A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Cópias: 1
MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO DE MARKETING
O programa total de comunicação de marketing de uma empresa – chamado mix de promoção – consiste na combinação específica de propaganda, promoção de vendas, relações públicas e venda pessoal que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de propaganda e marketing.

2 REAÇÕES QUE DEVEM SER PROVOCADAS PELA COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Atenção: A campanha deve despertar atenção, convertendo o olhar despretencioso em olhar atento. Interesse: Após o despertar da atenção, deve-se provocar o interesse. Desejo: O desejo de compra e posse será atenuado. Satisfação máxima: Alegria plena e satisfação psicossocial do consumidor Culpa mínima: Mínimo de culpa e máxima satisfação por consumir o produto/serviço.

3 A COMUNICAÇÃO VAI ATUAR POR...
Sugestão Persuasão / Sedução Demonstração

4 MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda Pessoal: Apresentação pessoal da força de vendas da empresa com o propósito de fazer vendas e estabelecer relações com os clientes. Promoção de Vendas: Incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto e serviço. Relações Públicas: Desenvolvimento de boas relações com os vários públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável, construção de uma “ imagem corporativa” e a manipulação ou afastamentos de rumores, histórias ou eventos desfavoráveis.

5 PROPAGANDA “À Medida em que já não se pode mais identificar o consumidor, a medida em que ele passa a contar-se por milhares e mesmo milhões, surge o Marketing de Massa, como conjunto de medidas, de estratégias e táticas destinados a organizar a “batalha da competição”, para qual são mobilizados vários instrumentos modernos e eficientes. Entre eles está a PROPAGANDA.” Plínio Cabral

6 A PROPAGANDA E O MERCADO CONSUMIDOR
A PROPAGANDA TEM QUE SER... EFICIENTE EFICAZ = AIDA ATENÇÃO INTERESSE DESEJO AÇÃO

7 O BRIEFING EMPRESARIAL
O QUE É? Trata-se de um levantamento, um inventário, um resumo, fornecido a agência de propaganda que contenha informações básicas sobre o (a): EMPRESA PRODUTO/SERVIÇO CONSUMIDOR – PÚBLICO ALVO MERCADO CONCORRÊNCIA HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO OBJETIVOS VERBA PRAZOS

8 OS MEIOS DE COMUNICAÇAO DE MASSA
TV RÁDIO JORNAL REVISTA OUTDOOR PAINÉIS LUMINOSOS, ETC

9 O PLANO DE MÍDIA É o planejamento feito para direcionar o tipo de meio de comunicação que será utilizado, bem como definir os horários, locais, programação e tempo das veiculações escolhidas

10 OS TRÊS PRINCIPAIS PARÂMETROS PARA VERBA PUBLICITÁRIA
.O que é necessário para comercializar o produto; .Disponibilidade econômica para sustentar esse “custo”; .Exeqüibilidade e conveniência comercial para aplicação desse investimento.

11 PROMOÇÃO DE VENDAS É um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e/ou em maior volume de produtos/serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

12 MERCHANDISING É a comunicação da marca, produto ou serviço dentro, sobre ou adjacente ao local onde esses podem ser adquiridos. Tem como proposta informar, lembrar, expor e persuadir.

13 SUPERMERCADO A BATALHA PELA VENDA
Pequenas lojas: itens Hipermercados: itens

14 COMPRAS NO SUPERMERCADO
O consumidor vê apenas 10% dos itens expostos Toma sua decisão de compra em 5 segundos

15 PESQUISA BRASIL 15% compra e marca planejadas
85% das decisões de compras são tomadas nos pontos-de venda 73% A compra de marcas são decididas no PDV 15% compra e marca planejadas

16 Vender é administrar eficazmente as contingências de compra.
VENDA PESSOAL Venda é uma transação entre duas pessoas que implica na transferência de posse de um produto, serviço ou idéia. (Marcos Cobra-livro Administração de vendas) Vender é administrar eficazmente as contingências de compra.

17 A INTERAÇÃO DA VENDA PESSOAL
Numa transação comercial, através de venda pessoal, necessariamente existirá relacionamento de interação entre pessoas no caso, comprador e vendedor. A diferença entre um vendedor profissional-aquele que possui conhecimento de técnicas, e um vendedor não profissional, é facilmente identificado pelo grau de satisfação demonstrado pelo cliente após o fechamento de uma venda e, principalmente, pelo retorno e manutenção deste cliente à empresa. Assim, é importante estabelecer uma relação de ajuda vendedor x cliente onde o cliente tenha certeza que foi lhe dispensado o melhor atendimento e que tenha alcançado o seu objetivo, ou seja, adquirido um benefício.

18 RELAÇÕES PÚBLICAS Como a propaganda e a promoção de vendas, a relações públicas é outra importante ferramenta de comunicação de marketing. A empresa não deve apenas se relacionar bem com seus consumidores, fornecedores e revendedores, mas também com um amplo conjunto de públicos interessados

19 O conceito Relações públicas (RP) envolve uma variedade de programas destinados a promover e/ou proteger a imagem de uma empresa ou seus produtos.

20 AS 5 ATIVIDADES DO RP Relações com a imprensa Publicidade de produtos
Comunicação corporativa Lobbying Aconselhamento

21 A ordem dos planejamentos
Organograma:

22 O planejamento de comunicação
O planejamento de comunicação está incluso no plano de marketing e contém a decisão de organizar, implantar, desenvolver e orçar todas as ações de comunicação necessárias para cada empresa ou produto específico.


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO DE MARKETING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google