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Linguagem de Programação I Prof. Marcio Gonçalves.

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Apresentação em tema: "Linguagem de Programação I Prof. Marcio Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

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2 Linguagem de Programação I Prof. Marcio Gonçalves

3 Programa de Computador? Seqüência lógica e finita de tarefas que o computador deve seguir para solucionar um determinado problema. Criados a partir de uma linguagem de programação

4 ...linguagem corrente, normalmente o inglês, onde, com o uso de interpretador, converte- se em linguagem de máquina. Linguagem de Programação ?

5 Criada na década de 70, Suiça; Homenagem a Blaise Pascal; Baseado em ALGOL e PLI; Popularização na década de 80; Borland lança Turbo Pascal. A Linguagem Pascal

6 Versão 3.0: baseada no Pascal Padrão; Versão 4.0: ambiente integrado; programas maiores do que 64 Kb; Histórico da Linguagem...

7 Versão 5.0: novos tipos de dados; permite depuração de programas. Versão 5.5: programação orientada a objetos. Histórico da Linguagem...

8 Versão 6.0: Janelas; Turbo Vision; Versão 7.0: Windows. Histórico da Linguagem...

9 Características da Linguagem Baseado na Técnica de Programação Estruturada (TOP-DOWN): permite a decomposição do problema em partes independentes; Estruturas de controle pré-definidas: oferece diversas estruturas de seleção e repetição;

10 Características da Linguagem Comentários: facilita a manutenção dos programas; Modularidade: permite a depuração, validação e testes individuais;

11 Características da Linguagem Reusabilidade: fornece condições para a construção de bibliotecas de programas;

12 Estrutura do Programa Pascal Três áreas distintas: Cabeçalho; Declarações; Instruções.

13 Estrutura do Programa Pascal PROGRAM Nome_do_programa; [ declarações ] BEGIN [ Instruções ] END. Sintaxe:

14 Cabeçalho: PROGRAM Nome_do_programa; Nome_do_programa identificador Identificador: letras (A..Z, a..z, 0..9, _ )

15 Declarações: Variáveis: Todas devem ser declaradas; Sintaxe: VAR identificador [,identificador,...] : tipo;

16 Declarações: Constantes: Valores pré-definidos; Sintaxe: CONST identificador [,identificador,...] : tipo = expressão;

17 Declarações: Tipos: Definição de novos tipos; Sintaxe: TYPE identificador [,identificador,...] = tipo;

18 Declarações: Rótulos: Desvios de programa; Sintaxe: LABEL identificador [,identificador,...];

19 Instruções: Comandos de Leitura/Escrita; Operações Aritméticas e Lógicas; Atribuições; Estruturas de Condição e Repetição; Chamadas de Subprogramas.

20 Instruções: Exemplo: PROGRAM Exemplo_Instrucoes; VAR a : REAL; BEGIN READLN (a); WRITELN (a); END.

21 Tipos de Dados em Pascal Numéricos (inteiros): BYTE SHORTINT WORD INTEGER LONGINT

22 Tipos de Dados em Pascal Numéricos (reais): SINGLE bytes REAL bytes EXTENDED bytes DOUBLE bytes COMP bytes

23 Tipos de Dados em Pascal Alfanuméricos: CHAR 1 (um) caracter 1 byte STRING cadeia de car. 2 a 256 bytes Lógicos: BOOLEAN True/False 1 byte Ponteiros: POINTER end. memória 2 bytes

24 Comando de Atribuição identificador := expressão ; Exemplos: A := 5.5; B := A * 2; C := TRUE; D := NOT C;

25 Comando de Entrada Lê o conteúdo de uma variável, armazenando-a na memória Sintaxe: READ (identificador [, identificador,...]); READLN (identificador [, identificador,...]);

26 Comando de Saída Escreve o conteúdo de uma variável armazenada na memória Sintaxe: WRITE (identificador [, identificador,...]); WRITELN (identificador [, identificador,...]);

27 Operadores Aritméticos: +, -, *, / DIV: divisão de inteiros MOD: resto de uma divisão de inteiros Relacionais: =, <>, >, =, <=

28 Operadores Booleanos: NOT, AND, OR e XOR Alfanuméricos: +

29 Documentação do Programa Facilita a utilização e manutenção de um programa. Tipos de Documentação: 4Manutenção 4Usuário

30 Documentação do Programa. Manutenção: Documentação do Sistema e da Programação (Comentários); Documentação de Testes (Exemplos, E/S); Documentação Histórica.

31 Documentação do Programa. Usuário: Manual do Usuário Operação Instalação Referência Interface

32 Estruturas de Condição Verificam se um determinado bloco de instruções deve ou não ser executado. 4 If - Then (Se Então) 4 If - Then - Else (Se Então Senão) 4 Case - Of (Escolha)

33 Estruturas de Repetição Permitem que um determinado bloco de instruções seja executado mais de uma vez. 4 For - Do (Para Faça) 4 While - Do (Enquanto Faça) 4 Repeat - Until (Repita Até)

34 Conjuntos Utilizados para agrupar informações com características comuns Sintaxe: TYPEidentificador = SET of TIPO; ou CONST identificador [: tipo] = [valores];

35 Subprogramas Rotinas que realizam uma determinada função específica: 4Funções e Procedimentos Pré- Definidos 4Funções e Procedimentos definidos pelo Programador.

36 Subprogramas Ativadas por um programa principal ou por outros subprogramas, causando um desvio.

37 Funções (Function) 4 Retornam um resultado, devendo, portanto, ter um tipo; 4 Podem ser ativadas em atribuição, condição e parâmetros. Sintaxe FUNCTION identificador [(parâmetros : tipo)] : tipo;

38 Procedimentos (Procedure) 4 Podem ou não retornam um resultado; 4 Comando isolado no programa. Sintaxe PROCEDURE identificador [(parâmetros : tipo)];

39 Parâmetros em Subprogramas 4 Por Valor: O parâmetro formal recebe o conteúdo do parâmetro atual; 4 Por Referência: O parâmetro formal e o parâmetro atual tem o mesmo endereço de memória.


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