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Metodologia Versão 2 FSRS.

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Apresentação em tema: "Metodologia Versão 2 FSRS."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Versão 2 FSRS

2 Apresentação Roberto Petry
Instrutor da FSRS, Membro do GT de Metodologia, Participou da Elaboração das Versões 2.0, 2.1 e 2.2 da Metodologia da FSRS. Diretor de Tecnologia da AdvancedIT S/A. Presidente da SUCESU-RS. Professor da ULBRA (Gerenciamento de Projetos e Banco de Dados).

3 Projeto FSRS Atuais parceiros do projeto: Governo do Estado PROCERGS
Instituições Privadas SOFTSUL Empresas com Termo de Adesão ao Projeto

4 Projeto FSRS Acordos Contratuais:
Convênio entre os parceiros para operacionalização do Projeto Fábrica de Software; Termo de Adesão das empresas de software.

5 Papel dos parceiros SOFTSUL: gestão administrativo-financeira e comercial, logística e suporte técnico; PROCERGS: gestão técnica do Projeto; EMPRESAS SW: contribuir com RH e conhecimentos para a construção do conteúdo técnico do projeto.

6 Soma de esforços Conquistar Novos Mercados + FS - RS + =

7 Objetivos 1) Organizar a capacidade produtiva de uma rede de produtores de SW que trabalhem de forma integrada, possibilitando atender demandas com: Padrão de Qualidade reconhecido; Grandes Volumes; Maior Produtividade; Negócios no Mercado Global.

8 Objetivos 2) Criar um processo homogêneo e eficiente de produção de SW, visando a presença do software “Made in RS” no mercado global (local, nacional e externo). 3) Possibilitar o trabalho cooperado reunindo empresas de software, profissionais autônomos e parceiros em torno de um objetivo comum.

9 Elementos do Projeto FSRS
Metodologia e padrões de especificação e desenvolvimento de software. Componentes de SW para re-uso. Ferramentas de desenvolvimento, teste e controle. Capacitação na metodologia e nas ferramentas. Método de distribuição dos projetos.

10 Elementos do Projeto FSRS
Pontos de trabalho: infra-estrutura computacional (hardware, software, rede, internet, etc..). Biblioteca de componentes de software (e controle de versões) Diversos ambientes de desenvolvimento (Software Livre, Oracle, Microsoft, Sun/JAVA...) Espelhamento do ambiente do parceiro demandante (desenvolvimento ou operacional) Desenvolvimento dos projetos em consórcio. Gerência de projetos pela Softsul. Sistema de garantia da qualidade.

11 Metodologia de Especificação
Envolve todo o ciclo de desenvolvimento. Estrutura de trabalho técnica e gerencial. Acompanhamento e documentação. Processo sob constante melhoria. Formulários padronizados de especificação. ou documentação sobre ferramentas utilizadas.

12 Componentes de Software - Re-uso
Reduz o custo do desenvolvimento. “Montagem” dos sistemas rapidamente. Facilita a manutenção (suporte e atualizações). Maior flexibilidade. Reaproveitamento. Disponibilidade de componentes prontos. Programados em qualquer linguagem.

13 FSRS – Relacionamento com parceiros e mercado
Fornecimento Aquisição EMP1 A Fornecimento B Ag. de Negócio EMP2 Aquisição C EMP3

14 Descrição dos principais papéis
Cliente externo: Empresas do mercado. Agente de negócio: Traz o negócio para a fábrica desenvolver. A definição de requisitos pode ser realizada por uma ou mais empresas vinculadas a FSRS. Gerente de projeto: Responsável pelo planejamento, monitoramento e controle do projeto. Fornecedor: Empresa responsável pela execução de todo ou parte do projeto.

15 Independência de fornecedor;
REDEPRO – Rede de Fornecedores PROCERGS Objetivos: Agilidade; Redução de custos; Independência de fornecedor; Suporte legal.

16 Papéis do REDEPRO: Certificação; Conformidade; Classificação;
REDEPRO – Rede de Fornecedores PROCERGS Papéis do REDEPRO: Certificação; Conformidade; Classificação; Avaliação.

17 Norma ISO/IEC NBR 12207 Tem como objetivo estabelecer processos, atividades e tarefas a serem executadas nas relações de aquisição, fornecimento, operação, desenvolvimento e manutenção de software. Aplicação: na aquisição de sistemas e produtos ou serviços de software; no fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de software; nas relações contratuais entre partes envolvidas em um projeto de software.

18 Norma ISO/IEC NBR 12207 Público Alvo: Compradores; Fornecedores;
Operadores; Desenvolvedores; Mantenedores; Gerentes; Profissionais de qualidade; Usuários.

19 Norma 12207 - Processos de ciclo de vida de software

20 Norma ISO/IEC NBR 12207 Processo de Adaptação
Define as atividades e tarefas para executar a adaptação básica desta norma, adequando-a a realidade dos projetos de software das organizações envolvidas.

21 A norma não especifica:
Norma ISO/IEC NBR 12207 Limitações da Norma A norma não especifica: detalhes de implementação; detalhes de documentação; modelo de ciclo de vida; método de desenvolvimento de software e não se aplica a “software de prateleira”.

