A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)"— Transcrição da apresentação:

1 RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
Disciplina: ESOF2 Prof. Adriana M. Martins

2 Visão Geral Pessoas Projeto Produto Processo Ferramenta Template
participam Resultado Automação

3 Visão Geral Um processo de Desenvolvimento de Software é realizado por várias pessoas. Quem são elas? - Arquitetos, desenvolvedores, testadores, equipe de suporte, usuários, clientes e fornecedores.

4 Pessoas São Cruciais (P1)
Elas estão envolvidas em todo ciclo de desenvolvimento do software. O processo de desenvolvimento afeta pessoas: Viabilidade do Projeto: modelo iterativo é apoio; Gerenciamento de Riscos: riscos não calculados preocupam; Estrutura da Equipe: equipes menores tem maior rendimento; Cronograma do Projeto: deve ser realístico e de acordo com a capacidade de produção da equipe.

5 Pessoas São Cruciais (P1)
a) O processo de desenvolvimento afeta pessoas: Entendimento do Projeto: pessoas gostam de saber o que farão, e onde se deseja chegar; Senso de Comprometimento: é preciso um feedback à equipe no fim de cada iteração, pois isso os incentivará e direcionará seu trabalho. Mostrar resultados gera senso de comprometimento.

6 Pessoas São Cruciais (P1)
b) Os papéis irão mudar: O processo precisa de guia. O sistema a ser construído será cada vez mais complexo e deverá ter vida longa, por isso é preciso entender bem o negócio: Trabalho Cooperativo : várias pessoas de diferentes áreas; A equipe mudará com o tempo (os papéis também); As pessoas são cruciais, é necessário ter na equipe pessoas certas, que fazem acontecer PROJETO DE SUCESSO!

7 Pessoas São Cruciais (P1)
c) Tornando “recursos” em “Trabalhadores”: Pessoas exercem diferentes papéis num projeto. Recursos  Pessoas; Trabalhador  posição na qual o recurso pode ser alocado (analista, arquiteto, gerente, testador.. etc); Responsabilidade do trabalhador: executar um conjunto de atividades. É preciso ter informações efetivas sobre o que será realizado por ele e sua relação com os demais trabalhadores. Um trabalhador poderá assumir diferentes posições no projeto.

8 Projetos fazem o Produto (P2)
O desenvolvimento de um projeto sempre resultará num produto (resultado de várias iterações). A condução do projeto segue padrões organizacionais e afetam: Seqüência de Mudanças: cada ciclo resulta num release (versão) e a seqüência de ciclos mudará o produto continuamente até a versão final. Série de Iterações: cada iteração implementa uma série de casos de uso e mitiga riscos.

9 Produto é mais que Código (P3)
No UP o produto é o software desenvolvido (sistema). O produto não é somente o código entregue (executável) mas o sistema como um todo. Definição de SISTEMA: “É o conjunto de todos os artefatos que são tomados para serem representados numa máquina ou de forma legível para máquina, trabalhadores ou usuários.”

10 Produto é mais que Código (P3)
Definição de ARTEFATOS: “Qualquer tipo de informação criada, produzida ou usada pelos trabalhadores no desenvolvimento do sistema. (Ex: Diagramas UML, descrições textuais...)” Há dois tipos de artefatos: Artefatos de Engenharia: documentação, diagramas, código (foco do UP). Artefatos de Gerenciamento: planejamento, execução, controle do projeto.

11 Produto é mais que Código (P3)
O sistema é um conjunto de modelos. O artefato mais importante no UP é o MODELO. Cada trabalhador precisa de uma perspectiva única do modelo. Analistas SISTEMA Arquiteto Gerente do Projeto Usuários Testadores Desenvolvedores

12 Produto é mais que Código (P3)
O modelo é a abstração do sistema (uma visão) com características específicas para cada trabalhador dentro do processo. Definir o modelo do sistema é uma das decisões mais importantes no processo.

13 Produto é mais que Código (P3)
O conjunto de modelos do UP dá informações claras sob o sistema e todos os trabalhadores envolvidos, sendo eles: Modelo de Caso de Uso Modelo de Análise Modelo de Design Modelo de Desenvolvimento Modelo de Implementação Modelo de Testes “Cada modelo é uma abstração semântica fechada do sistema”, sendo assim, o modelo não precisa de outra informação adicional para interpretá-lo.

