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PublicouPietra Parra Alterado mais de 10 anos atrás
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Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Alcides Calsavara
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Sistema Orientado a Objetos
Um sistema orientado a objetos é uma coleção de objetos que interagem entre si. Um objeto interage com outro através de uma mensagem que causa um estímulo.
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Interação entre Objetos
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Objeto Um objeto possui um comportamento e um estado :
o comportamento é forma como reage a estímulos o estado modifica-se de acordo com o comportamento
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Comportamento e Estado
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Encapsulamento Separação dos aspectos externos de um objeto dos seus detalhes internos de implementação O estado de um objeto somente é acessível a partir da implementação de seu comportamento
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Guarantia de Encapsulamento
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Comportamento O comportamento de um objeto é definido por um conjunto de métodos Um estímulo causa a execução de um método Um estímulo pode ser uma invocação explícita de um método ou um evento relevante para o objeto
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Execução de Métodos invocação evento e m ( ) m ( ) m ( )
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Estado O estado de um objeto é composto por um conjunto de valores de atributos
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Classe Uma classe descreve um conjunto de objetos: as instâncias da classe Uma classe descreve o comportamento e a composição do estado de todos os seus objetos Cada classe deve ter um nome distinto
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Classes e Objetos
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Tipos Um tipo pode ser primitivo ou uma classe
Uma classe é um tipo abstrato de dados (ADT)
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Tipos Primitivos Os tipos primitivos incluem:
números inteiros: byte, short, int, long números reais: float, double valores lógicos: boolean caracteres: char
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Classes de Bibliotecas
Exemplos: String Applet Button System
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Método Cada método possui uma assinatura, um tipo de retorno (primitivo ou classe) e uma implementação A assinatura de um método é composta por um nome e uma lista de parâmetros Cada parâmetro tem um nome e um tipo (primitivo ou classe)
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Atributo Cada atributo tem um nome e um tipo (primitivo ou classe)
Um objeto que possui um atributo cujo tipo é uma classe é um objeto composto, pois contém outro objeto
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Atributos em Classes e Objetos
boolean b int k int x String s A B x =10 char[] v b=true k=7 s= v=Paris String
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Visibilidade e Encapsulamento
Um atributo deve preferencialmente ser qualificado como privado (private) Um método pode ser tanto qualificado como privado como público (public) O conjunto de métodos públicos de uma classe define a sua inteface
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Estrutura de uma Classe
Uma classe contém um conjunto de atributos e um conjunto de métodos os atributos devem ter nomes distintos os métodos devem ter assinaturas distintas Cada objeto possui um conjunto próprio de valores dos atributos e o conjunto de métodos da classe
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Classe e Encapsulamento
Os valores dos atributos de um objeto somente são acessíveis a partir dos seus métodos
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Criação de Objetos Método construtor Operador new
toda classe tem um ou mais métodos construtores um método construtor tem o mesmo nome da classe e não tem retorno Operador new a criação de um novo objeto se dá com a invocação de um método construtor através do operador new
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Objeto e Referência Todo objeto é criado dinamicamente pelo operador new e tem a classe (tipo) especificada após esse operador Um objeto pode ser referenciado e ter seus métodos invocados Um objeto é eliminado quando não mais é referenciado
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Classe com Múltiplos Construtores
Cada construtor deve ter uma assinatura própria Um construtor pode invocar outro através do operador this O operador this também pode ser usado para resolver ambigüidade quando há coincidência de nomes entre parâmetro e atributo
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Qualificador static Em um atributo: indica que o atributo tem uma única ocorrência para todas as instâncias da classe Em um método: indica que o método pode ser invocado indendentemente de uma instância da classe um método static acessa apenas atributos static
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Qualificador final em atributos
O qualificador final em um atributo indica que este tem um valor constante
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Finalização de um atributo - Exemplo
class Geometria { public static final float PI = ; private final String PROMPT = "Geom>"; ... }
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