A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 segunda-feira, 21 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Requisitos Funcionais e Não- Funcionais/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 segunda-feira, 21 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Requisitos Funcionais e Não- Funcionais/"— Transcrição da apresentação:

1 UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 segunda-feira, 21 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Requisitos Funcionais e Não- Funcionais/ Documento de Requisitos Marcely Dias

2 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Etapas no Desenvolvimento de Sistemas Requisitos; Análise & Projeto; Implementação; Testes; Implantação; Manutenção.

3 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Informações Obtidas !!! Analisar documentação existente / sistema existente; Entrevistas; Questionários; Apresentação de fornecedores; Observação direta; Reuniões; Sessões JAD.

4 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Funcionais Requisito Funcional Descrição do que o sistema deve fazer. Descrevem a funcionalidade ou os serviços do sistema. Dependem do tipo de software, das expectativas dos usuários e do tipo de sistema que está sendo desenvolvido. Requisitos funcionais do usuário são descritos de forma bem geral, mas os requisitos funcionais de sistema descrevem a função de sistema detalhadamente.

5 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Funcionais Exemplo Sistema 1: [REQF001] Registrar Pessoa: Responsável por manter um cadastro de pessoa física ou jurídica, possibilitando através do cadastro identificar os diversos tipos de relação entre as pessoas (pai, mãe, sócio,...). [REQF002] Distribuir Processos: Responsável por distribuir os processos entre os membros do Ministério Público. O procedimento de distribuição pode ser por matéria, por sorteio ou plantão.

6 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Funcionais [REQF003] Manutenção de Tabelas: Responsável por manter os cadastros de: RPA, Membros do Judiciário, Comarcas, Circunscrições e Entrância. Exemplo Sistema 2: [REQF001] Vender Carro Customizado: Responsável por permitir que o consumidor que navegue no site monte um carro com a combinação de características que desejar. [REQF002] Manter Cadastro de Features: Responsável pelo cadastro de todas as features possíveis de serem utilizadas na montagem do carro customizado.

7 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Funcionais [REQF003] Manter Preço das Features: Responsável por manter os preços das features por região. Garantido um preço diferenciado para cada região do Brasil. Exemplo Sistema 3 [REQF001] Criação das Agendas dos Médicos: Responsável por criar as agendas de disponibilidade para os atendimentos prestados pelos médicos especialistas de cada Estabelecimento de Saúde em um determinado mês.

8 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Organizando os Requisitos Funcionais em Módulos O documento de requisitos pode ser dividido em módulos para facilitar o entendimento e a relação entre os requisitos documentados; Exemplo: Módulo Administrativo. REQF REQF Módulo Consumidor Final. REQF REQF004...

9 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Prioridade dos Requisitos Funcionais Vários requisitos podem ser encontrados e documentados; Para auxiliar na definição do escopo do projeto é importante priorizá-los; Exemplo: Prioridade 1: Requisito é essencial para o sistema; Prioridade 2: Requisito pode ser feito posteriormente a uma primeira entrega. Prioridade 3: Requisito pode ser desprezado.

10 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Prioridade dos Requisitos Funcionais Cada requisito funcional deve ser categorizado em um nível de prioridade; Esta divisão auxilia em uma eventual negociação para definição do orçamento e do tempo do projeto. + Requisitos o custo é maior; + horas trabalhadas o custo é maior.

11 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Não Funcionais Requisitos não funcionais descrevem atributos ou qualidades do sistema que não são representados através de funções. Descrevem características do sistema relacionada com: Facilidade de uso do sistema, Restrições de hardware e software, Confiabilidade, Desempenho esperado, Restrições de implantação, Segurança, Adequação a padrões e Escalabilidade.

12 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Não Funcionais Usabilidade – facilidade no uso do sistema. Facilidade de Navegação; Facilidade de Instalação; Qual tipo de usuário ? Restrições de software e hardware O software cliente vai executar em alguma plataforma ou máquina específica? E o software servidor? SO ? Servidor de Banco de Dados ? O sistema deve ser implementado em uma linguagem específica? Qual?

13 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Não Funcionais Confiabilidade Disponibilidade do sistema. Qual será ? Como agir no momento que o sistema ficar indisponível ? O sistema permite falhas? Que quantidade de erros seria inaceitável? Desempenho Qual é o tempo de resposta esperado? Quantidade de conexões que o sistema deve suportar. Existem restrições de espaço em disco no servidor ou no cliente? Existem restrições de memória? Existe restrição para o uso da CPU ? Atenção quando sistema para WEB !!! – Tempo de resposta depende de outros fatores.

14 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Não Funcionais Segurança Existem restrições de acesso ao sistema? Deve existir um controle de acesso para o sistema? (intranet ou internet) Que segurança deve ser dada aos dados transmitidos entre o cliente e o servidor ? Implantação Como deve ser implantada a versão final do sistema? Que tipo de suporte deve ser fornecido ao usuário? Os dados serão distribuídos em várias bases?

15 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Não Funcionais Adequação a padrões A interface do sistema deve seguir algum padrão gráfico? O sistema deve obedecer a alguma norma ou lei específica? Os relatórios devem seguir algum padrão? Qual processo de software será adotado? Escalabilidade Desempenho do sistema frente ao crescimento de acesso a ele.

16 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Requisitos Não Funcionais Exemplo: [REQNF001] Software: O sistema deve utilizar o banco de dados oracle versão 8. Sistema operacional Linux, deve poder ser acessado por qualquer browser IE versão 6 ou superior e Firefox 1.4 ou superior. [REQNF002] Confiabilidade: O sistema deve estar disponível de segunda a sexta no horário comercial.

17 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Comprovação dos Requisitos Mais do que documentar requisitos, é importante comprovar que eles foram atingidos. Requisitos Funcionais Os requisitos funcionais são comprovados através dos testes dos sistema Casos de Testes (Requisitos -> Casos de Uso -> Casos de Testes); Não existência de erros ou existência de erros triviais. Requisitos Não Funcionais Comprovado através de testes de carga (ex: tempo de resposta x), Através de notas (ex: usabilidade).

18 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Documento de Requisitos Modificações no documento de requisitos; O histórico auxilia na identificação e validação apenas das alterações. Referências; Identificar o que foi utilizado como fonte de referencia no levantamento de requisitos: Exemplo: Sistema X; Atas das reuniões; Registro de entrevistas; Escopo Negativo;

19 segunda-feira, 21 de abril de APS – Análise e Projeto de Sistemas Profa. Marcely Dias Considerações Sobre Requisitos Requisitos representam o escopo do sistema. Qualquer modificação no documento de requisitos deve ser aprovada pelo cliente e fornecedor; Se o escopo do sistema sofrer modificação, o documento de requisitos deve ser atualizado; Os requisitos serão detalhados em casos de uso: Um requisito pode dar origem a um ou mais casos de uso;


Carregar ppt "UNIBRATEC – Ensino Superior e Técnico em Informática 1 segunda-feira, 21 de abril de 2014 Desenvolvimento de Sistemas Requisitos Funcionais e Não- Funcionais/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google