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Gestão de projetos de Software GTI-16

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Apresentação em tema: "Gestão de projetos de Software GTI-16"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de projetos de Software GTI-16
Aula 3 Processo Unificado

2 Disciplinas no Processo Unificado
Ger. Proj. de Software GTI - 16

3 Disciplinas Uma disciplina engloba todas as atividades necessárias para produzir um determinado conjunto de artefatos Uma disciplina é composta de: Conjunto de atividades Fluxo de Trabalho Artefatos Papéis Ger. Proj. de Software GTI - 16

4 Modelagem de Negócio Finalidade:
Entender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema deve ser implantado (a organização-alvo). Entender os problemas atuais da organização-alvo e identificar as possibilidades de melhoria.  Assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo. Derivar os requisitos de sistema necessários para sustentar a organização-alvo. Ger. Proj. de Software GTI - 16

5 Mod. de Negócio: papéis e atividades
Ger. Proj. de Software GTI - 16

6 Mod. de Negócio: Fluxo de trabalho
Ger. Proj. de Software GTI - 16

7 Mod. de Negócio: Artefatos
Ger. Proj. de Software GTI - 16

8 Requisitos Finalidade:
Estabelecer e manter concordância com os clientes e outros envolvidos sobre o que o sistema deve fazer. Oferecer aos desenvolvedores do sistema uma compreensão melhor dos requisitos do sistema Definir as fronteiras do sistema (ou delimitar o sistema). Fornecer uma base para planejar o conteúdo técnico das iterações Fornecer uma base para estimar o custo e o tempo de desenvolvimento do sistema. Definir uma interface de usuário para o sistema, focando nas necessidades e metas dos usuário. Ger. Proj. de Software GTI - 16

9 Requisitos: Papéis e atividades
Ger. Proj. de Software GTI - 16

10 Requisitos: Fluxo de trabalho
Ger. Proj. de Software GTI - 16

11 Requisitos: artefatos
Ger. Proj. de Software GTI - 16

12 Análise e Design Finalidade
Transformar os requisitos em um design do sistema a ser criado. Desenvolver uma arquitetura sofisticada para o sistema. Adaptar o design para que corresponda ao ambiente de implementação Ger. Proj. de Software GTI - 16

13 Análise e Design: papéis e atividades
Ger. Proj. de Software GTI - 16

14 Análise e Design Fluxo de trabalho Ger. Proj. de Software GTI - 16

15 Análise e Design: Artefatos
Ger. Proj. de Software GTI - 16

16 Implementação Finalidade:
definir a organização do código em termos de subsistemas de implementação organizados em camadas implementar classes e objetos em termos de componentes (arquivos-fonte, binários, executáveis e outros) testar os componentes desenvolvidos como unidades integrar os resultados produzidos por implementadores individuais (ou equipes) ao sistema executável Ger. Proj. de Software GTI - 16

17 Implementação: Papéis e ativid.
Ger. Proj. de Software GTI - 16

18 Implementação: Fluxo de trabalho
Ger. Proj. de Software GTI - 16

19 Implementação: Artefatos
Ger. Proj. de Software GTI - 16

20 Teste Finalidade: Localizar e documentar defeitos na qualidade do software. Avisar de forma geral sobre a qualidade observada no software. Validar as suposições feitas nas especificações de design e requisito através de demonstração concreta. Validar as funções do software conforme projetadas. Verificar se os requisitos foram implementados de forma adequada. Ger. Proj. de Software GTI - 16

21 Testes: Papéis e atividades
Ger. Proj. de Software GTI - 16

22 Testes: fluxo de trabalho
Ger. Proj. de Software GTI - 16

23 Testes: artefatos Ger. Proj. de Software GTI - 16

24 GCM Gerência de Configuração e Mudanças Finalidade
a identificação dos itens de configuração, a restrição de mudanças nesses itens, a auditoria das mudanças feitas nesses itens e a definição e o gerenciamento das configurações desses itens. A gerência de mudanças está intimamente relacionada com testes Toda mudança no produto deve ser cadastrada Ger. Proj. de Software GTI - 16

25 GCM: Papéis e atividades
Ger. Proj. de Software GTI - 16

26 Gerência de Projeto Finalidade: O RUP não trata de:
Fornecer um framework para gerenciar projetos intensivos de software. Fornecer diretrizes práticas para planejar, montar a equipe, executar e monitorar os projetos. Fornecer um framework de gerenciamento de risco. O RUP não trata de: Gerenciamento de pessoal: contratação, treinamento, ensino Gerenciamento de orçamento: definição, alocação etc. Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes Enfatiza principalmente: Gerenciamento de risco Planejamento de um projeto iterativo, por meio do ciclo de vida e de uma iteração particular Monitoramento do progresso de um projeto iterativo, métrica Ger. Proj. de Software GTI - 16

27 Gerência de projeto Ger. Proj. de Software GTI - 16

28 Gerência de Projeto: Artefatos
Ger. Proj. de Software GTI - 16

29 Disciplinas - Ambiente
Finalidade: Configuração e preparação do ambiente Servidores Estações Ferramentas Etc.. Ger. Proj. de Software GTI - 16

30 Ambiente: Papéis e atividades
Ger. Proj. de Software GTI - 16

31 Ambiente Artefatos Ger. Proj. de Software GTI - 16

32 Ambiente Fluxo de trabalho Ger. Proj. de Software GTI - 16

33 Resumindo... Processo grande Indicado para Pequenas equipes
Desperdiço de tempo na elaboração de todos artefatos Indicado para Grandes equipes ( > 50 pessoas) Referência para os processos organizacionais EUP: Entreprise Unified Process Pequenas equipes Precisa ser modificado de acordo com o projeto O que modificar? Disciplinas  Papéis, Atividades, Artefatos Ger. Proj. de Software GTI - 16

34 Atividade Ger. Proj. de Software GTI - 16


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