A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento de Campanha – A2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento de Campanha – A2"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Campanha – A2
Profa. Patrícia A. de Lima

2 O Profissional de Planejamento
Geralmente, começa seu trabalho sozinho, apenas articulando-se com os colegas da agência para levantar informações e comentá-las.

3 Características do Profissional
Ótima visão técnica da propaganda, somada a uma completa visão de marketing Faz uma ponte necessária para que o plano tenha tanto ênfase na comunicação como nos objetivos de marketing.

4 Características do Profissional
Familiaridade com o trabalho de atendimento O plano de propaganda pode ser considerado o guarda-chuva sob o qual todo o trabalho da agência é desenvolvido junto ao cliente. Dessa forma, o planejamento deve ter absoluta facilidade para lidar com os naturais problemas decorrentes do relacionamento profissional entre o cliente e a agência. Sem conhecer o atendimento, será difícil ser bem-sucedido ao fazer planos.

5 Características do Profissional
Capacidade de visualizar a floresta e suas árvores Essa visão deve ser acompanhada pelo hábito de raciocinar com o todo, porém usando os meios fornecidos pelas partes. De nada adianta armar uma estratégia “infalível” se não houver meios de implementá-la.

6 Características do Profissional
Qualidade de estrategista prático, também tático Em marketing, existe a função do “planejamento estratégico”, cujas práticas se adaptam ao planejamento de propaganda. Trabalha-se com a experiência, mas sempre tentando superá-la pela prática da inovação. O raciocínio que permite esse manejo é o de um estrategista prático, isto é, aquele que também inclui e usa os recursos táticos que são produto das circunstâncias. Precisa saber usar uma estrutura menos rígida como uma vantagem.

7 Características do Profissional
Ter um raciocínio dialético, próprio de negociadores Incumbe-se de convencer o cliente de que o plano apresentado é o melhor possível. No fundo é um bom vendedor. Contudo precisa apresentar as reais vantagens e defendê-las dialeticamente.

8 Características do Profissional
Ter ótima cultura geral, permanentemente atualizada Estar em perfeita sintonia com a realidade. Produto de leitura discernida do ambiente, somada e cruzada com uma sólida cultura geral. Geralmente desenvolve uma percepção profunda da realidade, e a mantém graças à ação constante de uma verdadeira “antena circular mental”.

9 Conceito Planejamento:
“Algo que fazemos antes de agir, isto é, antes da tomada de decisão. É um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo antes que se requeira uma ação.”

10 Conceito Ou ainda, “Um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados que não deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. O planejamento se preocupa tanto em evitar ações incorretas, quanto em reduzir a frequência dos fracassos ao se explorar oportunidades.” Ackoff

11 Definições Importantes
Objetivos O ponto a ser atingido pela empresa de forma a atender os interesses maiores da organização. São definidos normalmente pelo tempo em curto, médio e longo prazo. Metas Tempo em que a empresa pretende cumprir seu objetivo ou valores a serem conseguidos nesse período. Está diretamente ligada a números.

12 Definições Importantes
Estratégia É o caminho que a empresa deverá percorrer para atingir seu objetivo. Para escolher a melhor estratégia, é preciso levar em conta tudo que pretendo atingir, e quais são os recursos de que disponho (dinheiro, tempo, mobilidade, conhecimentos etc.) Tática Ações que deverão ser feitas para atender as estratégias.

13 Definições Importantes
Diagnóstico Gnose é conhecimento; dia é hoje, atualidade... Logo é o melhor conhecimento da realidade, da situação. Fazer um diagnóstico é ter certeza de quem somos, onde estamos, contra quem estamos competindo, se somos mais fortes ou mais fracos que ele, e em quais pontos.

14 Definições Importantes
Prognóstico O conhecimento projetado, uma perspectiva realista do futuro. Pode ser sem interferência ou com interferência. Plano de ação É o descritivo dessas ações que propomos. Normalmente, é um documento escrito, com três grande funções:

15 Definições Importantes
Plano de ação (cont.) Ser um guia claro para quem o executa; Ser um elemento de partilha e de uniformidade operacional entre todos os que participam do esforço; Ser um documento de registro que permite uma futura análise das linhas adotadas pela empresa.

16 Definições Importantes
Curto, médio e longo prazos Se longo prazo for um ano, curto prazo poderá ser um mês. Se longo prazo for cinco anos, curto prazo poderá ser um ano. Logo, tudo é relativo, dependendo da visão projetada.

17 Radiografia necessária para o diagnóstico
História Tendências: Políticas Econômicas Sociais Culturais Modais Tecnológicas Etc. Empresa Mkt – Comercial - Comunicação Fornecedores Trade consumidor Concorrência

18 Referências Bibliográficas
PEDREBON, José (Coord). Curso de Propaganda: do anúncio à comunicação integrada. São Paulo: Atlas, 2004. LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2002.


Carregar ppt "Planejamento de Campanha – A2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google