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Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)

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Apresentação em tema: "Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO” Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus Torres Estruturação de Linguagens (Pascal e C++) Paradigmas de Linguagem de Programação Aluno: Mauricio Volkweis Astiazara Professor: Leonardo Pereira Torres, 28 de Agosto de 2001

2 Introdução Este trabalho pretende mostrar de forma breve uma introdução à estas duas linguagem de programação, com o objetivo de destacar as principais características e para que se tenha uma base mínima das possibilidades de cada linguagem.

3 1 Pascal Ambiente Tipos de Dados Variáveis Constantes Operadores
Estrutura de um Programa Comandos Procedimentos e Funções Biblioteca de Funções

4 1.1 Ambiente Run Compile Debug

5 1.2 Tipos de Dados Inteiros Reais Caracteres Lógicos

6 1.2.1 Tipos de Dados Inteiros

7 1.2.2 Tipos de Dados Reais

8 1.2.3 Tipos de Dados Caracteres
String: armazena de 1 a 255 caracteres Char: armazena somente 1 caracter

9 1.2.4 Tipo de Dado Lógico Boolean: assume somente os valores True (verdadeiro) e False (falso).

10 1.3 Variáveis Regras para Nomeação Declaração Escopo
Comando de Atribuição

11 1.3.1 Regras para Nomeação Deve ser constituído por um ou mais caracteres Só poderão ser utilizadas letras, números e o underscore ( _ ) O primeiro caractere deverá ser uma letra Não pode possuir espaços em branco Não pode ser uma palavra reservada

12 1.3.2 Declaração Sintaxe: Var <nome 1> : <tipo 1>;
<nome N> : <tipo N>; Exemplos: Nome : string; Idade : integer; Altura : real; Var A, B, C : integer;

13 1.3.3 Escopo Global: quando declarada no início do do programa, podendo ser utilizada por qualquer subrotina subordinada Local: quando declarada após as subrotinas, ou dentro de uma subrotina

14 1.3.4 Comando de Atribuição Sintaxe:
<variável> := <expressão>; Exemplos: A:=5+1; Nome:=‘Blaise Pascal‘;

15 1.4 Constantes Sintaxe: Const <identificador 1>=<valor 1>;
<identificador N>=<valor N>; Exemplos: PI= ; Ap=‘Sistema Integrado de Geometria Espacial’; Voltas=10;

16 1.5 Operadores Aritméticos

17 1.6 Operadores Relacionais

18 1.6 Operadores Relacionais
Exemplos: Var a, b: boolean; ... a:=20>10; b:=‘A’>‘B’; A variável “a” recebe o valor True A variável “b” o valor False.

19 1.7 Operadores Lógicos

20 1.8 Estrutura de um Programa
Cabeçalho Área de declarações Corpo do programa

21 1.8.1 Cabeçalho Sintaxe: Program <nome do programa>; Exemplo:
Program Calculo;

22 1.8.2 Área de Declarações Uses Label Const Type Var Procedure Function

23 1.8.3 Corpo do Programa Begin <instrução 1>;
<instrução N>; End.

24 1.9 Comandos de Entrada e Saída
Comandos de saída: Write Writeln Comandos de entrada: Read Readln

25 1.9.1 Write e Writeln Sintaxe: Write(<expressões>);
Writeln(<expressões>); Exemplos: Writeln(‘Saída em vídeo’); Write(2001); Writeln(‘Média igual a ‘, media);

26 1.9.2 Read e Readln Sintaxe: Read(<variáveis>);
Readln(<variáveis>); Exemplos: Writeln(’Valor: '); Readln(valor); Readln(A, B, C);

27 1.10 Comentários Sintaxe: { <comentários> }

28 1.11 Desvio Condicional Sintaxe Simples:
If <valor booleano> then <instrução para valor=True>; Exemplo: If a>10 then writeln (a, ‘ é maior que 10’); Sintaxe Composta: <instrução para valor=True> else

