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BI – Business Intelligence 1 PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações Anexo 1 Implementação de Sistemas.

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1 BI – Business Intelligence 1 PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações Anexo 1 Implementação de Sistemas

2 BI – Business Intelligence 2 Objetivos de um projeto de TI Adquirir, criar ou adaptar um sistema de informações para automatizar processos de negócio de uma empresa, através da utilização de recursos de Tecnologia da Informação. Adquirir, criar ou adaptar um sistema de informações para automatizar processos de negócio de uma empresa, através da utilização de recursos de Tecnologia da Informação. Abrangência: Abrangência: Todos os processos da empresa Todos os processos da empresa Um departamento Um departamento Um conjunto de departamentos Um conjunto de departamentos Um ciclo de processos envolvendo vários departamentos Um ciclo de processos envolvendo vários departamentos Etc. Etc.

3 BI – Business Intelligence 3 Exemplos Sistema de Controle de Contas a Pagar Sistema de Controle de Contas a Pagar Sistema de Controle de Contas a Receber Sistema de Controle de Contas a Receber Sistema de Controle de Estoque Sistema de Controle de Estoque Sistema de Controle de Faturamento Sistema de Controle de Faturamento Sistema de Controle de Vendas Sistema de Controle de Vendas ERP ERP SCM SCM CRM CRM Etc. Etc.

4 BI – Business Intelligence 4 Considerações sobre projetos de TI Características de Projetos de TI: Características de Projetos de TI: Caros Caros Complexos Complexos Demorados Demorados Exigem conhecimentos altamente especializados Exigem conhecimentos altamente especializados São construídos quase que artesanalmente por seres humanos São construídos quase que artesanalmente por seres humanos Dificilmente se consegue mensurar o retorno obtido em relação ao investimento realizado Dificilmente se consegue mensurar o retorno obtido em relação ao investimento realizado

5 BI – Business Intelligence 5 Considerações sobre fornecedores de software A contratação de um fornecedor, seja para compra, seja para desenvolvimento de um sistema, pode gerar dependência do mesmo. A contratação de um fornecedor, seja para compra, seja para desenvolvimento de um sistema, pode gerar dependência do mesmo. O fornecedor pode quebrar durante o processo de implementação. O fornecedor pode quebrar durante o processo de implementação. Os vendedores de sistemas não são desenvolvedores. Os vendedores de sistemas não são desenvolvedores. Necessário saber como avaliar um fornecedor: Necessário saber como avaliar um fornecedor: o Certificações (ISO, CMMI, PMI, etc.) o Situação econômica/financeira da empresa o Projetos anteriores o Clientes atuais o Consultas em órgãos especializados (PROCON, IDEC, SERASA, etc.)

6 BI – Business Intelligence 6 Opções para implementação de um Sistema de Informações

7 BI – Business Intelligence 7 Opções para implementação de um Sistema de Informações 1. Comprar um sistema pronto 1.1. Sistema web 1.2. Pacote de Sistemas Integrados 2. Desenvolver um novo sistema 2.1. Contratar uma empresa desenvolvedora de sistemas 2.2. Desenvolver internamente

8 BI – Business Intelligence 8 1. Comprar um Sistema Pronto 1.1. Sistema Web 1.1. Sistema Web VantagensDesvantagens WEB Prazo Prazo Baixo Custo Baixo Custo Oferece suporte Oferece suporte Eventuais erros são corrigidos pelo fornecedor Eventuais erros são corrigidos pelo fornecedor Você pode pagar pela licença de uso, ao invés de comprar o sistema Você pode pagar pela licença de uso, ao invés de comprar o sistema A empresa precisa se adaptar ao sistema A empresa precisa se adaptar ao sistema Relativamente limitado Relativamente limitado Nem todos os fornecedores aceitam pedidos de alteração Nem todos os fornecedores aceitam pedidos de alteração

