A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso"— Transcrição da apresentação:

1 MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Prof. Msc. Luiz Carlos Santi Consultor de Marketing O importante não é o que nos faz o destino, mas o que nós fazemos dele. Florence Nightingale

2 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 O objetivo da aula de hoje é explorar e discutir o que tornam os produtos um sucesso, seus pontos de diferenciação e principalmente as estratégias que foram utilizadas na sua promoção.

3 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Para início de conversa, um produto são todas as coisas que podem levar o consumidor à satisfação, algo que somente ocorre quando atingimos ou superamos a sua expectativa inicial de compra

4 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Os produtos são posicionados de acordo com o seu nível de oferta que pode ir do básico ao potencial. Mas cuidado nem toda a ampliação é necessária ou mesmo desejada para se criar um produto de sucesso. Ao fazer a ampliação oriente-a para o consumidor. básico esperado ampliado potencial

5 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 A diferenciação nada mais é do que um processo pelo qual os produtos de sucesso adquirem um identidade única, diferente portanto dos seus concorrentes no mercado. Todos os produtos devem ser definidos em função de seus pontos de paridade e de diferenciação, algo que inclui mudanças nos atributos físicos e hedônicos do produto.

6 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Os pontos de diferenciação do produto precisam ser sustentáveis a longo prazo, gerar retorno financeiro para a empresa, serem atraentes ao consumidor e realmente capazes de diferenciar o produto entre os seus concorrentes no mercado. Toda estratégia de diferenciação se apoia em um grande esforço de comunicação e posicionamento de marca.

7 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Uma boa estratégia de diferenciação para transformar um produto num sucesso de vendas sempre deve começar pelo estudo das motivações de compra do consumidor seguido da aplicação de um teste de conceito do produto para avaliar seus atributos, possíveis uso, estratégias de promoção mais adequadas, entre outras coisas.

8 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Ao começar este trabalho, saiba que tipo de produto é o seu e em qual estágio do ciclo de vida ele se encontra. Produtos diferentes, em diferentes estágios do ciclo de vida demandam estratégias diferentes de promoção e posicionamento de marca.

9 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 De modo geral, os produtos podem ser classificados como de conveniência, de compra comparada, de especialidade ou mesmo não procurados. Alguém ai quer comprar um caixão! Para que serve uma camiseta do Corinthians?

10 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Ao longo do seu ciclo de vida um produto pode passar por diversas fases, desde quando é lançado no mercado até o dia derradeiro no qual deverá ser substituído por outro melhor ou mais atraente para o consumidor. O tempo de cada ciclo depende do produto e do mercado alvo no qual foi posicionado.

11 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 TESTE Hoje percebe-se um grande esforço das empresas em diferenciar-se a partir da atribuição de novos atributos ao produto, relançando-os como novos produtos no mercado. O que você acha desta estratégia?

12 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Pode-se dizer que ao buscarem a diferenciação como meio para alavancar as vendas, a empresas tem apenas três caminhos pela frente: o relacionamento, o custo baixo ou a eficiência operacional, desde que complementada por um boa estratégia de comunicação e posicionamento de marca.

13 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Se você optar pelo relacionamento como estratégia de diferenciação, lembre-se que vai ter que trabalhar os aspectos hedônicos do produto, como o status, proporcionando ao consumidor um produto percebido que tenha uma uma qualidade singular, que seja exclusivo. Quem usa muito bem esta estratégia é a chocolates Godiva ou as roupas de cama Trussardi, por exemplo.

14 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Se ao contrário, você optar pela eficiência operacional como estratégia de diferenciação para o seu negócio, então vai ter que focar seus esforços em desenvolver competências na aplicação de processos únicos e realmente eficazes. Um bom exemplo de empresa que usa esta estratégia é o McDonalds ou Starbucks.

15 Fundamentos de marketing: produtos de sucesso
01 Uma outra opção é usar o custo baixo para se diferenciar dos outros concorrentes. Neste caso a empresa deve ter grande competência na administração financeira para se sobressair com sucesso. Empresas como a Gol linhas aéreas utilizam muito bem esta estratégia.


Carregar ppt "MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google