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Planejamento de Campanha – A7
Profa. Patrícia A. de Lima
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7. Definição do Tipo de Campanha
Deve estar de acordo com os objetivos, posicionamento, conceito e estratégia(s);
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha Institucional Divulga a empresa como um todo, buscando a valorização da marca e seu reconhecimento perante a sociedade ou seu target. Caracteriza-se por conceituar a empresa, fixar sua imagem e informar seu segmento de atuação. Também podem divulgar serviços públicos como leite, câncer, preservação ambiental, AIDS etc.
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha de Propaganda Sua principal característica é a divulgação do produto, informando seus principais benefícios e atributos, com o objetivo de tornar a marca mais conhecida e por consequência levar o consumidor a adquiri-la. Recomendada principalmente para lançamento de produto cujos conceitos de utilização são desconhecidos. A estratégia de informação utiliza a campanha de propaganda.
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha Guarda-Chuva Possui características da campanha institucional e da campanha de propaganda, pois evidencia características associadas à marca e apresenta estas associadas à linha de produtos.
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha de Promoção (Promocional) Está atrelada a um mecanismo promocional e busca impulsionar vendas de imediato ou neutralizar ações da concorrência, por meio de interatividade com o consumidor. Diferença em relação a propaganda: Vendas imediatas; Retorno rápido; Contato direto com o consumidor
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha de Incentivo Não se destina ao consumidor final. Incentiva o aumento de vendas entre os vendedores de empresas e os lojistas – clientes.
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha de Promoção de Vendas (Preço) Volta-se à redução do preço de formas diversas: liquidação, leve 3 e pague 2, dentre outras. Apesar de ser semelhante, diferencia-se da Campanha Promocional. Reduzir o preço ou casar produtos é uma decisão do anunciante.
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7. Definição do Tipo de Campanha
Campanha Cooperada Típica de empresas de varejo que veiculam os produtos de seus fornecedores, em geral, as indústrias. Ocorre uma divisão dos custos de investimento e um retorno para ambos.
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Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto
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Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto
Introdução Fase de lançamento do produto. Recomenda-se uma Campanha de propaganda informando os benefícios do produto
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Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto
Crescimento Caracteriza-se pelo estudo de melhorias nos produtos, a busca de outros usos, além do estudo do preço praticado Recomenda-se uma campanha de sustentação (mesma campanha de propaganda utilizada no lançamento)
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Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto
Maturidade Se a empresa decidir por mudanças de embalagem ou no composto do produto pode optar por campanha de propaganda. Pode optar também por campanha promocional para aumentar as vendas. E campanha de incentivo para manter as vendas estabilizadas ou em ascensão.
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Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto
Declínio Em breve o produto deverá sair do mercado. Se houver interesse, pode-se optar pela campanha de promoção de vendas (preço).
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Referências Bibliográficas
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2002. PAIVA, Edson. Projeto Experimental de Propaganda. São Paulo: Iglu, 2005.
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