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Gestão de projetos de Software GTI-16 Aula 3 Processo Unificado.

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Apresentação em tema: "Gestão de projetos de Software GTI-16 Aula 3 Processo Unificado."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de projetos de Software GTI-16 Aula 3 Processo Unificado

2 Ger. Proj. de SoftwareGTI Disciplinas no Processo Unificado

3 Ger. Proj. de SoftwareGTI Disciplinas Uma disciplina engloba todas as atividades necessárias para produzir um determinado conjunto de artefatos Uma disciplina é composta de: –Conjunto de atividades –Fluxo de Trabalho –Artefatos –Papéis

4 Ger. Proj. de SoftwareGTI Modelagem de Negócio Finalidade: –Entender a estrutura e a dinâmica da organização na qual um sistema deve ser implantado (a organização-alvo). –Entender os problemas atuais da organização-alvo e identificar as possibilidades de melhoria. –Assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização-alvo. –Derivar os requisitos de sistema necessários para sustentar a organização-alvo.

5 Ger. Proj. de SoftwareGTI Mod. de Negócio: papéis e atividades

6 Ger. Proj. de SoftwareGTI Mod. de Negócio: Fluxo de trabalho

7 Ger. Proj. de SoftwareGTI Mod. de Negócio: Artefatos

8 Ger. Proj. de SoftwareGTI Requisitos Finalidade: –Estabelecer e manter concordância com os clientes e outros envolvidos sobre o que o sistema deve fazer. –Oferecer aos desenvolvedores do sistema uma compreensão melhor dos requisitos do sistema –Definir as fronteiras do sistema (ou delimitar o sistema). –Fornecer uma base para planejar o conteúdo técnico das iterações –Fornecer uma base para estimar o custo e o tempo de desenvolvimento do sistema. –Definir uma interface de usuário para o sistema, focando nas necessidades e metas dos usuário.

9 Ger. Proj. de SoftwareGTI Requisitos: Papéis e atividades

10 Ger. Proj. de SoftwareGTI Requisitos: Fluxo de trabalho

11 Ger. Proj. de SoftwareGTI Requisitos: artefatos

12 Ger. Proj. de SoftwareGTI Análise e Design Finalidade –Transformar os requisitos em um design do sistema a ser criado. –Desenvolver uma arquitetura sofisticada para o sistema. –Adaptar o design para que corresponda ao ambiente de implementação

13 Ger. Proj. de SoftwareGTI Análise e Design: papéis e atividades

14 Ger. Proj. de SoftwareGTI Análise e Design Fluxo de trabalho

15 Ger. Proj. de SoftwareGTI Análise e Design: Artefatos

16 Ger. Proj. de SoftwareGTI Implementação Finalidade: –definir a organização do código em termos de subsistemas de implementação organizados em camadas –implementar classes e objetos em termos de componentes (arquivos-fonte, binários, executáveis e outros) –testar os componentes desenvolvidos como unidades –integrar os resultados produzidos por implementadores individuais (ou equipes) ao sistema executável

17 Ger. Proj. de SoftwareGTI Implementação: Papéis e ativid.

18 Ger. Proj. de SoftwareGTI Implementação: Fluxo de trabalho

19 Ger. Proj. de SoftwareGTI Implementação: Artefatos

20 Ger. Proj. de SoftwareGTI Teste Finalidade: –Localizar e documentar defeitos na qualidade do software. –Avisar de forma geral sobre a qualidade observada no software. –Validar as suposições feitas nas especificações de design e requisito através de demonstração concreta. –Validar as funções do software conforme projetadas. –Verificar se os requisitos foram implementados de forma adequada.

21 Ger. Proj. de SoftwareGTI Testes: Papéis e atividades

22 Ger. Proj. de SoftwareGTI Testes: fluxo de trabalho

23 Ger. Proj. de SoftwareGTI Testes: artefatos

24 Ger. Proj. de SoftwareGTI GCM Gerência de Configuração e Mudanças Finalidade –a identificação dos itens de configuração, –a restrição de mudanças nesses itens, –a auditoria das mudanças feitas nesses itens e –a definição e o gerenciamento das configurações desses itens. A gerência de mudanças está intimamente relacionada com testes Toda mudança no produto deve ser cadastrada

25 Ger. Proj. de SoftwareGTI GCM: Papéis e atividades

26 Ger. Proj. de SoftwareGTI Gerência de Projeto Finalidade: –Fornecer um framework para gerenciar projetos intensivos de software. –Fornecer diretrizes práticas para planejar, montar a equipe, executar e monitorar os projetos. –Fornecer um framework de gerenciamento de risco. O RUP não trata de: –Gerenciamento de pessoal: contratação, treinamento, ensino –Gerenciamento de orçamento: definição, alocação etc. –Gerenciamento de contratos, com fornecedores e clientes Enfatiza principalmente: –Gerenciamento de risco –Planejamento de um projeto iterativo, por meio do ciclo de vida e de uma iteração particular –Monitoramento do progresso de um projeto iterativo, métrica

27 Ger. Proj. de SoftwareGTI Gerência de projeto

28 Ger. Proj. de SoftwareGTI Gerência de Projeto: Artefatos

29 Ger. Proj. de SoftwareGTI Disciplinas - Ambiente Finalidade: –Configuração e preparação do ambiente –Servidores –Estações –Ferramentas –Etc..

30 Ger. Proj. de SoftwareGTI Ambiente: Papéis e atividades

31 Ger. Proj. de SoftwareGTI Ambiente Artefatos

32 Ger. Proj. de SoftwareGTI Ambiente Fluxo de trabalho

33 Ger. Proj. de SoftwareGTI Resumindo... Processo grande –Desperdiço de tempo na elaboração de todos artefatos Indicado para –Grandes equipes ( > 50 pessoas) –Referência para os processos organizacionais –EUP: Entreprise Unified Process Pequenas equipes –Precisa ser modificado de acordo com o projeto O que modificar? –Disciplinas Papéis, Atividades, Artefatos

34 Ger. Proj. de SoftwareGTI Atividade


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