A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores Maio a Setembro/2000 Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino

2 Comportamento do Sistema
É como o sistema age e reage, ou seja, a sua atividade externamente observável e que pode ser validada Modelo de Casos de Uso(Use Case) Descrição do sistema, do ambiente e do relacionamento entre o sistema e o ambiente

3 Modelo de Casos de Uso Atualizar fitas Cliente Imprimir catálogo
Relacionamento de associação entre Ator e Caso de uso Imprimir catálogo Operador

4 Modelo de Casos de Uso Modelo da funcionalidade do sistema e dos elementos que interagem com o mesmo(atores) Atores -> usuários ou outros sistemas Casos de Uso -> útil na comunicação para validação dos requisitos com usuário final.

5 Elementos Ator -> qualquer coisa que interage, ou seja, troca dados ou eventos com o sistema Casos de Uso -> sequência de transações realizadas pelo sistema que resulta em um resultado de interesse de um ator.(Requisitos Funcionais)

6 Ator Podem ser: Fornecedor e/ou receptor de informações
Pessoas que executam as principais funções do sistema Pessoas que executam funções secundárias Hardware externo utilizado pelo sistema Outros sistemas Fornecedor e/ou receptor de informações Um ator representa um papél desempenhado por uma pessoa em um determinado caso de uso

7 Glossário Define os conceitos que serão utilizados nas descrições dos casos de uso Palavras chave do negócio - Jargões Hipertexto

8 Casos de Uso Definem a funcionalidade do sistema
Um caso de uso é um curso completo de eventos iniciados por um ator, especificando a interação que ocorre entre ator(es) e sistema Todos os casos de uso de um sistema, especificam todas as maneiras de se utilizar este sistema.

9 Exemplos Devolução de Itens Administração de Itens
Este caso de uso é iniciado pelo cliente quando ele deseja devolver latas, garrafas ou engradados. A cada item que o cliente coloca na máquina, o sistema incrementa o número de itens recebidos pelo cliente assim como o total diário de cada tipo particular. Quando o cliente terminar o processo de devolução, ele pressiona o botão de recibo para obter um recibo com a relação de todos os itens devolvidos com uma totalização ao final. Administração de Itens Este caso de uso é utilizado pelo operador para modificar informações no sistema. O valor de devolução, assim como o tamanho de cada item pode ser modificado, assim como novos tipos de itens podem ser adicionados.

10 Descobrindo Casos de Uso
Como cada ator interage com o sistema? Quais as tarefas principais que o ator necessita que o sistema realize? O ator irá criar, armazenar, modificar, remover ou ler informações do sistema? O ator irá informar ou será informado (eventos) sobre certas ocorrências no sistema?

11 Modelo de Casos de Uso - Visão Geral
Título do sistema Introdução - descrição breve do propósito do sistema Lista de atores - nome, descrição, quais casos de uso aparece

12 Modelo de Casos de Uso - Visão Geral
Casos de Uso - Sumário (id, nome, descrição breve) Ex: O caso de uso Administração de itens permite adicionar, remover, e modificar itens de depósito. O valor de devolução e o tamanho de cada item pode ser modificado. Glossário Cada caso de uso vira uma entrada na Matriz de Requisitos Glossário -> onde deverão ser descritos todos os jargões e palavras chaves do negócio para melhor compreenção entre a comunicação analista de sistemas e usuário.

13 Modelo de Casos de Uso - Detalhamento
ID e Nome Curso básico ( Ação e Reação) Cursos alternativos (Sequências alternativas ou exceções - tratamento de situações de erro)

14 Modelo de Casos de Uso - Detalhado
Pré-condições - Restrições que devem ser atendidas ao se iniciar um caso de uso Ex: O usuário deve estar logado no sistema Pós-condições - Resultado a ser atingido ao final do caso de uso Ex: A transação é completada ou em caso de erro, a transação não é realizada

15 Modelo de Casos de Uso - Detalhado
Formas de Detalhamento ID e Nome do caso de uso Sumário Atores Pré-condições Descrição Detalhada Pós-condições Exceções/Cursos alternativos Interface Requisitos não funcionais Use Cases relacionados(uses e extends) Estas são as informações que devem estar presentes na especificação de cada caso de uso.

