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Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.

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1 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

2 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

3 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago... ter macaquinhos no sótão significa estar em constante ebulição, em permanente processo de criação. Profa. Nair Gurgel Depto.Letras UFRO

4 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Dizia Arquimedes: - Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo! Talvez hoje ele pudesse dizer: - Dê-me um espaço vazio e um anunciante e eu moverei o consumidor! Jaime Troiano Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago

5 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago IMAGEM COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO MACACOS PUBLICIDADE ARQUIMEDES MALUQUINHO MARKETING PROPAGANDA MARCA

6 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO MACACOS PUBLICIDADE ARQUIMEDES MALUQUINHO MARKETING PROPAGANDA IMAGEM MARCA

7 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Introdução aos conceitos básicos de marketing. Ambiente mercadológico. Composto de marketing: os 4Ps. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento do produto em relação ao mercado. Imagem, auto-imagem e construção de marcas. Ementa

8 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Objetivos Apresentar os principais conceitos de marketing e propiciar uma visão geral do marketing e de suas inter-relações com o ambiente de negócios. Promover a compreensão dos fundamentos teóricos do marketing, assim como destacar sua importância visto as inter-relações que estabelece com as diversas áreas e estratégias das organizações. Capacitar os alunos a observarem de maneira mais ampla o conceito de marketing e despertar seu interesse para as reais aplicações do marketing em suas atividades diárias dentro de uma organização.

9 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago I. Marketing: conceitos e definições O que é marketing Objetivos de marketing Ambiente de marketing II. O mercado consumidor Comportamento do consumidor Fatores que influenciam o comportamento de compra O processo de decisão de compra Os estágios da decisão de compra III. Segmentação de mercado O processo de segmentação Os tipos de segmentações A identificação do público-alvo Posicionamento Conteúdo Programático

10 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago IV. Conhecendo a concorrência Elaboração de Estratégias Competitivas Estrutura da Concorrência em Relação a Preços As 5 Forças Competitivas de Porter V. O Composto de marketing Produto Preço Comunicação Distribuição Conteúdo Programático

11 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Métodos e Técnicas Aulas expositivas Discussão e estudos de caso Recursos áudio-visuais Avaliação Trabalho individual de avaliação de caso

12 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Marketing x Propaganda Marketing é o conjunto de atividades que movimenta produtos ou serviços. Uma empresa, para vender um produto ou serviço, precisa conhecer o seu mercado, desenvolver algo adequado a ele, definir o preço e a estratégia de distribuição... Tudo isso é marketing! E também é marketing se comunicar com o consumidor e convencê- lo de que o seu é o melhor. Isso, em geral, é feito pela propaganda. A propaganda é a forma mais barata e mais eficiente de vender um produto a milhões de pessoas. A propaganda emociona as pessoas, é uma arma de comunicação a serviço do marketing. Não é a única arma do marketing (que também utiliza a promoção no ponto de venda, o telemarketing e a internet, por exemplo), mas continua sendo a melhor arma de venda!

13 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Marketing x Propaganda Marketing é o grande guarda-chuva. É a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos-de-venda etc. A propaganda é um dos itens do marketing. Propaganda e marketing se assemelham na medida da consistência, uma vez que a propaganda tem que, necessariamente, estar consistente com o planejamento de marketing. E se diferenciam na medida do escopo, pois o escopo de atuação do marketing é muito mais amplo, incluindo preço, produto, embalagem e distribuição, enquanto a propaganda é restrita aos anúncios em rádio, TV, jornal, outdoor,...

14 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Marketing x Propaganda Perfume... Música...

15 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Publicidade x Propaganda Publicidade Termo utilizado para o ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador. Propaganda Termo mais próximo da função comunicacional patrocinada. Em um universo de produtos, bens e serviços cada vez mais similares, utiliza-se de aspectos criativo e conceitual para diferenciá-los, graças à sua força e natureza persuasiva. Atua através dos meios de comunicação (rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias), veiculando mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

16 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades...

17 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... A Propaganda é uma ferramenta de marketing que cria expectativas e desejo de compra relacionando o produto com a satisfação das necessidades humanas. Para haver demanda, deve-se criar condições adequadas de acordo com as necessidades, desejos e expectativas do consumidor, além de levar em conta a capacidade de aquisição ou sensação de poder de compra.

18 Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago Propaganda, Marketing, Desejos, Necessidades... Na fábrica, produzimos cosméticos; nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza (Fundador da Revlon) As pessoas também adquirem o produto para aumentar seu grau de satisfação de desejos de acordo com seus atributos físicos (qualidade percebida) e atributos simbólicos (status, prestígio).


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