29 1.12 Iteração Sintaxe: While <valor booleano> do
<instrução para valor=True>; Exemplo: While a<>10 do begin writeln(a); a:=a+1; end;

30 1.13 Procedimentos e Funções
Unidades Padrão Procedure Parâmetros Function

31 Unidades Padrão CRT DOS GRAPH OVERLAY PRINTER SYSTEM

32 Procedure Sintaxe: Procedure <nome> [(<parâmetros>)]; Var <variáveis>; begin <comandos>; end;

33 1.13.2 Procedure Exemplo: Procedure Linha; Var i : integer; Begin
While i<>81 do Write(‘_’); i:=1+1; End;

34 Parâmetros Por valor: Procedure <nome> (<par>:<tipo>); Procedure fatorial (n: integer); Exemplo: Fatorial (10); A:=10; Fatorial (A);

35 1.13.3 Parâmetros Por referência:
Procedure <nome> (var <par>:<tipo>); Procedure Quadrado (var n: integer); Exemplo: Quadrado (Numero);

36 Function Sintaxe: Function <nome>[(<parâmetros>)]:<tipo>; Var <variáveis> begin <comandos> <nome da função>:=<valor>; end;

37 Function Exemplo: function Potencia(base, expo:integer) :integer; var i,p :integer; begin p:=1; for i:=1 to expo do p:=p*base; potencia:=p; end;

38 1.14 Construindo uma Biblioteca de Rotinas
Sintaxe: Unit <nome>; Interface <declaração das rotinas> implementation <rotinas> end.

39 2 C++ Introdução à Orientação ao Objeto Tipos de Dados Variáveis
Constantes Operadores Estrutura de um Programa Comandos Procedimentos e Funções Classes

40 2.1 Introdução à Orientação ao Objeto
Combinar num único registro dados e funções Uma classe é considerada um tipo de dado Uma variável de um tipo de classe é chamada objeto Definir uma classe não cria um objeto As funções de um objeto são chamadas funções-membro ou métodos De modo geral, os métodos são o único meio de acesso aos dados

41 2.1.2 Encapsular e Esconder Não podemos acessar variáveis de instância diretamente Isto previne alterações incidentais Os campos de dados e suas funções estão encapsulados numa única identidade “Chamar uma função membro de um objeto” é o mesmo que “enviar uma mensagem a um objeto”.

42 2.1.3 Herança Classes podem ser organizadas em hierarquias
As classes derivadas herdam as características da classe base

43 2.2 Tipos de Dados

44 2.2 Tipos de Dados

45 2.3 Variáveis Regras para Nomeação Declaração Operador de Atribuição

46 2.3.1 Regras para Nomeação É permitido nome para variáveis com até 32 caracteres. Caso haja mais caracteres que isso eles serão ignorados. O nome pode conter letras maiúsculas e minúsculas, dígitos e sublinhado (underscore) Obrigatoriamente o primeiro caracter deve ser uma letra ou um sublinhado Letras maiúsculas e minúsculas são diferentes Não pode ser o nome de uma palavra reservada do C++.

47 2.3.2 Declaração Sintaxe: <tipo> <nome> [= <valor inicial>]; Exemplos: Int num; Int A, C, D; int evento=5; char corrida=’C’; float tempo=27.25;

48 2.3.3 Operador de Atribuição
Sintaxe: <variável>=<expressão>; Exemplos: X=2000; total= ; Atribuição Múltipla: Y=X=3; equivale a Y=(X=3);

49 2.4 Constantes 2.4.1 Constantes Numéricas

50 2.4 Constantes 2.4.2 Cadeia de Caracteres Constante: deve ser representada entre aspas. Exemplo: “Primeiro Programa” “Linguagem C++” 2.4.3 O Qualificador const Const char bip=’\a’; Const double pi= ;

51 2.5 Operadores Aritméticos
Operadores Aritméticos Básicos Operadores de Incremento e Decremento Operadores Aritméticos de Atribuição

52 2.5.1 Operadores Aritméticos Básicos

53 2.5.2 Operadores de Incremento e Decremento
Exemplos: X = X + 1; // adiciona 1 a X ++X; // adiciona 1 a X X++; // adiciona 1 a X X = X – 1; // subtrai 1 de X -- X; // subtrai 1 de X X --; // subtrai 1 de X

54 2.5.2 Operadores de Incremento e Decremento
Diferença de Sintaxe: N = 5; X = ++N; O resultado dessas operações é N=6 e X=6. X = N++; O resultado é N=6 e X=5.

