A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 quinta-feira, 24 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Visão Geral do Desenvolvimento de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 quinta-feira, 24 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Visão Geral do Desenvolvimento de."— Transcrição da apresentação:

1 UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 quinta-feira, 24 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias

2 2 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas Na computação, o desenvolvimento de software é o ato de elaborar e implementar um sistema computacional (software). Esforço do desenvolvimento de sistemas é variável; Um sistema de Agenda Telefônica; Um sistema de vendas via Web de R$ 50 milhões; As atividades básicas são as mesmas.

3 3 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Etapas no Desenvolvimento de Sistemas Levantamento de Requisitos; Análise de Sistemas; Projeto de Sistemas; Implementação de Sistemas; Testes; Implantação Manutenção e Revisão de Sistemas.

4 4 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Levantamento de Requisitos O que é requisito? Segundo o IEEE – The Institute of Electrical and Electronics Engineers (1990): uma condição ou capacidade necessária para o usuário resolver um problema ou alcançar um objetivo Outros autores: qualquer função ou característica necessária a um sistema - os comportamentos quantificáveis e verificáveis que um sistema deve ter, as restrições que deve atender ou outras propriedades que devem ser fornecidas, de forma a satisfazer os objetivos das organizações e resolver um conjunto de problemas.

5 5 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Levantamento de Requisitos Definição do Escopo; Identificação dos itens que serão alvo da fase de análise; Utilização das técnicas de levantamento de requisitos.

6 6 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Análise de Sistemas Estudo de uma aplicação de sistemas de informação; Entendimento geral do problema que se tem para resolver; Buscar soluções alternativas; Divisão do sistema em módulos; Lista de requisitos com prioridades do sistema; A análise modela o problema e consiste das atividades necessárias para entender o domínio do problema (o que deve ser feito). É uma atividade de investigação. (Modelo de análise).

7 7 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Projeto de Sistemas Modelar o que e como será implementado; O projeto modela a solução e consiste das atividades de criação (como pode ser feito); Definir a arquitetura que será utilizada; Arquitetura: Identifica os subsistemas e estabelece um framework para o controle e comunicação de subsistemas. Diagramas para facilitar o entendimento; UML Modelo de Dados; Componentes do sistema.

8 8 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Implementação de Sistemas Criar ou adquirir os componentes identificados na fase de projeto; Implementar o sistema novo ou modificado; Testes; Preparação dos dados; Preparação da instalação e Instalação do sistema.

9 9 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Testes de Sistemas Realização de Testes Unitários; Preparação do Projeto de Testes; Realização de Testes Integrados; Módulos da aplicação; Outras aplicações.

10 10 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Implantação de Sistemas Planejamento da Implantação; Treinamento do Usuário Final; Preparação do material para treinamento; Preparação do Ambiente de Produção; Banco de Dados; Versão do Software que será instalada. Plano para atendimento na fase de garantia; Preparação do HelpDesk;

11 11 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Manutenção e Revisão de Sistemas Processo geral de modificação de um sistema depois de ter sido colocado em uso; Tipos de Manutenção Para reparar defeitos; Para adaptar o software a ambiente operacional diferente; Para fazer acréscimo de funcionalidade; Melhorar o desempenho.

12 12 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014

13 13 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Papéis no desenvolvimento de um software Gerente de Projetos Responsabilidades: Planejamento do Projeto Análise dos Riscos Acompanhamento dos Custos do Projeto Acompanhamento do Cronograma de Execução Acompanhamento e Motivação da Equipe Satisfação do cliente Controlar o Escopo do Projeto Entre outras Habilidades Liderança Organização Motivação Negociação Educação Conhecimento técnico e do negócio Entre Outras Gerente de Projetos Cronograma Custos (R$) Qualidade Satisfação do Cliente Satisfação da Equipe

14 14 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Gerente de Projetos (Qual o melhor perfil ?) O projeto envolve tecnologia nova e avançada Uma pessoa do departamento de informática O impacto do projeto forçará modificações fundamentais numa área funcional da empresa O gerente da área funcional O projeto é extremamente grande e complexo Um especialista em gerenciamento de projetos O projeto será um combinação das características acima Deve ser montada uma equipe que inclua pessoas de todas as áreas afetadas.

15 15 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Analista de Sistemas/Negócios Responsabilidades: Entendimento dos Requisitos de Software Concepção do Modelo de Negócios Modelagem de Dados e Classes Diagramas da UML Interação com o Cliente (usuários) Documentação da Aplicação Entre outras Habilidades Liderança Organização Motivação Negociação Educação Conhecimento Entre Outras RequisitosDocumentação Aplicar a Metodologia Entender o Cliente ! Papéis no desenvolvimento de um software

16 16 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Arquiteto/Engenheiro de Software Responsabilidades: Projetar a arquitetura do Software Implementação do sistema Testes da Aplicação (principalmente os requisitos relacionados a performance) Entre outras Habilidades Organização Conhecimentos Técnicos Educação Entre Outras SE (X > 20) Então Y = X Senão X = X + 1 Senão X = X + 1 Linguagem OO ou Procedural Papéis no desenvolvimento de um software

17 17 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Engenheiro de Configuração Elaborar o plano de gerência de configuração Estruturar a ferramenta de suporte à gerência de configuração Treinar equipe de quando necessário Apoiar a equipe de desenvolvimento no uso do processo e ferramentas Auditar as baselines funcional e física Revisar os status das atividades com o gerente do projeto Estabelecer baselines em pontos de estabilidade Gerar releases do produto desenvolvido, quando requisitado Controlar as versões do software disponibilizadas Papéis no desenvolvimento de um software

18 18 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Engenheiro de Qualidade Garantir a qualidade do produto: documentação e código Documentar e configurar o processo de software a ser utilizado no âmbito dos projetos Planejar a acompanhar as atividades de auditoria a serem realizadas no projeto Auditar o uso do processo Auditar artefatos produzidos pela equipe Auditar os produtos a serem entregues ao cliente Planejar e executar a coleta de lições aprendidas nos projetos Apoiar a equipe no uso do processo Engenheiro de Testes Realizar testes no sistema; Administrador de Banco de Dados Administrador de Sistemas Papéis no desenvolvimento de um software

19 19 APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Desenvolvimento de Sistemas quinta-feira, 24 de abril de 2014 Dúvidas?


Carregar ppt "UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 quinta-feira, 24 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Visão Geral do Desenvolvimento de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google