A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Requisitos de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Requisitos de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Requisitos de Software
Professora: Aline Vasconcelos CEFET Campos

2 Requisitos: Definição:
(1) Uma condição ou capacidade necessária para um usuário resolver um problema ou alcançar um objetivo. (2) Uma condição ou uma capacidade que deve ser alcançada ou estar presente em um sistema para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outro documento formalmente imposto. O documento que descreve todos os requisitos de um software, usualmente num formato ou linguagem inteligível pelo cliente, é a Descrição de Requisitos. O documento que especifica estes requisitos, utilizando um formato mais apropriado para a implementação, é a Especificação de Requisitos. Geralmente, ambos os documentos (descrição e especificação de requisitos) descrevem o que o software proposto deve fazer sem se preocupar em como deve ser feito.

3 Requisitos: Funcionais x Não-Funcionais
Descrevem uma interação entre o sistema e seu meio ambiente. Funcionalidades do sistema conforme percebidas pelos atores externos (usuários). Requisitos Não-Funcionais: Ou restrições, descrevem uma restrição para o sistema que limita as possíveis escolhas de solução para o problema. Normalmente conhecidos como Requisitos de Qualidade de uma aplicação. Devem ser detalhados em uma seção da documentação do Software.

4 Técnicas para Elicitação de Requisitos:
Entrevistas Sessões de JAD (ou FAST) Reuniões de Grupo Brainstorm Análise de Documentos Questionário Observações Sistemas Legados Casos de Uso, etc.

5 Casos de Uso: Originado a partir do método do Jacobson.
Casos de Uso são utilizados para modelar os requisitos funcionais do sistema. Casos de Uso descrevem as funcionalidades do sistema, conforme esperadas pelos usuários, retratando um “diálogo” que uma entidade externa, chamada Ator, realiza com o sistema. Um Caso de Uso é baseado num cenário descritivo de como o Ator interage com o sistema. Ele identifica eventos que podem ocorrer e descreve as respostas do sistema para estes eventos. Um Caso de Uso, em última instância, representa um fluxo de eventos completo e com significado, descrevendo uma situação de uso particular do sistema. Símbolo:

6 Cenários: Um cenário é uma seqüência de passos que descreve uma interação entre um usuário e um sistema. Portanto, se você tem uma loja on-line baseada na web (loja virtual), podemos ter um cenário de compra de produto que diria: O cliente navega pelo catálogo de itens de mercadoria e adiciona os itens desejados ao seu carrinho de compras. Quando o cliente deseja pagar, informa o endereço de entrega, o número do cartão de crédito e confirma a venda. O sistema procede à autorização do cartão de crédito e confirma a venda imediatamente, enviando um logo a seguir.

7 Cenários com Alternativas:
Compra de um Produto: O cliente navega pelo catálogo e seleciona itens a serem comprados. O cliente vai para o checkout. O cliente preenche o formulário da remessa (endereço e opção de entrega). O sistema apresenta a informação total do faturamento incluindo a remessa, os preços e os impostos. O cliente preenche a informação de cartão de crédito. O sistema autoriza a compra. O sistema confirma imediatamente a venda O sistema envia uma confirmação para o cliente por . Alternativa 1:Falha na Autorização No item 6, o sistema falha na autorização da compra por crédito. Permite ao cliente resubmeter a informação do cartão de crédito e tentar novamente. Alternativa 2: Cliente Regular No item 3, o sistema mostra a informação atual da remessa, o valor e os 4 últimos dígitos do cartão de crédito. O cliente pode aceitar ou escrever por cima das informações apresentadas.

8 Diagrama de Casos de Uso: exemplo 1

9 Diagrama de Casos de Uso: exemplo 2
Sistema de Controle Escolar

10 Diagrama de Casos de Uso: Atores
Ator: um papel que um usuário executa em relação ao sistema. Os atores desempenham os casos de uso. Um único ator pode desempenhar vários casos de uso; um único caso de uso pode ter reciprocamente vários atores desempenhando-o ou participando. Atores podem ser vistos como participantes do caso de uso que obtêm valor dos mesmos. Atores podem ser: humanos, outros sistemas, organizações externas, dispositivos externos, etc., que interagem com o sistema. Símbolo:

11 Modelo de Casos de Uso do Sistema
Objetivos: Identificar as funcionalidades oferecidas pelo sistema para cada classe de usuário. Identificar as interfaces do sistema com outros sistemas. Definir o que será tratado pelo sistema e o que será tratado fora do sistema (o que está fora do escopo do sistema). Definir quem irá interagir com o sistema e as características gerais desta interação.

12 Requisitos: Importância e Qualidade
Uma Especificação de Requisitos é importante porque: Estabelece uma base de concordância entre o cliente e o fornecedor sobre o que o software fará. Mapeia o problema. Uma especificação de requisitos de alta qualidade é um pré-requisito para um software de alta qualidade. Qualidade: Critérios de qualidade para uma especificação de requisitos: Corretude – reflete fielmente a realidade e necessidades dos usuários e cliente; Consistência – informações em diferentes locais não são contraditórias; Clareza – sem ambigüidades, possibilita sua verificação; Completude – não há nenhuma informação necessária ou importante para os usuários e cliente que esteja omitida; Coesão – descreve exatamente o que é necessário para o cliente, sem acrescentar informações desnecessárias. Evite focar na corretude como o único critério de qualidade!!!


Carregar ppt "Requisitos de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google