A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação Alcides Calsavara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação Alcides Calsavara."— Transcrição da apresentação:

1 1 Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação Alcides Calsavara

2 2 Sistema Orientado a Objetos u Um sistema orientado a objetos é uma coleção de objetos que interagem entre si. u Um objeto interage com outro através de uma mensagem que causa um estímulo.

3 3 Interação entre Objetos

4 4 Objeto u Um objeto possui um comportamento e um estado : –o comportamento é forma como reage a estímulos –o estado modifica-se de acordo com o comportamento

5 5 Comportamento e Estado

6 6 Encapsulamento u Separação dos aspectos externos de um objeto dos seus detalhes internos de implementação u O estado de um objeto somente é acessível a partir da implementação de seu comportamento

7 7 Guarantia de Encapsulamento

8 8 Comportamento u O comportamento de um objeto é definido por um conjunto de métodos u Um estímulo causa a execução de um método u Um estímulo pode ser uma invocação explícita de um método ou um evento relevante para o objeto

9 9 Execução de Métodos invocaçãoevento m ( ) e

10 10 Estado u O estado de um objeto é composto por um conjunto de valores de atributos

11 11 Classe u Uma classe descreve um conjunto de objetos: as instâncias da classe u Uma classe descreve o comportamento e a composição do estado de todos os seus objetos u Cada classe deve ter um nome distinto

12 12 Classes e Objetos

13 13 Tipos u Um tipo pode ser primitivo ou uma classe u Uma classe é um tipo abstrato de dados (ADT)

14 14 Tipos Primitivos u Os tipos primitivos incluem: –números inteiros: byte, short, int, long –números reais: float, double –valores lógicos: boolean –caracteres: char

15 15 Classes de Bibliotecas u Exemplos: –String –Applet –Button –System

16 16 Método u Cada método possui uma assinatura, um tipo de retorno (primitivo ou classe) e uma implementação u A assinatura de um método é composta por um nome e uma lista de parâmetros u Cada parâmetro tem um nome e um tipo (primitivo ou classe)

17 17 Atributo u Cada atributo tem um nome e um tipo (primitivo ou classe) u Um objeto que possui um atributo cujo tipo é uma classe é um objeto composto, pois contém outro objeto

18 18 Atributos em Classes e Objetos b=true k=7 boolean b int k int x String s x =10 v=Paris s= char[] v A B String

19 19 Visibilidade e Encapsulamento u Um atributo deve preferencialmente ser qualificado como privado (private) u Um método pode ser tanto qualificado como privado como público (public) u O conjunto de métodos públicos de uma classe define a sua inteface

20 20 Estrutura de uma Classe u Uma classe contém um conjunto de atributos e um conjunto de métodos –os atributos devem ter nomes distintos –os métodos devem ter assinaturas distintas u Cada objeto possui um conjunto próprio de valores dos atributos e o conjunto de métodos da classe

21 21 Classe e Encapsulamento u Os valores dos atributos de um objeto somente são acessíveis a partir dos seus métodos

22 22 Criação de Objetos u Método construtor –toda classe tem um ou mais métodos construtores –um método construtor tem o mesmo nome da classe e não tem retorno u Operador new –a criação de um novo objeto se dá com a invocação de um método construtor através do operador new

23 23 Objeto e Referência u Todo objeto é criado dinamicamente pelo operador new e tem a classe (tipo) especificada após esse operador u Um objeto pode ser referenciado e ter seus métodos invocados u Um objeto é eliminado quando não mais é referenciado

24 24 Classe com Múltiplos Construtores u Cada construtor deve ter uma assinatura própria u Um construtor pode invocar outro através do operador this u O operador this também pode ser usado para resolver ambigüidade quando há coincidência de nomes entre parâmetro e atributo

25 25 Qualificador static u Em um atributo: indica que o atributo tem uma única ocorrência para todas as instâncias da classe u Em um método: indica que o método pode ser invocado indendentemente de uma instância da classe –um método static acessa apenas atributos static

26 26 Qualificador final em atributos u O qualificador final em um atributo indica que este tem um valor constante

27 27 Finalização de um atributo - Exemplo class Geometria { public static final float PI = ; private final String PROMPT = "Geom>";... }


Carregar ppt "1 Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação Alcides Calsavara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google