14 Produto é mais que Código (P3)
Os modelos no UP se relacionam mutuamente. Cada relacionamento no UML é chamado de “traço de dependência”. As dependências entre modelos adicionam informações não semânticas para ajudar a entender os modelos e suas relações. M. Caso Uso M. Análise M. Design ....

15 consistentes, que representem um
Processos direcionam Projetos (P4) Processo no UP é a chave do desenvolvimento de sistemas. É definido como um template (molde). É a definição de um conjunto de atividades, e não de sua execução!! Definição de PROCESSO: “Processo é o conjunto de atividades necessárias para transformar requisitos de usuários em artefatos consistentes, que representem um produto de software.“

16 Processos direcionam Projetos (P4)
Relação entre Processos e Fluxos: “As atividades relacionadas constituem os fluxos (workflows).” Como organizar o fluxo? a) Identificar os diferentes trabalhadores necessários no processo; b) Identificar os artefatos que serão criados por cada trabalhador no processo. RESULTA Descrição de como o processo flui através de trabalhadores e artefatos produzidos por eles.

17 Processos direcionam Projetos (P4)
Exemplo de Fluxo de Atividades (modelagem de um Caso de Uso no UP): Cria a Interface do usuário Projetor da interface Encontrar atores e Casos de Uso Analista de Sistemas Especificador de caso de uso Arquiteto Detalha os Casos de Uso Priorizar os Estrutura o modelo de Caso de Uso

18 Processos direcionam Projetos (P4)
Especializando um Processo: O RUP é genérico, precisa ser instanciado; Processos irão variar porque haverão diferentes contextos, tipos de sistemas e regras de negócios. O processo precisa se adaptar ao mundo real e ser configurado de forma a atender as necessidades específicas de uma organização.

19 Processos direcionam Projetos (P4)
Fatores a considerar para especializar o Processo: Fatores Organizacionais: estrutura, gerenciamento, cultura e experiência no desenvolvimento de software; Fatores de Domínio: domínio da aplicação, suporte ao negócio, usuários e concorrência; Fatores de Ciclo de Vida: expectativa do ciclo de vida do software, desenvolvimento, tecnologia e futuras versões; Fatores Técnicos: linguagem de programação, ferramentas de desenvolvimento, banco de dados, modelo, arquitetura, comunicação e distribuição.

20 Processos direcionam Projetos (P4)
Benefícios do uso de um Processo: Clareza de papéis a serem executados no projeto (trabalhadores, artefatos); Entendimento das atividades dos colegas mesmo em localizações geográficas diferentes (outsourcing); Clareza de papéis dos desenvolvedores para os gerentes/supervisores; Transferência de gerente/trabalhadores entre projetos; Treinamento padronizado; Estimativa de custos e prazos facilitada; Aperfeiçoamento da equipe como um time.

21 Ferramentas integram o Processo
As ferramentas são parte integrante do processo; São úteis para automatizar tarefas repetitivas, manter dados estruturados e consistentes, gerenciar grande volume de informações e ser um guia formal durante o processo de desenvolvimento; Aumento de qualidade da informação e produtividade da equipe. Situação: imagine a atualização de modelos e fluxos de processo sendo gerenciados de forma manual, para cada iteração e incremento??? Isto é vantajoso?

22 Ferramentas integram o Processo
As ferramentas são utilizadas para automatizar e formalizar o processo tanto quando possível. Um processo automatizado proverá meios eficientes para que a equipe trabalhe de forma coerente e proverá meios para validação de das consistências entre os artefatos. Características das Ferramentas: Facilidade de uso (reuso e diferentes alternativas de utilização); Eficiente (compensar o tempo de aprendizado).

23 Ferramentas integram o Processo
As ferramentas deve atuar bem sob demanda (acesso simultâneo); As ferramentas devem suportar todos o ciclo de vida do desenvolvimento de software. Considerações sobre a UML A UML suporta modelagem visual ; A UML define regras sintáticas – elementos da linguagem de construção; A UML define regras semânticas - garante integridade entre versões dos modelos.

24 Ferramentas integram o Processo
Exemplo de Ferramentas: - Gerência de Projetos, UML, desenvolvimento, testes, qualidade. Site On-line do RUP: com/rup/ Site para baixar versão em Português do RUP:

25 Visão Geral As necessidades dos usuários relativas aos requisitos não podem ser implementadas todas de uma vez, elas serão refinadas em sucessivas iterações.


Carregar ppt "RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google