22 FSRS - Processos cobertos pela V2
Aquisição Documentação Fornecimento Gerência da Configuração Desenvolvimento Gerência

23 FSRS – Visão Geral dos Processos da FSRS
Estrutura da Documentação Diagramas Papéis e responsabilidades Atividades Formulários Guias de uso

24 Diagrama de Atividades
FSRS – Visão Geral dos Processos da FSRS Visão do Processo da FSRS Diagrama de Atividades

25 Processo de Aquisição Objetivo:
Define as atividades e tarefas do adquirente (organização que adquire um sistema ou produto de software). Envolvidos: Cliente externo; Agente de negócio; Gerente de projeto; Fornecedor.

26 Processo de Aquisição

27 Documento de Requisitos
Processo de Aquisição Atividade Iniciação Plano de Aquisição Documento de Requisitos Preparação de Pedido de Proposta Pedido de Proposta Preparação e atualização do Contrato

28 Protocolo de Entrega de Produto Registro de Ocorrências
Processo de Aquisição Monitoração do Fornecedor Protocolo de Entrega de Produto Registro de Ocorrências Aceitação e Conclusão

29 Processo de Fornecimento
Objetivo: Define as atividades e tarefas do fornecedor (organização que fornece o produto de software ao adquirente). Envolvidos: Agente de negócio; Gerente de projeto; Fornecedor.

30 Processo de Fornecimento

31 Processo de Fornecimento
Iniciação Preparação de Resposta Proposta Fechamento do Contrato Planejamento do projeto Plano de Projeto

32 Protocolo de Entrega de Produto
Processo de Fornecimento Execução e controle Entrega e conclusão Protocolo de Entrega de Produto

33 Processo de Desenvolvimento
Objetivo: Define as atividades e tarefas do desenvolvedor (organização que define e desenvolve um produto de software). Envolvidos: Cliente externo; Gerente de projeto; Fornecedor.

34 Processo de Desenvolvimento
Diagrama de Caso de Uso

35 Documento de Requisitos Descrição de Caso de Uso
Processo de Desenvolvimento Implementação do Processo Análise dos Requisitos Documento de Requisitos Análise do software Regras de Negócio Documento de Análise Descrição de Caso de Uso

36 Processo de Desenvolvimento
Projeto de arquitetura do software Documento de Projeto de Sistema Modelo de Dados (ER) Projeto detalhado do software Especificação de Classes Especificação de Interface Visual Plano de Teste Guia de Implementação

37 Guia de Implementação Objetivo
Define normas e padrões de implementação da empresa contratante que deverão ser seguidos durante a construção do sistema. O conjunto de documentos que compõe o Guia deve estar disponível para toda equipe de desenvolvimento.

38 Processo de Desenvolvimento
Templates de Teste Unitário de Classe de BD Unitário de Classe de RN Unitário de Interface Visual Qualificação de Caso de Uso Relatório Plano de Teste de Caso de Uso

39 Planilha de apropriação de horas Plano de Teste de Caso de Uso
Processo de Desenvolvimento Codificação e testes de software Planilha de apropriação de horas Integração do software Plano de Teste de Caso de Uso

40 Registro de Ocorrências Registro de Ocorrências
Processo de Desenvolvimento Teste de qualificação do software Registro de Ocorrências Preparação do ambiente Teste de integração e qualificação do sistema Registro de Ocorrências

41 Registro de Ocorrências
Processo de Desenvolvimento Instalação do software Registro de Ocorrências Apoio à aceitação do software

42 Processo de Documentação
Objetivo: Define as atividades e tarefas para o registro da informação produzida por um processo do ciclo de vida. Envolvidos: Agente de negócio; Gerente de projeto; Fornecedor.

43 Processo de Documentação
Elaboração da documentação Os documentos devem ser produzidos e fornecidos de acordo com os padrões estabelecidos pela FSRS. A documentação é de responsabilidade das empresas fornecedoras e deve ser elaborada e atualizada em todas as atividades do processo.

44 Processo de Gerência da Configuração
Objetivo: Define as atividades e tarefas necessárias para garantir a integridade (completeza, consistência e correção) dos produtos de software, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. Envolvidos: Agente de negócio; Gerente de projeto; Fornecedor.

45 Processo de Gerência de Configuração
Identificação da configuração Identificação dos itens de configuração de software e versões a serem controladas. Itens podem ser documentos da metodologia e código-fonte. Gerência de liberação e distribuição

46 Registro de Ocorrências Protocolo de Entrega de Produto
Processo de Gerência Planejamento do projeto Plano de Projeto Execução e controle do projeto Registro de Ocorrências Conclusão do projeto Protocolo de Entrega de Produto

47 Considerações Nível de detalhamento
O Gerente de Projeto deve assegurar que o detalhamento das especificações tenha sido realizado no nível adequado, minimizando a informalidade e a necessidade de muitas interações entre as equipes de Construção, Análise e Projeto. Especificação conceitual Para manter a especificação em nível conceitual, o projetista deve descrever os procedimentos sem fazer referências à tecnologia a ser utilizada.


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