9 BI – Business Intelligence 9 1. Comprar um Sistema Pronto 1.2. Pacote de Sistemas Integrados 1.2. Pacote de Sistemas Integrados VantagensDesvantagens É um sistema completo e pode ser implantado em poucos meses, dependendo do porte da empresa e dos módulos adquiridos. É um sistema completo e pode ser implantado em poucos meses, dependendo do porte da empresa e dos módulos adquiridos. As regras de negócio deste tipo de sistema são baseadas, geralmente, em práticas de mercado já consolidadas, o que pode ajudar a organizar e melhorar a operação da empresa. As regras de negócio deste tipo de sistema são baseadas, geralmente, em práticas de mercado já consolidadas, o que pode ajudar a organizar e melhorar a operação da empresa. Pode ser adquirido em módulos, o que diminui o impacto do alto custo. Pode ser adquirido em módulos, o que diminui o impacto do alto custo. Prazo (é mais demorado do que adquirir um sistema web, mas é mais rápido do que criar um novo sistema). Prazo (é mais demorado do que adquirir um sistema web, mas é mais rápido do que criar um novo sistema). É customizável e permite pequenas alterações. É customizável e permite pequenas alterações. Maior segurança com relação ao funcionamento. Maior segurança com relação ao funcionamento. Custo alto. Custo alto. Aumento do nível de imitação: a empresa perde diferenciais, porque seus concorrentes poderão adquirir o mesmo sistema e, consequentemente, executarão diversos processos da mesma forma que você. Aumento do nível de imitação: a empresa perde diferenciais, porque seus concorrentes poderão adquirir o mesmo sistema e, consequentemente, executarão diversos processos da mesma forma que você. Pode exigir grandes mudanças operacionais e até culturais na empresa, porque depende de que todas as pessoas da empresa passem a utilizar o sistema e de que todas o utilizem de forma correta (exige Planejamento e Gerenciamento de Mudanças). Pode exigir grandes mudanças operacionais e até culturais na empresa, porque depende de que todas as pessoas da empresa passem a utilizar o sistema e de que todas o utilizem de forma correta (exige Planejamento e Gerenciamento de Mudanças). A empresa precisa se adaptar ao sistema. A empresa precisa se adaptar ao sistema. Isto pode tornar a implantação muito complexa, demorada e difícil, chegando até a inviabilizá-la. Isto pode tornar a implantação muito complexa, demorada e difícil, chegando até a inviabilizá-la.

10 BI – Business Intelligence Desenvolver um Novo Sistema 2.1. Desenvolver internamente 2.1. Desenvolver internamente VantagensDesvantagens O sistema se adapta à empresa. O sistema se adapta à empresa. Informações sigilosas não saem da empresa. Informações sigilosas não saem da empresa. Controle sobre a equipe de desenvolvimento e sobre o andamento do projeto. Controle sobre a equipe de desenvolvimento e sobre o andamento do projeto. Prazo maior (em relação à compra de um sistema pronto) Prazo maior (em relação à compra de um sistema pronto) Não é o negócio da sua empresa (não há domínio sobre a tecnologia). Não é o negócio da sua empresa (não há domínio sobre a tecnologia). Risco relacionado ao prazo e a eventuais mudanças no mercado, na legislação e na própria empresa. Risco relacionado ao prazo e a eventuais mudanças no mercado, na legislação e na própria empresa. Exige alto investimento em infra-estrutura (computadores, rede, licenças de software, salas, móveis, etc.). Exige alto investimento em infra-estrutura (computadores, rede, licenças de software, salas, móveis, etc.). Exige contratação de pessoal especializado (Gerentes, Coordenadores, Analistas, Programadores, Arquitetos de Sistemas, Webdesigners, Analistas de Banco de Dados, etc.). Exige contratação de pessoal especializado (Gerentes, Coordenadores, Analistas, Programadores, Arquitetos de Sistemas, Webdesigners, Analistas de Banco de Dados, etc.). Se a equipe e a infra-estrutura criadas para o projeto não forem reaproveitadas, o retorno do investimento será comprometido. Se a equipe e a infra-estrutura criadas para o projeto não forem reaproveitadas, o retorno do investimento será comprometido.

