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Projetos. SELEÇÃO DE PRODUTOS Ambiente de mercado Economia da Produção Recursos e tecnologia Decisões sobre produto e processo Consumidores Concorrentes.

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1 Projetos

2 SELEÇÃO DE PRODUTOS Ambiente de mercado Economia da Produção Recursos e tecnologia Decisões sobre produto e processo Consumidores Concorrentes Fornecedores e sociedade Flexibilidade e capacidade de produção, estrutura de custos, controle de qualidade, situação de estoque Diretrizes da empresa, linha de produção, habilidade dos operários, fundos disponíveis, capacidade do processo, habilidade diferenciada ABC

3 PRINCÍPIOS GERAIS DE PROJETO Geração e filtragem de idéias Projeto inicial do produto Testes do protótipo Projeto Final Projeto da Rede Arranjo físico e fluxo Tecnologia de processo Projeto do trabalho Projeto de produto Projeto de processo

4 PROJETO DO PRODUTO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO DEMANDA Crescimento TEMPO Introdução Maturidade Declínio Saturação

5 CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

6 Introdução: o produto começa a ser fabricado e colocado no mercado, pois a demanda não é alta porque o mercado não está familiarizado com o produto e muitos consumidores aguardam a queda de preço e/ou aperfeiçoamentos do produto.

7 Crescimento: o produto começa a se tornar competitivo e a publicidade ajuda o mercado a conhecê-lo melhor. Maturidade: o produto está bem integrado no mercado e as vendas começam a se estabilizar.

8 Declínio:Declínio: o produto começa a perder espaço para outros produtos. É hora de tirá-lo do mercado, substituí-lo ou modificar radicalmente o projeto

9 Saturação:Saturação: após a estabilização das vendas, começa um eventual declínio, daqui por diante, tendem a diminuir as mudanças no projeto e as estratégias centram-se em preços competitivos.

10 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO PRODUTO Geração e filtragem de idéias Análise Econômica Projeto inicial do produto Testes do protótipo Projeto Final PROJETO DO PRODUTO O que é projetado em um produto ou serviço? Um conceito, um pacote e o processo

11 GERAÇÃO E FILTRAGEM DE IDÉIAS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE IDÉIAS: Mercado (necessidades dos consumidores)Mercado (necessidades dos consumidores) Tecnologia existente e seus desenvolvimentosTecnologia existente e seus desenvolvimentos Possibilidade e facilidade de desenvolvimento do produtoPossibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto Aceitação e possível sucesso no mercadoAceitação e possível sucesso no mercado Grau financeiro de sucesso esperadoGrau financeiro de sucesso esperado QUAL É A TAXA DE MORTALIDADE DE NOVAS IDÉIAS SOBRE PRODUTOS? Viabilidade Aceitabilidade Vulnerabilidade

12 PROJETO INICIAL DO PRODUTO O QUE DEVE SER CONSIDERA NO PROJETO INICIAL: Detalhes funcionais do produto Necessidades técnicas Considerações de ordem econômica O PROJETO PRELIMINAR DEVE RESULTAR NUM PRODUTO QUE SEJA COMPETITIVO NO MERCADO E POSSÍVEL DE SER FABRICADO

13 ANÁLISE ECONÔMICA O QUE DEVE SER CONSIDERA NA ANÁLISE ECONÔMICA: Estimativas de custos fixos e variáveis Cálculo do ponto de equilíbrio (em quanto tempo a empresa atingirá o ponto de equilíbrio) Em quanto tempo os custos e investimentos vão se pagar DEVE-SE OBTER UMA ESTIMATIVA DA DEMANDA E DO SEU CRESCIMENTO POTENCIAL ESSAS INFORMAÇÕES PERMITIRÃO A DECISÃO DE CONTINUIDADE OU NÃO DO PROJETO DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO

14 TESTES DO PROTÓTIPO O protótipo serve para testar o produto sob condições reais de operação, levando em conta o desempenho técnico e de mercado (aceitação do produto pelo consumidor). Nesta etapa resolve-se os problemas que podem acontecer e ser resolvidos antes da produção em escala. Pode-se também testar a interação entre o produto e o processo, o que pode ocasionar a construção de verdadeiras fábricas piloto.

