APLICAÇÃO VISA O PERFEITO PROCESSO DE TROCA, BENEFICIANDO TODOS OS ELEMENTOS QUE NELA INTEREGEM.

9 MARKETING DA INFORMAÇÃO PROCESSO GERENCIAL DE TODO O TIPO DE INFORMAÇÃO (TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA, COMUNITÁRIA, ORGANIZACIONAL,...)

10 MARKETING DA INFORMAÇÃO AS 3 DIMENSÕES DO MARKETING: FILOSÓFICA: FOCO EM ALCANÇAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE COM A PREOCUPAÇÃO DE IDENTIFICA-LO. FUNCIONAL: BUSCA FACILITAR A REALIZAÇÃO DAS TROCAS ENTRE A ORGANIZAÇÃO E O MERCADO. ADMINISTRATIVA: ANÁLISE, PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MARKETING.

11 A promoção é o elemento do composto mercadológico que cuida da comunicação, prestando informações aos clientes potenciais e atuais sobre a existência de produtos, de modo a persuadi-los no sentido de que percebam que estes produtos possuem os atributos para satisfazer suas necessidades e desejos. PROMOÇÃO

12 OBJETIVOS DA PROMOÇÃO TORNAR A ORGANIZAÇÃO E SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS CONHECIDOS PELOS USUÁRIOS/CONSUMIDORES; TORNAR O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO E SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS ATRAENTES PARA OS USUÁRIOS/CONSUMIDORES; MOSTRAR AOS USUÁRIOS/CONSUMIDORES COMO USAR OS PRODUTOS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS; EVIDENCIAR OS BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS; MANTER OS USUÁRIOS/CONSUMIDORES, CONSTANTEMENTE, BEM INFORMADOS SOBRE A ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS.

13 PRODUTO (UTILIDADE) PREÇO (VALOR) PROMOÇÃO (COMUNICAÇÃO) PONTO DE VENDA (DISPONIBILIDADE) CLIENTE COMPOSTO DE MARKETING

14 Ao raciocinarmos dentro desta nova proposta, que tem por objetivo repensar a Teoria dos 4 "P's", teríamos: 1) Apresentar ao mercado uma UTILIDADE; 2) Vender seu VALOR; 3) COMUNICAR-SE com os clientes no sentido de reavaliar sistematicamente sua UTILIDADE; 4) DISPONIBILIZAR sua UTILIDADE de qualquer maneira para comodidade do cliente;

15 RELAÇÕES PÚBLICAS (PROCESSO DE INFORMAÇÃO) MERCHANDISING (COMUNICAÇÃO NO PONTO DE VENDA E MÍDIA) PROPAGANDA (PROMOÇÃO PAGA DE IDÉIAS) PUBLICIDADE (ESTÍMULO IMPESSOAL DA PROCURA DE UM PRODUTO, SERVIÇO...) PROMOÇÃO DE VENDAS (ATIVIDADE QUE ESTIMULA A VENDA NÃO PESSOAL) VENDA PESSOAL (PROMOVER DE FORMA QUALIFICADA E DIRETA) INCENTIVOS (MOTIVAR PÚBLICO INTERNO) ATMOSFERA (AMBIENTE CALCULADO PARA A VENDA) PROMOÇÃO COMPOSTO DE MARKETING

16 COMUNICAÇÃO

17 1. Conjunto de táticas Uma estratégia de comunicação pública se reflete em um conjunto de táticas que utilizam os comunicadores em seus jogos públicos de confronto ou cooperação. A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 6 ENFOQUES

18 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 6 ENFOQUES 2. Antecipação Uma estratégia de comunicação é o conjunto de decisões sobre comunicação (táticas) tomadas de antemão pelo comunicador e sua equipe para o sucesso dos objetivos estabelecidos, levando em conta todas as possíveis reações dos outros jogadores (competidores, cooperados), de suas audiências (públicos-alvo) ou do ambiente (mudanças de tendências do ambiente).

19 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 6 ENFOQUES 3. Metodologia A estratégia de comunicação é o método ou conjunto de métodos que utiliza o comunicador e sua equipe para selecionar, estruturar e difundir sua comunicação para o melhor sucesso dos objetivos determinados, levando em conta todas as possibilidades de reações dos outros jogadores (competidores, cooperados), de suas audiências (públicos-alvo) e/ou do ambiente (mudanças do ambiente)

20 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 6 ENFOQUES 4. Relação simbólica com o ambiente A estratégia de comunicação é a adoção de um determinado sistema de diálogo com o ambiente.

21 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 6 ENFOQUES 5. Ocupação de uma posição mental A estratégia de comunicação consiste em eleger um nicho mental e ocupá-lo comunicativamente.

22 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 6 ENFOQUES 6. Perspectiva e visão de futuro Uma estratégia de comunicação consiste em transmitir a seus públicos (inclusive os públicos internos) os valores e perspectivas que animam e impulsionam uma organização, projeto ou pessoa.

23 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO Definir quem é o cliente pretendido (segmentação). Localizar o cliente ( prospect ). Conhecer e Diferenciar o cliente (prospect). Estabelecer um relacionamento com o cliente ( prospect ). Criar vínculos com o prospect (familiaridade e confiabilidade). Matricular o prospect (transforma-lo em cliente ativo). Fidelizar o cliente. Manter o cliente para o resto da sua vida (educação continuada). Contar com o cliente para a captação de novos clientes.


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