11 BI – Business Intelligence Desenvolver um Novo Sistema 2.2. Contratar uma empresa desenvolvedora de sistemas 2.2. Contratar uma empresa desenvolvedora de sistemas VantagensDesvantagens O sistema se adapta à empresa. O sistema se adapta à empresa. O fornecedor arca com os riscos do desenvolvimento. O fornecedor arca com os riscos do desenvolvimento. O fornecedor possui toda a tecnologia e infra-estrutura necessárias ao desenvolvimento. O fornecedor possui toda a tecnologia e infra-estrutura necessárias ao desenvolvimento. Com o tempo, pode-se criar uma parceria com o fornecedor, o que pode gerar menores custos e maior segurança. Com o tempo, pode-se criar uma parceria com o fornecedor, o que pode gerar menores custos e maior segurança. Prazo maior (em relação à compra de um sistema pronto) Prazo maior (em relação à compra de um sistema pronto) Informações sigilosas da sua empresa terão que ser disponibilizadas para o fornecedor para teste do sistema. Informações sigilosas da sua empresa terão que ser disponibilizadas para o fornecedor para teste do sistema. Menor controle sobre o desenvolvimento (exige confiança no fornecedor). Menor controle sobre o desenvolvimento (exige confiança no fornecedor).

12 BI – Business Intelligence 12 Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas

13 BI – Business Intelligence 13 Cronograma de um projeto de TI

14 BI – Business Intelligence 14 Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas ANTES DO INÍCIO DO PROJETO: Definir a equipe da área de negócio responsável pelo desenvolvimento do projeto. Definir a equipe da área de negócio responsável pelo desenvolvimento do projeto. Relacionar todos os interessados relevantes para o projeto. Relacionar todos os interessados relevantes para o projeto. Definir os processos a serem informatizados (escopo do projeto). Definir os processos a serem informatizados (escopo do projeto). Definir o orçamento disponível para o projeto. Definir o orçamento disponível para o projeto. Fornecer todas as informações mínimas necessárias para que o fornecedor possa elaborar uma proposta técnica/comercial. Fornecer todas as informações mínimas necessárias para que o fornecedor possa elaborar uma proposta técnica/comercial. Aprovar os termos da proposta, com relação escopo, prazo e custo. Aprovar os termos da proposta, com relação escopo, prazo e custo. Aprovar o cronograma proposto para o projeto. Aprovar o cronograma proposto para o projeto.

15 BI – Business Intelligence 15 Na fase de LEVANTAMENTO: Descrever detalhadamente todos os processos do seu departamento (fluxo de processamento), inclusive com relação a períodicidade, criticidade, segurança e responsabilidades. Descrever detalhadamente todos os processos do seu departamento (fluxo de processamento), inclusive com relação a períodicidade, criticidade, segurança e responsabilidades. Descrever detalhadamente todas as informações relacionadas a cada processo. Descrever detalhadamente todas as informações relacionadas a cada processo. Apresentar e fornecer cópias de todos os formulários e documentos envolvidos em cada processo. Apresentar e fornecer cópias de todos os formulários e documentos envolvidos em cada processo. Definir critérios de aceite para aprovação do sistema. Definir critérios de aceite para aprovação do sistema. Fornecer todas estas informações para a equipe de desenvolvimento de sistema. Fornecer todas estas informações para a equipe de desenvolvimento de sistema. Aprovar o desenho lógico do sistema elaborado pelo fornecedor. Aprovar o desenho lógico do sistema elaborado pelo fornecedor. Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas

16 BI – Business Intelligence 16 DURANTE O PROJETO Acompanhar a execução do projeto de acordo com o respectivo cronograma. Acompanhar a execução do projeto de acordo com o respectivo cronograma. Informar o fornecedor sobre eventuais alterações de escopo. Informar o fornecedor sobre eventuais alterações de escopo. Negociar o custo e prazo das alterações. Negociar o custo e prazo das alterações. AO FINAL DA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA Testar as funcionalidades do sistema, de forma a aprovar o seu funcionamento. Testar as funcionalidades do sistema, de forma a aprovar o seu funcionamento. Definir processo de implantação do sistema junto ao fornecedor. Definir processo de implantação do sistema junto ao fornecedor. Treinar usuários do novo sistema. Treinar usuários do novo sistema. Acompanhar implantação do sistema. Acompanhar implantação do sistema. Iniciar uso efetivo do sistema para controlar as operações do departamento. Iniciar uso efetivo do sistema para controlar as operações do departamento. Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas


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