15 PROJETO FINAL Nesta fase são elaborados os desenhos e especificações finais detalhadas do produto, incorporando-se as eventuais mudanças devidas aos testes com protótipos. O produto está pronto para o início da produção em escala comercial.

16 Sistemas de produção: produção contínua, intermitente e para grandes projetos ADAPTAÇÃO DO PRODUTO AO PROCESSO Sistema de Produção Cruzada Schroeder

17 TIPOS DE PROCESSO PROCESSOS DE PROJETO PROCESSOS DE JOBBING (Baixo volume e alta variedade) PROCESSOS DE LOTES OU BATELADAS PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM MASSA PROCESSOS DE CONTÍNUOS VOLUME CRESCENTE VARIEDADE DECRESCENTE EM MANUFATURA EM SERVIÇO SERVIÇOS PROFISSIONAIS LOJA DE SERVIÇOS SERVIÇOS DE MASSA

18 PROJETO DE SERVIÇOS Ações para nortear o estudo de um serviço a ser implantado ou melhorado: Identificar os processos Identificar os pontos de falha real e potencial Estabelecer tempos de execução Analisar tempos de execução Analisar a rentabilidade/produtividade

19 Atividade em sala 1º Faça uma análise do ciclo de vida de um produto, preferencialmente um produzido pela empresa que você trabalha. 2º Quais são as implicações do ciclo de vida do produto para a área de Produção e Operações? 3º Apresente um fluxograma da fabricação deste – produto. 3º Apresente um fluxograma da fabricação deste – produto.fluxograma 4º Defina o tipo de produção (Empurrada x Puxada) 4º Defina o tipo de produção (Empurrada x Puxada)(Empurrada x Puxada)(Empurrada x Puxada)

20 FLUXOGRAMA Ferramentas para priorizar, definir ordem de importância, mapear processos...

21 MAPEAMENTO DE PROCESSOS Fundamental para identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das organizações. Análise –Fluxo: volume/unidade de tempo; –Seqüência das atividades; –Esperas e duração do ciclo; –Dados e informações; –Pessoas envolvidas; –Relações e dependências

22 SÍMBOLOS O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos, ou as pessoas ou setores envolvidos. Por uma questão de simplificação, só representaremos os quatros mais utilizados, sendo eles: –Retângulo - OPERAÇÃO: representação de uma fase ou etapa do processo que registra tanto a etapa quanto o responsável pela sua execução. –Losango - DECISÃO: Representa o ponto onde uma decisão tem que ser tomada. Registra-se a decisão na forma de pergunta e que a resposta seja Sim ou Não. –Linha dirigida - SENTIDO DO FLUXO: Representa o sentido e a ordem entre as fases do processo. –Oblongo - LIMITES: Representa o início e o final do processo. Fluxograma de um pedido de compra de peça de reposição Inicio Pedido de compra preenchido em 3 vias pelo supervisor Pedido de compra entregue ao comprador Pedido de compra remetido ao escritório central Pedido examinado e aprovado Fim Sim Não

23 Fluxograma de Resolução de Problemas na Empresa NÃO MEXA SIM NÃO SIM VOCÊ É MESMO UM IDIOTA! NÃO VAI ESTOURAR NA SUA MÃO? NÃO FINJA QUE NÃO VIU ALGUÉM SABE? VOCÊ ESTA FERRADO SIM NÃO ESCONDA VOCÊ PODE CULPAR OUTRA PESSOA? NÃO SIM A COISA FUNCIONA? VOCÊ MEXEU NELA? ENTÃO, NÃO HÁ PROBLEMA!

24 Produção Empurrada x Puxada PRODUÇÃO EMPURRADA É chamada de Produção Empurrada o sistema em que a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção, geralmente extraída de um sistema, e executa sua operação produzindo um lote padrão de produtos que é"empurrado" para a operação seguinte do processo de produção. Não existe uma ligação direta entre o que é produzido e a real demanda do cliente. PRODUÇÃO PUXADA É chamada de Produção Puxada o sistema em que a última operação do processo enxerga a quantidade de produtos realmente faturados do estoque para o cliente, e produz para repor este consumo do estoque "puxando" a quantidade de peças do estoque da operação anterior. Existe uma ligação direta entre o consumo real do cliente e a quantidade produzida.


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