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COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Processo de comunicação. Composto promocional e objetivos da promoção. Comunicação Integrada de marketing. Propaganda. Propaganda política. Mídia. Promoção de vendas. Relação de vendas. Criação publicitária. Agência de publicidade.

2 Planejamento do Produto
M A R K E T I N G Pesquisa Produção Vendas Planejamento do Produto Comunicação Distribuição Promoção Publicidade Assessorias Imprensa Relações Públicas Função de Marketing Planejamento Mídia Criação Funções de Propaganda

3 COMUNICAÇÃO VERBAL & NÃO VERBAL Emissor Receptor Protocolo Mensagem
Meio

4 COMUNICAÇÃO TODO PROFISSIONAL DEVE SABER QUE OS CONSUMIDORES NÃO COMPRAM BENS OU SERVIÇOS, MAS SIM EXPECTATIVAS DE BENEFÍCIOS.

5 Como funciona a comunicação?
A comunicação é o resultado do entendimento de uma série de símbolos e sinais pelo emissor e pelo receptor. Veja no esquema a seguir como funciona a comunicação.

6 Planejamento do Produto
FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO Pesquisa Produção Vendas Planejamento do Produto Comunicação Distribuição Promoção Publicidade Assessorias Imprensa Sampling Relações Públicas Mkt Direto Embalagens Merchandising Cuponagem

7 MARKETING DA INFORMAÇÃO
PROCESSO GERENCIAL, VALORIZANDO AS TROCAS VOLUNTÁRIAS DE VALORES PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES.

8 MARKETING DA INFORMAÇÃO
COMBINAÇÃO DE TÉCNICAS, CUJA APLICAÇÃO VISA O PERFEITO PROCESSO DE TROCA, BENEFICIANDO TODOS OS ELEMENTOS QUE NELA INTEREGEM.

9 MARKETING DA INFORMAÇÃO
PROCESSO GERENCIAL DE TODO O TIPO DE INFORMAÇÃO (TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA, COMUNITÁRIA, ORGANIZACIONAL, ...)

10 MARKETING DA INFORMAÇÃO
AS 3 DIMENSÕES DO MARKETING: FILOSÓFICA: FOCO EM ALCANÇAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE COM A PREOCUPAÇÃO DE IDENTIFICA-LO. FUNCIONAL: BUSCA FACILITAR A REALIZAÇÃO DAS TROCAS ENTRE A ORGANIZAÇÃO E O MERCADO. ADMINISTRATIVA: ANÁLISE, PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MARKETING.

11 PROMOÇÃO A promoção é o elemento do composto mercadológico que cuida da comunicação, prestando informações aos clientes potenciais e atuais sobre a existência de produtos, de modo a persuadi-los no sentido de que percebam que estes produtos possuem os atributos para satisfazer suas necessidades e desejos.

12 OBJETIVOS DA PROMOÇÃO TORNAR A ORGANIZAÇÃO E SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS CONHECIDOS PELOS USUÁRIOS/CONSUMIDORES; TORNAR O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO E SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS ATRAENTES PARA OS USUÁRIOS/CONSUMIDORES; MOSTRAR AOS USUÁRIOS/CONSUMIDORES COMO USAR OS PRODUTOS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS; EVIDENCIAR OS BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS; MANTER OS USUÁRIOS/CONSUMIDORES, CONSTANTEMENTE, BEM INFORMADOS SOBRE A ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS.

13 COMPOSTO DE MARKETING CLIENTE PRODUTO (UTILIDADE) PREÇO (VALOR)
PROMOÇÃO (COMUNICAÇÃO) PONTO DE VENDA (DISPONIBILIDADE) CLIENTE

14 COMPOSTO DE MARKETING Ao raciocinarmos dentro desta nova proposta, que tem por objetivo repensar a Teoria dos 4 "P's", teríamos: 1) Apresentar ao mercado uma UTILIDADE; 2) Vender seu VALOR; 3) COMUNICAR-SE com os clientes no sentido de reavaliar sistematicamente sua UTILIDADE; 4) DISPONIBILIZAR sua UTILIDADE de qualquer maneira para comodidade do cliente;

15 COMPOSTO DE MARKETING PROMOÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS MERCHANDISING
(PROCESSO DE INFORMAÇÃO) MERCHANDISING (COMUNICAÇÃO NO PONTO DE VENDA E MÍDIA) PROPAGANDA (PROMOÇÃO PAGA DE IDÉIAS) PUBLICIDADE (ESTÍMULO IMPESSOAL DA PROCURA DE UM PRODUTO, SERVIÇO...) PROMOÇÃO DE VENDAS (ATIVIDADE QUE ESTIMULA A VENDA NÃO PESSOAL) VENDA PESSOAL (PROMOVER DE FORMA QUALIFICADA E DIRETA) INCENTIVOS (MOTIVAR PÚBLICO INTERNO) ATMOSFERA (AMBIENTE CALCULADO PARA A VENDA) PROMOÇÃO

16 COMUNICAÇÃO

17 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
6 ENFOQUES  1. Conjunto de táticas   Uma estratégia de comunicação pública se reflete em um conjunto de táticas que utilizam os comunicadores em seus jogos públicos de confronto ou cooperação.  

18 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
6 ENFOQUES  2. Antecipação   Uma estratégia de comunicação é o conjunto de decisões sobre comunicação (táticas) tomadas de antemão pelo comunicador e sua equipe para o sucesso dos objetivos estabelecidos, levando em conta todas as possíveis reações dos outros jogadores (competidores, cooperados), de suas audiências (públicos-alvo) ou do ambiente (mudanças de tendências do ambiente).  

19 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
6 ENFOQUES  3. Metodologia  A estratégia de comunicação é o método ou conjunto de métodos que utiliza o comunicador e sua equipe para selecionar, estruturar e difundir sua comunicação para o melhor sucesso dos objetivos determinados, levando em conta todas as possibilidades de reações dos outros jogadores (competidores, cooperados), de suas audiências (públicos-alvo) e/ou do ambiente (mudanças do ambiente) 

20 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
6 ENFOQUES  4. Relação simbólica com o ambiente  A estratégia de comunicação é a adoção de um determinado sistema de diálogo com o ambiente. 

21 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 5. Ocupação de uma posição mental
6 ENFOQUES  5. Ocupação de uma posição mental  A estratégia de comunicação consiste em eleger um nicho mental e ocupá-lo comunicativamente. 

22 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
6 ENFOQUES  6. Perspectiva e visão de futuro  Uma estratégia de comunicação consiste em transmitir a seus públicos (inclusive os públicos internos) os valores e perspectivas que animam e impulsionam uma organização, projeto ou pessoa. 

23 A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Definir quem é o cliente pretendido (segmentação). Localizar o cliente (prospect). Conhecer e Diferenciar o cliente (prospect). Estabelecer um relacionamento com o cliente (prospect). Criar vínculos com o prospect (familiaridade e confiabilidade). Matricular o prospect (transforma-lo em cliente ativo). Fidelizar o cliente. Manter o cliente para o resto da sua vida (educação continuada). Contar com o cliente para a captação de novos clientes.


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