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UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus.

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1 UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus Torres Estruturação de Linguagens (Pascal e C++) Paradigmas de Linguagem de Programação Aluno: Mauricio Volkweis Astiazara Professor: Leonardo Pereira Torres, 28 de Agosto de 2001

2 Introdução Este trabalho pretende mostrar de forma breve uma introdução à estas duas linguagem de programação, com o objetivo de destacar as principais características e para que se tenha uma base mínima das possibilidades de cada linguagem.

3 1 Pascal n Ambiente n Tipos de Dados n Variáveis n Constantes n Operadores n Estrutura de um Programa n Comandos n Procedimentos e Funções n Biblioteca de Funções

4 1.1 Ambiente n Run n Compile n Debug

5 1.2 Tipos de Dados n Inteiros n Reais n Caracteres n Lógicos

6 1.2.1 Tipos de Dados Inteiros

7 1.2.2 Tipos de Dados Reais

8 1.2.3 Tipos de Dados Caracteres n String: armazena de 1 a 255 caracteres n Char: armazena somente 1 caracter

9 1.2.4 Tipo de Dado Lógico n Boolean: assume somente os valores True (verdadeiro) e False (falso).

10 1.3 Variáveis n Regras para Nomeação n Declaração n Escopo n Comando de Atribuição

11 1.3.1 Regras para Nomeação n Deve ser constituído por um ou mais caracteres n Só poderão ser utilizadas letras, números e o underscore ( _ ) n O primeiro caractere deverá ser uma letra n Não pode possuir espaços em branco n Não pode ser uma palavra reservada

12 1.3.2 Declaração n Sintaxe: Var : ; n Exemplos: Var Nome : string; Idade : integer; Altura : real ; Var A, B, C : integer;

13 1.3.3 Escopo n Global: quando declarada no início do do programa, podendo ser utilizada por qualquer subrotina subordinada n Local: quando declarada após as subrotinas, ou dentro de uma subrotina

14 1.3.4 Comando de Atribuição n Sintaxe: := ; n Exemplos: A:=5+1; Nome:=Blaise Pascal;

15 1.4 Constantes n Sintaxe: Const = ; n Exemplos: Const PI= ; Ap=Sistema Integrado de Geometria Espacial; Voltas=10;

16 1.5 Operadores Aritméticos

17 1.6 Operadores Relacionais

18 n Exemplos: Var a, b: boolean;... a:=20>10; b:=A>B; A variável a recebe o valor True A variável b o valor False.

19 1.7 Operadores Lógicos

20 1.8 Estrutura de um Programa n Cabeçalho n Área de declarações n Corpo do programa

21 1.8.1 Cabeçalho n Sintaxe: Program ; n Exemplo: Program Calculo;

22 1.8.2 Área de Declarações Uses Label Const Type Var Procedure Function

23 1.8.3 Corpo do Programa Begin ; End.

24 1.9 Comandos de Entrada e Saída n Comandos de saída: – Write –Writeln n Comandos de entrada: –Read –Readln

25 1.9.1 Write e Writeln n Sintaxe: Write( ); Writeln( ); n Exemplos: Writeln(Saída em vídeo); Write(2001); Writeln(Média igual a, media);

26 1.9.2 Read e Readln n Sintaxe: Read( ); Readln( ); n Exemplos: Writeln(Valor: '); Readln(valor); Readln(A, B, C);

27 1.10 Comentários n Sintaxe: { } { }

28 1.11 Desvio Condicional n Sintaxe Simples: If then ; n Exemplo: If a>10 then writeln (a, é maior que 10); n Sintaxe Composta: If then else ;

29 1.12 Iteração n Sintaxe: While do ; n Exemplo: While a<>10 do begin writeln(a); a:=a+1; end;

30 1.13 Procedimentos e Funções n Unidades Padrão n Procedure n Parâmetros n Function

31 Unidades Padrão n CRT n DOS n GRAPH n OVERLAY n PRINTER SYSTEM

32 Procedure n Sintaxe: Procedure [( )]; Var ; begin ; end;

33 Procedure n Exemplo: Procedure Linha; Var i : integer; Begin i:=1; While i<>81 do Begin Write(_); i:=1+1; End;

34 Parâmetros n Por valor: Procedure ( : ); Procedure fatorial (n: integer); Exemplo: Fatorial (10); A:=10; Fatorial (A);

35 Parâmetros n Por referência: Procedure (var : ); Procedure Quadrado (var n: integer); Exemplo: Quadrado (Numero);

36 Function n Sintaxe: Function [( )]: ; Var begin := ; end;

37 Function n Exemplo: function Potencia(base, expo:integer) :integer; var i,p :integer; begin p:=1; for i:=1 to expo do p:=p*base; potencia:=p; end;

38 1.14 Construindo uma Biblioteca de Rotinas n Sintaxe: Unit ; Interface implementation end.

39 2 C++ n Introdução à Orientação ao Objeto n Tipos de Dados n Variáveis n Constantes n Operadores n Estrutura de um Programa n Comandos n Procedimentos e Funções n Classes

40 2.1 Introdução à Orientação ao Objeto n Combinar num único registro dados e funções n Uma classe é considerada um tipo de dado n Uma variável de um tipo de classe é chamada objeto n Definir uma classe não cria um objeto n As funções de um objeto são chamadas funções- membro ou métodos n De modo geral, os métodos são o único meio de acesso aos dados

41 2.1.2 Encapsular e Esconder n Não podemos acessar variáveis de instância diretamente n Isto previne alterações incidentais n Os campos de dados e suas funções estão encapsulados numa única identidade n Chamar uma função membro de um objeto é o mesmo que enviar uma mensagem a um objeto.

