A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos"— Transcrição da apresentação:

1 Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Marcely Dias

2 Etapas no Desenvolvimento de Sistemas
Requisitos; Análise & Projeto; Implementação; Testes; Implantação; Manutenção.

3 Informações Obtidas !!! Analisar documentação existente / sistema existente; Entrevistas; Questionários; Apresentação de fornecedores; Observação direta; Reuniões; Sessões JAD.

4 Requisitos Funcionais
Requisito Funcional Descrição do que o sistema deve fazer. Descrevem a funcionalidade ou os serviços do sistema. Dependem do tipo de software, das expectativas dos usuários e do tipo de sistema que está sendo desenvolvido. Requisitos funcionais do usuário são descritos de forma bem geral, mas os requisitos funcionais de sistema descrevem a função de sistema detalhadamente.

5 Requisitos Funcionais
Exemplo Sistema 1: [REQF001] Registrar Pessoa: Responsável por manter um cadastro de pessoa física ou jurídica, possibilitando através do cadastro identificar os diversos tipos de relação entre as pessoas (pai, mãe, sócio, ...). [REQF002] Distribuir Processos: Responsável por distribuir os processos entre os membros do Ministério Público. O procedimento de distribuição pode ser por matéria, por sorteio ou plantão.

6 Requisitos Funcionais
[REQF003] Manutenção de Tabelas: Responsável por manter os cadastros de: RPA, Membros do Judiciário, Comarcas, Circunscrições e Entrância. Exemplo Sistema 2: [REQF001] Vender Carro Customizado: Responsável por permitir que o consumidor que navegue no site monte um carro com a combinação de características que desejar. [REQF002] Manter Cadastro de Features: Responsável pelo cadastro de todas as features possíveis de serem utilizadas na montagem do carro customizado.

7 Requisitos Funcionais
[REQF003] Manter Preço das Features: Responsável por manter os preços das features por região. Garantido um preço diferenciado para cada região do Brasil. Exemplo Sistema 3 [REQF001] Criação das Agendas dos Médicos: Responsável por criar as agendas de disponibilidade para os atendimentos prestados pelos médicos especialistas de cada Estabelecimento de Saúde em um determinado mês.

8 Organizando os Requisitos Funcionais em Módulos
O documento de requisitos pode ser dividido em módulos para facilitar o entendimento e a relação entre os requisitos documentados; Exemplo: Módulo Administrativo. REQF REQF Módulo Consumidor Final. REQF REQF

9 Prioridade dos Requisitos Funcionais
Vários requisitos podem ser encontrados e documentados; Para auxiliar na definição do escopo do projeto é importante priorizá-los; Exemplo: Prioridade 1: Requisito é essencial para o sistema; Prioridade 2: Requisito pode ser feito posteriormente a uma primeira entrega. Prioridade 3: Requisito pode ser desprezado.

10 Prioridade dos Requisitos Funcionais
Cada requisito funcional deve ser categorizado em um nível de prioridade; Esta divisão auxilia em uma eventual negociação para definição do orçamento e do tempo do projeto. + Requisitos o custo é maior; + horas trabalhadas o custo é maior.

11 Requisitos Não Funcionais
Requisitos não funcionais descrevem atributos ou qualidades do sistema que não são representados através de funções. Descrevem características do sistema relacionada com: Facilidade de uso do sistema, Restrições de hardware e software, Confiabilidade, Desempenho esperado, Restrições de implantação, Segurança, Adequação a padrões e Escalabilidade.

12 Requisitos Não Funcionais
Usabilidade – facilidade no uso do sistema. Facilidade de Navegação; Facilidade de Instalação; Qual tipo de usuário ? Restrições de software e hardware O software cliente vai executar em alguma plataforma ou máquina específica? E o software servidor? SO ? Servidor de Banco de Dados ? O sistema deve ser implementado em uma linguagem específica? Qual?

13 Requisitos Não Funcionais
Confiabilidade Disponibilidade do sistema. Qual será ? Como agir no momento que o sistema ficar indisponível ? O sistema permite falhas? Que quantidade de erros seria inaceitável? Desempenho Qual é o tempo de resposta esperado? Quantidade de conexões que o sistema deve suportar. Existem restrições de espaço em disco no servidor ou no cliente? Existem restrições de memória? Existe restrição para o uso da CPU ? Atenção quando sistema para WEB !!! – Tempo de resposta depende de outros fatores.

14 Requisitos Não Funcionais
Segurança Existem restrições de acesso ao sistema? Deve existir um controle de acesso para o sistema? (intranet ou internet) Que segurança deve ser dada aos dados transmitidos entre o cliente e o servidor ? Implantação Como deve ser implantada a versão final do sistema? Que tipo de suporte deve ser fornecido ao usuário? Os dados serão distribuídos em várias bases?

15 Requisitos Não Funcionais
Adequação a padrões A interface do sistema deve seguir algum padrão gráfico? O sistema deve obedecer a alguma norma ou lei específica? Os relatórios devem seguir algum padrão? Qual processo de software será adotado? Escalabilidade Desempenho do sistema frente ao crescimento de acesso a ele.

16 Requisitos Não Funcionais
Exemplo: [REQNF001] Software: O sistema deve utilizar o banco de dados oracle versão 8. Sistema operacional Linux, deve poder ser acessado por qualquer browser IE versão 6 ou superior e Firefox 1.4 ou superior. [REQNF002] Confiabilidade: O sistema deve estar disponível de segunda a sexta no horário comercial.

17 Comprovação dos Requisitos
Mais do que documentar requisitos, é importante comprovar que eles foram atingidos. Requisitos Funcionais Os requisitos funcionais são comprovados através dos testes dos sistema Casos de Testes (Requisitos -> Casos de Uso -> Casos de Testes); Não existência de erros ou existência de erros triviais. Requisitos Não Funcionais Comprovado através de testes de carga (ex: tempo de resposta x), Através de notas (ex: usabilidade).

18 Documento de Requisitos
Modificações no documento de requisitos; O histórico auxilia na identificação e validação apenas das alterações. Referências; Identificar o que foi utilizado como fonte de referencia no levantamento de requisitos: Exemplo: Sistema X; Atas das reuniões; Registro de entrevistas; Escopo Negativo;

19 Considerações Sobre Requisitos
Requisitos representam o escopo do sistema. Qualquer modificação no documento de requisitos deve ser aprovada pelo cliente e fornecedor; Se o escopo do sistema sofrer modificação, o documento de requisitos deve ser atualizado; Os requisitos serão detalhados em casos de uso: Um requisito pode dar origem a um ou mais casos de uso;


Carregar ppt "Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google