A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace. 2 Programas realizam suas tarefas usando classes e objetos (módulos reutilizáveis); Utiliza conceitos de: – Encapsulamento;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace. 2 Programas realizam suas tarefas usando classes e objetos (módulos reutilizáveis); Utiliza conceitos de: – Encapsulamento;"— Transcrição da apresentação:

1 Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace

2 2 Programas realizam suas tarefas usando classes e objetos (módulos reutilizáveis); Utiliza conceitos de: – Encapsulamento; – Herança; – Polimorfismo; – Sobrecarga; Engloba a programação estruturada Programação Orientada a Objetos

3 3 Classes e Objetos Classe Abstração Molde (Projeto) Objeto Concreto Ocorrência real Instância (Produto) X

4 4 Composição de uma Classe Características: implementados por meio dos atributos (variáveis); Comportamento: implementados por meio de métodos (operações/ funções);

5 5 Exemplo: Conta bancária Classe: Conta bancária Atributos (variáveis de instância) – Número da conta – Saldo – Titular Métodos (tarefas) – Depósito( ) – Saque( ) – Ver Saldo( )

6 6 Exemplo: Círculo Classe: Círculo Atributos (variáveis de instância) – Raio Métodos (tarefas) – Alterar/ informar raio – Calcular diâmetro – Calcular área – Calcular circunferência – Exibir Dados

7 7 Definindo uma Classe public class nome_classe { // atributos // métodos } Armazenar em um arquivo que tenha o mesmo nome da classe Extensão do arquivo =>.java

8 8 Exemplo Chaves Métodos públicos Atributos

9 9 Métodos Cabeçalho do método composto por: – Modificador de acesso (public, private) – Tipo de retorno (void, int, double, etc.) – Nome do método – Parênteses (argumentos, se tiver) Corpo do método deve ser descrito entre chaves { }

10 10 Exemplo

11 11 Cuidado!!! Declarar mais de uma classe public no mesmo arquivo é um erro de compilação. Porém, podemos ter vários métodos public declarados em uma mesma classe

12 12 Como testar uma classe? Classe Circulo não tem método main Execução de programa em Java: programas (ou aplicativos) com método main Se tentarmos executar uma classe? – ERRO!

13 13 Programas usando classes new: cria instância de classe (objeto) – new + nome da classe + parênteses. Chamando um método: – Nome de objeto + ponto (.) + nome do método + parênteses.

14 14 Programa usando classe Circulo Instancia objeto c do tipo Circulo Chama método exibeDados do objeto c

15 15 Métodos com parâmetros Informações adicionais são passadas para o método por meio de parâmetros Neste exemplo, usamos o valor do parâmetro r para alterarmos o atributo raio.

16 16 Alterando o programa Chamando método com parâmetro

17 17 Variáveis de instância x Variáveis locais Atributos ou variáveis de instância: – Variáveis declaradas na declaração de classe; – Cada objeto (instância) da classe tem uma instância separada da variável; – Existe enquanto o objeto existir: antes e depois de chamadas aos métodos; Variáveis locais: – Declaradas no corpo do método; – Só podem ser utilizadas nesse método; – Só existem durante a execução do método;

18 18 Exemplo: Classe Circulo Variável de instância: raio; Cada objeto do tipo Circulo tem seu próprio raio; Pela prática de encapsulamento de O.O., atributos são privados (somente o próprio objeto pode vê-lo); Métodos públicos são interfaces para que programas acessem atributos privados dos objetos; Para alterar ou ler seu valor, criamos métodos públicos: set e get;

19 19 Relembrando: Encapsulamento Uma das principais características da P. O. O.; Envolve dados e funções numa única estrutura (objeto); Permite ocultação de informações (visibilidade: modificadores de acesso); Comunicação por meio de uma interface pública; – Ex.: Conta bancária; Circulo;

20 20 Encapsulamento Comunicação por meio de interfaces: públicas Atributos encapsulados: privados

21 21 Visualização de métodos e atributos Modificadores de acesso – Public: em geral, métodos públicos de interface com cliente; – Private: métodos ou atributos não acessíveis fora da classe; Recomendação: todas as variáveis de instância sejam private

22 22 Métodos Set e Get Método set (altera) Método get (informa) Variável de instância

23 23 Boa prática de programação Listar os atributos de uma classe antes de declarar métodos da classe: ao ler o código, você vê os nomes e tipos das variáveis antes de usá-los nos métodos. É possível listar os campos da classe em qualquer lugar na classe (fora dos métodos), mas sua dispersão tende a resultar em um código de difícil leitura.

24 24 Importância do encapsulamento Porque encapsular e ocultar? - Criamos classes para clientes (reuso) - Capacidade de usar sem conhecer detalhes internos - Alterações na implementação não afetam cliente - Garantia de acesso seguro aos dados Posso ter círculo com raio negativo? Supondo que não, devemos validar no método set.

25 25 Alterando o método Set

26 26 Exercício: Altere a classe Circulo Atributo (variáveis de instância) – Raio Métodos (tarefas) – Alterar/ informar raio – Calcular diâmetro – Calcular área – Calcular circunferência – Exibir Dados: informa diâmetro, área e circunferência. Obs.: Utilize a classe Math – Math.PI – Math.pow( )

27 27 Exemplo de saída// Alterar exemplo?

28 28 Inicializando variáveis de instância Como inicializar atributos de um novo objeto? – Não inicializa: valor padrão (default) – Cria objeto (new) depois usa métodos set – Por meio de construtor!!!

29 29 Construtor O que é? – Método especial que cria ou instancia novos objetos assegurando seu estado consistente; – Objetivo: Inicializar variáveis de instância; – Tem o mesmo nome da classe; Boa prática. Inicialize as variáveis de instância de uma classe no seu construtor.

30 30 Construtores Java O Java requer um construtor para cada classe. O Java fornecerá um construtor sem argumentos- padrão, caso nenhum seja fornecido. Chamados quando a palavra-chave new precede o nome da classe. Ex.: Scanner entrada = new Scanner(System.in); Circulo c = new Circulo( );

31 31 Classe Circulo com construtor Não apresenta tipo de retorno Argumento para inicializar atributo

32 32 Usando classe com construtor

33 33 Exercício: Altere a classe Circulo Atributo (variáveis de instância) – Raio Métodos (tarefas) – Construtor: inicializa raio – Alterar/ informar raio – Calcular diâmetro – Calcular área – Calcular circunferência – Exibir Dados: informa diâmetro, área e circunferência. Obs.: Utilize a classe Math – Math.PI – Math.pow( )

34 34 Exemplo de saída

35 35 Classe Circulo.java Inicio da declaração da classe Circulo Atributos Métodos Aloca memória inicializa atributos do obj. Altera atributo com segurança (encapsulamento) Acessa valor armazenado no atributo

36 36 Classe Circulo.java (cont.) devolve o diâmetro circunferência Método sem parâmetros e sem valor devolvido devolve a área Métodos sem parâmetros fim da declaração da classe

37 37 Uso da classe declarada Programa java (possui método main) – Instancia um círculo c de raio 5 e exibe seus dados – Altera o raio de c para 15 e exibe seus dados novamente

38 38 Saída jGrasp


Carregar ppt "Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace. 2 Programas realizam suas tarefas usando classes e objetos (módulos reutilizáveis); Utiliza conceitos de: – Encapsulamento;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google