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Composto de marketing: promoção Mix de comunicação ou Composto promocional Marketing É o conjunto de mensagens que o ofertante do produto/serviço comunica.

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1 Composto de marketing: promoção Mix de comunicação ou Composto promocional Marketing É o conjunto de mensagens que o ofertante do produto/serviço comunica ao seu público-alvo e stakeholders.

2 Algumas Metas Estratégicas da Comunicação de Marketing Meta Estratégica Criar consciência Formar imagens positivas Formar relacionamentos no canal Descrição Informar o público sobre produtos, marcas, lojas ou organizações. Criar na mente das pessoas avaliações positivas sobre produtos, marcas, lojas ou organizações. Identificar possíveis clientes Descobrir nomes, endereços e possíveis necessidades de compradores potenciais. Aumentar a cooperação entre membros do canal. Criar valor para os clientes, satisfazer seus desejos e necessidades e conquistar sua lealdade. Reter clientes

3 O Processo de Comunicação A fonte transmite a mensagem via meio de comunicação O receptor fornece feedback para a fonte O receptor decodifica a mensagem A fonte codifica a mensagem

4 ETAPAS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O modelo dos cinco Ws * IMPORTÂNCIA: DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO Quem :a quem comunicar Quando: quando comunicar Por quê: por que comunicar O quê: o que comunicar Onde: onde comunicar

5 O Modelo AIDA Ação Desejo Interesse Atenção Comunicação de marketing

6 O Composto da Comunicação Propaganda Venda Pessoal Promoção de Vendas Publicidade Merchandising Atendimento ao cliente Marketing direto Marketing digital Além desses, temos: a assessoria de imprensa e relações públicas, Embalagem e rótulo.

7 CONCEITOS DO COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Propaganda: é qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Venda pessoal: é a forma pessoal de apresentar o produto e tentar eliminar possíveis sentimentos contrários a sua aquisição. Promoção de vendas: são incentivos a curto prazo que visam estimular a experiência e aumentar as vendas do produto/serviço. Publicidade: é qualquer forma não paga de divulgação de produto/ serviço. Merchandising- são ações de comunicação e promoção no ponto-de-venda, com sinalizadores promocionais, cartazes, folhetos, stands.

8 Marketing direto- é a comunicação direta e criteriosa, porém impessoal, entre empresa e cliente. Pode ser via telefone, internet, correio. Atendimento ao cliente- é a comunicação pessoal entre as empresas e o cliente, sem propósito de venda imediata. Marketing digital- é o conjunto de mensagens que a empresa insere na internet, seja na forma de página, jornais eletrônicos, newsletter e fóruns. Assessoria de imprensa e relações públicas- é a comunicação dirigida especificamente aos meios de comunicação e aos stakeholders quando de eventos específicos. CONCEITOS DO COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

9 Comparação dos Elementos do Composto de Comunicação Mensagem pode ser direcionada para cada cliente Fonte imparcial da mensagem Modo de Comunicação Controle sobre a mensagem Foco a Curto Prazo Custo por Contato Custo Total Vendas Pessoais Promoção de Vendas PropagandaPublicidade BaixoPode variar AltoCusto Indireto Mão duplaMão única Não Sim Não Sim Não AltoPode variar BaixoCusto indireto Médio-altoAlto Baixo

10 Administração da Estratégia de Comunicação Definição dos objetivos da comunicação Escolhendo o composto de comunicação Definição do Orçamento de Comunicação Implementação e Controle

11 Duas Abordagens para a Comunicação de Marketing Usuários finais RevendedoresProdutor Revendedores Usuários Finais Comunicação de Marketing Solicitam produtos Produtor Comunicação de Marketing Estratégia de Expansão, push (empurrar) Estratégia de Retração, pull (puxar)

12 Métodos para Definir os Orçamentos de Comunicação Método Percentual de vendas VantagensDesvantagens Simples de usar Orçar com base nas vendas esperadas implica a ideia de que a comunicação não pode melhorar o desempenho das vendas O profissional de marketing tende a beneficiar-se com o aumento do orçamento durante períodos de crescimento das vendas Reduzir o orçamento de comunicação durante períodos de queda nas vendas pode ser desastroso em alguns casos Valor fixo por unidade

13 Métodos para Definir os Orçamentos de Comunicação MétodoVantagensDesvantagens Baseado na Concorrência Leva em conta as atividades dos concorrentes As quantias orçadas serão razoáveis se os concorrentes estiverem orçando com eficácia Pode ser difícil obter informações orçamentárias dos concorrentes ; Pode levar ao crescimento constante dos orçamentos de comunicação; Supõe que os concorrentes tenham os mesmos objetivos. Leva em conta recursos limitados; Pode estimular a criatividade para fazer com que os recursos rendam o máximo. Não considera os objetivos de marketing Tomar empréstimos pode ser uma alternativa válida para custear algumas estratégias de comunicação Disponibilidade de Recursos

14 Avaliação da Eficácia da Comunicação de Marketing Sales Pesquisa de Marketing Mudanças nas Vendas Por que aconteceu O que aconteceu ? ?


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