A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARKETI NG Consumis mo STOP O que é o Marketing? O que é o consumismo? A Relação entre o Marketing e o Consumismo!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARKETI NG Consumis mo STOP O que é o Marketing? O que é o consumismo? A Relação entre o Marketing e o Consumismo!"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETI NG Consumis mo STOP O que é o Marketing? O que é o consumismo? A Relação entre o Marketing e o Consumismo!

2 O QUE É O MARKETING? O Marketing nasceu devido as necessidades de as empresas escoarem os seus excessos de produção. A finalidade da empresa passa a ser a criação de clientes e a sua fidelização, então a empresa vai desenvolver várias actividades: Estas actividades baseiam-se no conhecimento dos clientes, atendendo aos seus valores, atitudes desejos e comportamentos. Exemplos dessas actividades são: P ublicidade Serviços de venda e publicidade. Estudos do mercado Promoções Testes de novos produtos Ao dar a conhecer inúmeros produtos nos Spots Publicitárias por figuras famosas, a cujo estatuto Social gostaria de aceder.

3 c or e forma das embalagens E stabelecimento Crédito A cor e a forma das embalagens influenciam a nossa compra, pois a maioria das vezes compramos produtos a penas pelo seu aspecto, porque é bonito e consequentemente bom Quando vamos as compras preferimos estabelecimentos que tenham um ambiente propício à compra, no qual passeamos descontraidamente com música de fundo e com um aspecto agradável. O crédito facilita muito as nossas compras, pois faz com que tenhamos sempre dinheiro na hora em que é necessário.

4 Prestações Oferta de brindes Promoções Claro que pagar várias vezes em poucas quantidades é muito mais fácil que despender de uma grande parte do rendimento para comprar algo que queremos. Na compra de 5 leva um grátis… Compensa! Aproveite agora que esta a metade do preço e, em vez de comprar 2 leve logo 6…

5 As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planeamento de marketing é quem são seus consumidores e qual exactamente é seu mercado-alvo. Uma das principais tarefas do marketing é manter seus consumidores satisfeitos. A satisfação do mercado-alvo depende directamente do desempenho da oferta em relação as expectativas dos clientes. Como se pode perceber, o papel do marketing é induzir as pessoas a comprarem ou consumirem algo, mesmo não tendo necessidade. Os midia, por sua vez, contribuem para esse trabalho, transmitindo imagens que não são realistas ou apresentando produtos não eficazes como excelentes. Toda essa distorção da realidade serve para nos deixar com vontade de comprar cada vez mais. Se pararmos para pensar, nem todas as pessoas conseguem perceber que estão sendo induzidas pelo trabalho realizado pelo marketing.

6 O QUE É O CONSUMISMO? O consumismo é o conjunto dos comportamentos e atitudes susceptíveis de conduzir a um consumo sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso. Características de um consumista o consumidor sente-se permanentemente atraído pelos novos produtos as compras não previstas representam uma grande parte das suas compras. está sempre a comprar bens desnecessários e que provavelmente não vai usar. desperdiça e esbanja grande parte dos bens que compra

7 A RELAÇÂO ENTRE O MARKETING E O CONSUMISMO! O marketing inventa desejos que ele mesmo se incube em satisfazer; o consumidor passa a precisar de coisas que jamais pensaria que fossem necessárias para se sentir feliz e satisfeito. O consumidor começa a ter desejos ilimitados e insaciáveis. O objectivo é transformar, principalmente pela acção de propaganda e marketing, desejo em necessidade, fazer com que individuo considere o supérfluo necessário.

8 NÃO VIVEMOS SEM ELE Hoje, o consumismo faz parte do ser humano, do seu pensamento, comportamento e do seu quotidiano. Aliás, a vida do ser humano é fundamentalmente alimentada e sustentada pelo forte consumo. O consumidor exagera quando se sente mal ou frustrado por não conseguir aquilo que deseja. Isto mostra que o marketing consegue atingir o seu objectivo. Podemos ter certeza de apenas de uma coisa: o marketing continuará sempre induzindo as pessoas e, cada vez mais, inventando métodos e formas de fazer tudo acontecer a seu modo.

9 Defende-te O consumo, pode ter os seu benefícios, mas por outro lado é um fenómeno com que o consumidor deve estar preocupado. Os consumidores procuram bens que as empresas possam fornecer, mas necessitam de uma protecção contra negócios abusivos. Para esse mesmo efeito, foram criadas instituições e leis de defesa do consumidor, como o Instituto do Consumidor, Centros Autárquicos de Informação, Delegações Regionais do Ambiente e Recursos Naturais. A DECO destina-se a proteger e defender os direitos legítimos dos consumidores. A instituição desenvolve ainda actividades dirigidas à informação

10 FI M

11 TRABALHO REALIZADO POR: GLORIA CRUZ ALICE PINTO PAULA COSTA TELMA MARINA MAÍSA COELHO 11º4C


Carregar ppt "MARKETI NG Consumis mo STOP O que é o Marketing? O que é o consumismo? A Relação entre o Marketing e o Consumismo!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google