16 Modelo de Casos de Uso - Detalhado
Descrição Detalhada - Tabela de Ação X Reação Existem várias formas de descrever o roteiro do caso de uso: - Linguagem corrente - Portugues estruturado - Ação e reação.

17 <<extends>>
Um caso de uso A estende um caso de uso B Devolução de itens <<extends>> Item Engasgado Relacionamento entre casos de uso que especifica um curso alternativo de um caso de uso principal.

18 Extends Caso de uso B possui um curso completo de transações, ou seja independe de possíveis casos de uso relacionados via “extends” Podemos ver uma associação “extends” como uma interrupção no caso de uso original (B), ponto a partir do qual o caso de uso (A) será inserido. O caso de uso B não sabe se uma interrupção irá ocorrer ou não Na descrição do caso de uso A, o ponto de interrupção no caso de uso original deve ser descrito da forma mais precisa possível.

19 Extends Item Engasgado
Este caso de uso é inserido no caso de uso Devolução de itens quando o cliente retorna um item que fica engasgado na máquina. O operador é chamado e o cliente não pode devolver mais nenhum item até que o operador o informe que a máquina pode ser usada novamente.

20 Extends Modelar comportamento opcional em um caso de uso. Descrevendo os fluxos opcionais em casos de uso diferentes, pode-se fazer uma separação clara entre comportamento mandatório e comportamentos opcionais. Modelar um fluxo complexo de transações que raramente ocorre. Modelar exceções que tenham um fluxo de transações associados. Modelar a inserção de vários sub-fluxos em qualquer combinação em um fluxo de eventos.

21 Extends Login / Logout <<extends>> <<extends>>
Compilando Editando Texto Mail Relacionamentos entre casos de usos EXTENDS. Representa cursos alternativos do caso de uso de Login/Logout.

22 Uses Um caso de uso A resulta da fatoração de sub-fluxos comuns em casos de uso B, C, ... Impressão <<uses>> <<uses>> Devolução de itens Impressão de Relatório Diário Relacionamento entre casos de uso. Representa um trecho de caso de uso fatorado para utilização de casos de usos principais ou simplesmente uma fatoração para auxiliar na compreenção do caso de uso principal.

23 Uses Extrair sub-fluxos comuns presentes em vários casos de uso Redundância

24 Uses X Extends Extends: adição de um fluxo a um caso de uso já completo Uses: compartilhar comportamento comum entre casos de uso existentes. A principal diferença entre Uses e Extends com relação ao caso de uso principal é: USES -> o caso de uso principal menciona em que ponto do seu curso o caso de uso USES é acionado. O caso de uso USES não sabe da existência do caso de uso principal EXTENDS -> O caso de EXTENDS menciona em que ponto do caso de uso principal ele é acionado para descrever o curso alternativo que ele apresentará. O caso de uso principal não sabe da existência do caso de uso EXTENDS.

25 Uses X Extends Freguês Jantar
<<extends>> <<extends>> <<extends>> Entrada Sobremesa Luz de Velas Neste caso, Jantar é um caso de uso de curso normal, ou seja, pedir entrada ou sobremesa ou luz de velas são cursos alternativos e estendem o caso de uso Jantar.

26 Uses X Extends Freguês Jantar
<<uses>> <<uses>> <<uses>> Entrada Sobremesa Luz de Velas Neste caso o enfoque é que o caso de uso Jantar é usado para diferentes fregueses que vem ao restaurante ou para jantar com entrada, ou para jantar com sobremesa ou para jantar com luz de velas. Com isto os casos de uso entrada, sobremesa e luz de velas usam o caso de uso jantar que é comum para cada contexto.

27 Uses X Extends Freguês Jantar
<<uses>> <<uses>> <<uses>> Entrada Sobremesa Luz de Velas Neste caso, a entrada, sobremesa e luz de velas fazem parte do curso normal do caso de uso jantar e são separados somente para melhorar o entendimento ou serem reaproveitados em outros casos de uso. Com isto, o caso de uso Jantar usa os casos de uso entrada, sobremesa e luz de velas.


Carregar ppt "Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google