42 2.1.3 Herança n Classes podem ser organizadas em hierarquias n As classes derivadas herdam as características da classe base

43 2.2 Tipos de Dados

44

45 2.3 Variáveis n Regras para Nomeação n Declaração n Operador de Atribuição

46 2.3.1 Regras para Nomeação n É permitido nome para variáveis com até 32 caracteres. n Caso haja mais caracteres que isso eles serão ignorados. n O nome pode conter letras maiúsculas e minúsculas, dígitos e sublinhado (underscore) n Obrigatoriamente o primeiro caracter deve ser uma letra ou um sublinhado n Letras maiúsculas e minúsculas são diferentes n Não pode ser o nome de uma palavra reservada do C++.

47 2.3.2 Declaração n Sintaxe: [= ]; n Exemplos: Int num; Int A, C, D; int evento=5; char corrida=C; float tempo=27.25;

48 2.3.3 Operador de Atribuição n Sintaxe: = ; n Exemplos: X=2000; total= ; n Atribuição Múltipla: Y=X=3; equivale a Y=(X=3);

49 2.4 Constantes n Constantes Numéricas

50 2.4 Constantes n Cadeia de Caracteres Constante: deve ser representada entre aspas. Exemplo: Primeiro Programa Linguagem C++ n O Qualificador const Const char bip=\a; Const double pi= ;

51 2.5 Operadores Aritméticos n Operadores Aritméticos Básicos n Operadores de Incremento e Decremento n Operadores Aritméticos de Atribuição

52 2.5.1 Operadores Aritméticos Básicos

53 2.5.2 Operadores de Incremento e Decremento n Exemplos: X = X + 1; // adiciona 1 a X ++X; // adiciona 1 a X X++; // adiciona 1 a X X = X – 1; // subtrai 1 de X -- X; // subtrai 1 de X X --; // subtrai 1 de X

54 2.5.2 Operadores de Incremento e Decremento n Diferença de Sintaxe: N = 5; X = ++N; O resultado dessas operações é N=6 e X=6. N = 5; X = N++; O resultado é N=6 e X=5.

55 2.5.3 Operadores Aritméticos de Atribuição

56 2.6 Operadores Relacionais

57 n Exemplos: int verdadeiro, falso; verdadeiro=(15<20); falso=(15 ==20); Os valores das variáveis serão: Verdadeiro = 1 Falso = 0

58 2.7 Operadores Lógicos

59 2.8 Estrutura de um Programa n Forma geral das funções C++ n O Primeiro Programa

60 2.8 Estrutura de um Programa n Forma geral das funções C++ ( ) { ; }

61 2.8 Estrutura de um Programa O Primeiro Programa #include void main( ) { cout << Primeiro Programa; }

62 2.9 Comandos de Entrada e Saída Imprimindo usando cout e o operador de inserção: #include void main() { cout << Vênus está a << 67 << milhões de milhas << \n << do sol; }

63 2.9 Comandos de Entrada e Saída n Lendo com cin e o operador de extração: #include void main () { cout << \nDigite a sua idade em anos: ; int anos; cin >> anos; cout << \nA sua idade em dias é: << (anos * 365); }

64 2.10 Comentários // termina com o fim da linha X = X * 0.5; // X é reduzido à metade /* um dos tipos de comentários em C++ permite o uso de múltiplas linhas. */

65 2.11 Desvio Condicional n Sintaxe Simples: If ( ) ; If ( ) { ; }

66 2.11 Desvio Condicional n Sintaxe Composta: If ( ) ; Else ; Exemplo: If (a>5) cout << a << é maior que 5; else cout << a << é menor que 6;

67 2.12 Procedimentos e Funções #include int celsius (int fahr) { int c; c=(fahr –32)* 5/9; return c; } void main() { int c, f; cout << \nDigite a temperatura em Fahrenheit: ; cin >> f; c = celsius( f ); // chamada à função cout << \nCelsius = << c; }

68 2.13 Classes n Sintaxe: class { public: };

69 2.13 Classes #include class animal { public: void comer(void); void dormir(void); void respirar(void); }; class elefante : public animal { public: void trompete(void); void esguicho(void); };

70 2.13 Classes void animal :: comer (void) {cout << Comendo...\n;} void animal :: dormir (void) {cout << Dormindo...\n;} void animal :: respirando (void) {cout << Respirando...\n;} void elefante :: trompete (void) {cout << Trompete...\n;} void elefante :: esguicho (void) {cout << Esguichando...\n;}

71 2.13 Classes void main () { elefante Dumbo; Dumbo.respirar(); Dumbo.dormir(); Dumbo.comer(); Dumbo.trompete(); Dumbo.esguichar(); }

72 Conclusão n Pascal é a linguagem ideal para programadores iniciantes, pelos conceitos e comandos simples. n C++ é uma linguagem mais poderosa, por implementar a orientação ao objeto e manter as características de médio nível herdadas do C. n C++ é indicado para programadores com alguma experiência e compreensão da orientação ao objeto.


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