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1 Aula 03 – Projeto do produto e processo Osvaldo Pinheiro.

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1 1 Aula 03 – Projeto do produto e processo Osvaldo Pinheiro

2 Osvaldo Pinheiro Temas a serem abordados Introdução Ciclo de vida do produto Desenvolvimento do projeto do produto Adaptação do produto ao processo Projeto de serviços

3 Osvaldo Pinheiro Introdução Para muitas empresas, a estratégia de produto está fortemente relacionada com o próprio desempenho operacional. A introdução de novos produtos ou a manutenção dos existentes é fundamental para manter o nível de demanda, diferenciando a empresa da concorrência. Apesar da estratégia de produto não ser responsabilidade direta da administração da produção, ela afeta e é afetada por cada decisão estratégica.

4 Osvaldo Pinheiro Introdução A empresa deve se preparar parar a introdução de novos produtos: criando ou revendo métodos de trabalho; definindo especificações de novos equipamentos; definindo novas sequências de operações; desenhando novo lay out; Caso estas alterações sejam muito drásticas, elas podem atrasar ou mesmo restringir a entrada de um novo produto.

5 Osvaldo Pinheiro Ciclo de vida do produto A vida de um produto ou serviço passa por diversas fases, desde o surgimento até o fim de sua comercialização. Este conjunto de fases é chamado de ciclo de vida do produto. Existem 04 fases: Fase I: Introdução Fase II: Crescimento Fase III: Maturidade Fase IV: Declínio

6 Osvaldo Pinheiro Ciclo de vida do produto Volume de vendas Tempo Declínio Maturidade Introdução Crescimento

7 Osvaldo Pinheiro Ciclo de vida do produto Fase I - Introdução Início de produção e comercialização do produto; Demanda baixa; Desconhecimento do produto pelo mercado; Expectativa pela queda do preço e/ou aperfeiçoamento do produto Mudanças de projeto para corrigir e/ou adaptar produto Produtividade e preço não são fatores determinantes Fase II - Crescimento Crescimento da demanda e da produtividade; Investimento em publicidade e novos pontos de venda; Reconhecimento do produto pelo mercado. Diminuição dos problemas de qualidade

8 Osvaldo Pinheiro Ciclo de vida do produto Fase III - Maturidade Estabilização da demanda; Investimentos em melhoria da qualidade; Redução das mudanças de projeto; Competitividade de preço e redução dos custos de produção. Aumento da produtividade Fase IV - Declínio Redução da demanda; Foco em produtos substitutos ou modificações radicais; Retirada do produto do mercado;

9 Osvaldo Pinheiro Desenvolvimento do projeto do produto Etapas no desenvolvimento de um novo produto Geração e filtragem de idéias Projeto inicial do produto Análise econômica Testes do protótipo Projeto Final

10 Osvaldo Pinheiro Desenvolvimento do projeto do produto Geração e filtragem de idéias Novas idéias originam de: Necessidades do mercado Tecnologia existente e seus desenvolvimentos A seleção das idéias faz-se através de 03 critérios 1- Fatibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto Tempo Experiência anterior Vida útil do produto Materiais necessários Equipamentos

11 Osvaldo Pinheiro Desenvolvimento do projeto do produto 2 - Aceitação do mercado Mercado potencial Estabilidade do mercado Tendência do mercado Esforços promocionais Demanda Concorrentes 3 - Sucesso financeiro ROI Investimentos

12 Osvaldo Pinheiro Desenvolvimento do projeto do produto Projeto inicial do produto Fatores importantes Detalhes funcionais do produto: inclui a parte física (peso, tamanho e aparência), qualidade e características de manutenção e segurança Materiais utilizados e métodos de produção influem na qualidade e confiabilidade do produto; Durabilidade e custos de manutenção Necessidades técnicas: Seleção de materiais Seleção dos métodos de produção

13 Osvaldo Pinheiro Desenvolvimento do projeto do produto Projeto inicial do produto Fatores importantes Considerações de ordem econômica Análise de valor (objetivo, função principal e funções acessórias) Possibilidade de substituição de materiais Redução de perdas durante o processo produtivo

14 Osvaldo Pinheiro Desenvolvimento do projeto do produto Análise econômica Fatores importantes Previsão de demanda e crescimento potencial Estimativa de custos (fixos e variáveis) Análise do ponto de equilíbrio Coerência com os padrões de desempenho da empresa Testes de protótipo Serve para testar o produto sob condições reais de operação, tanto tecnicamente quanto comercialmente. Projeto Final Desenhos e especificações finais. Início da produção em escala comercial

15 Osvaldo Pinheiro Adaptação do produto ao processo Na conceituação dos tipos de sistemas de produção, é necessário definir as características dos produtos a que se destinam. A adaptação produto/processo dá-se de forma dinâmica: mudanças no produto acabam por exigir mudanças no processo, sob o risco de reduzir a eficiência produtiva.

16 Osvaldo Pinheiro Adaptação do produto ao processo Matriz produto/processo, elaborada por Hayes e Wheelwright

17 Osvaldo Pinheiro Projeto de Serviços O projeto de serviços é tão importante quanto o projeto de produto dentro de uma organização. Por ser algo tangível e representar algo físico, é dado mais atenção ao projeto de produtos. Existem ações a serem tomadas para nortear o estudo de um serviço a ser implantado ( HBR, Lyin Shostack ): identificar os processos: mapeamento dos processos, descrição das atividades, insumos e resultados associados; identificar os pontos de falha real e potencial: identificar as atividades mais suscetíveis a falhas e as causas prováveis.

18 Osvaldo Pinheiro Projeto de Serviços Existem ações a serem tomadas para nortear o estudo de um serviço a ser implantado ( HBR, Lyin Shostack ): estabelecer tempo de execução: estabelecer tempos padronizados de execução das atividades, bem como desvios em condições anormais; analisar a rentabilidade/produtividade: o tempo padrão serve para medir a produtividade, a rentabilidade do serviço, o desempenho, controlar a uniformidade/qualidade, e medir a saturação dos meios produtivos; definir atividades alternativas: válida para futuras adequações ou adaptações necessárias.


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