55 2.5.3 Operadores Aritméticos de Atribuição

56 2.6 Operadores Relacionais

57 2.6 Operadores Relacionais
Exemplos: int verdadeiro, falso; verdadeiro=(15<20); falso=(15 ==20); Os valores das variáveis serão: Verdadeiro = 1 Falso = 0

58 2.7 Operadores Lógicos

59 2.8 Estrutura de um Programa
Forma geral das funções C++ O Primeiro Programa

60 2.8 Estrutura de um Programa
Forma geral das funções C++ <tipo> <nome> (<parâmetros> ) { <instrução 1>; <instrução 2>; <instrução N>; }

61 2.8 Estrutura de um Programa
O Primeiro Programa #include <iostream.h> void main( ) { cout << “Primeiro Programa”; }

62 2.9 Comandos de Entrada e Saída
Imprimindo usando cout e o operador de inserção: #include <iostream.h> void main() { cout << “Vênus está a “ << 67 << “milhões de milhas” << ‘\n’ << “do sol”; }

63 2.9 Comandos de Entrada e Saída
2.9.2 Lendo com cin e o operador de extração: #include <iostream.h> void main () { cout << “\nDigite a sua idade em anos: “; int anos; cin >> anos; cout << “\nA sua idade em dias é: “ << (anos * 365); }

64 2.10 Comentários // termina com o fim da linha
X = X * 0.5; // X é reduzido à metade /* um dos tipos de comentários em C++ permite o uso de múltiplas linhas. */

65 2.11 Desvio Condicional Sintaxe Simples:
If (<expressão de teste>) <Instrução>; { <Instrução 1>; <Instrução 2>; <Instrução N>; }

66 2.11 Desvio Condicional Sintaxe Composta:
If (<expressão de teste>) <Instrução>; Else Exemplo: If (a>5) cout << a << “ é maior que 5”; else cout << a << “ é menor que 6”;

67 2.12 Procedimentos e Funções
#include <iostream.h> int celsius (int fahr) { int c; c=(fahr –32)* 5/9; return c; } void main() int c, f; cout << “\nDigite a temperatura em Fahrenheit: “; cin >> f; c = celsius( f ); // chamada à função cout << “\nCelsius = “ << c;

68 2.13 Classes Sintaxe: class <nome> { <variáveis privadas>
<protótipo das funções privadas> public: <variáveis públicas> <protótipos das funções públicas> }; <implementação das funções>

69 2.13 Classes #include <iostream.h> class animal { public:
void comer(void); void dormir(void); void respirar(void); }; class elefante : public animal { void trompete(void); void esguicho(void);

70 2.13 Classes void animal :: comer (void)
{cout << “Comendo...\n”;} void animal :: dormir (void) {cout << “Dormindo...\n”;} void animal :: respirando (void) {cout << “Respirando...\n”;} void elefante :: trompete (void) {cout << “Trompete...\n”;} void elefante :: esguicho (void) {cout << “Esguichando...\n”;}

71 2.13 Classes void main () { elefante Dumbo; Dumbo.respirar();
Dumbo.dormir(); Dumbo.comer(); Dumbo.trompete(); Dumbo.esguichar(); }

72 Conclusão Pascal é a linguagem ideal para programadores iniciantes, pelos conceitos e comandos simples. C++ é uma linguagem mais poderosa, por implementar a orientação ao objeto e manter as características de “médio nível” herdadas do C. C++ é indicado para programadores com alguma experiência e compreensão da orientação ao objeto.


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